Como configurar o IP Reverso no meu VPS?

Modificado em
IP reverso reverso IP reveso VPS DNS DNS reverso VPS

Como configurar um IP reverso na minha VPS?

O DNS Reverso resolve o endereço IP buscando o nome de domínio associado ao host (hospedagem). Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso, que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços verificando se o número do IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

Para que você possa configurar o IP reverso, você deverá ter um apontamento do tipo "A" em seu domínio, para o IP de seu VPS.

Assim que o apontamento tipo "A" tiver sido propagado, basta acessar o painel de sua VPS clicando no menu superior "Servidores".

Assim que estiver com o painel aberto, certifique-se de ter selecionado a aba "Gerenciar Servidor" e role a pagina para baixo para ver a opção "IP Reverso".

Lembrando que no campo vazio deve ser inserido o seu domínio e clicar em salvar mudanças, o campo de cima seria para a configuração de IPv4, já o de baixo para a configuração de IPv6.

Recomendamos utilizar a configuração de IPv4.

Após preencher o campo com o domínio que foi apontado para a VPS clique em "Salvar mudanças" e assim a configuração estará feita.

Faça alguém feliz hoje!