Como fazer um backup de uma VPS Windows?

Modificado em
VPS Windows VPS Servidor Windows

Realizando backups da VPS Windows através de sincronização de dados

Um dos pontos mais importantes no quesito segurança de dados são os backups. Hoje em dia nós sempre estamos buscando melhorar a segurança sem diminuir o conforto para nossos clientes.E como não poderia faltar uma opção para que você não perca seus dados mais preciosos em seu servidor, esta seção é justamente para lhe ajudar a configurar uma ferramenta de sincronização para que você possa manter os dados de sua VPS a salvo.

Como explicamos em outros tutoriais como acessar a VPS Windows, no momento que você estiver logado na VPS, você estará na interface do servidor, para pessoas mais acostumadas com a interface do windows 8.1, o Windows Server 2012 R2 tem a mesma interface.

Para que consigamos fazer o processo de sincronização, precisamos baixar um programa que nos possibilita isto. No caso este programa é o Free Sync Files. Para isso abra o menu inicial no canto inferior direito do sistema dentro da VPS e selecione o Internet Explorer:

Ao abrir o navegador precisa habilitar o download, para isso clique na engrenagem no canto superior direto da tela e quando as opções abrirem clique em "opções da internet" ou "Internet options"(vai depender do idioma do sistema), assim que clicar irá aparecer esta tela:

Siga os passos clicando na segunda aba "Security" --> "Internet" --> ""Custom level..." e abrirá a tela de segurança da internet:

Desça até a sessão de download e mude de "Disable" para "Enable" e depois basta clicar em OK para ir fechando as janelas até voltar ao navegador.

Assim que estiver com a tela do navegador aberta basta colocar na barra de busca este link: https://www.freefilesync.org.

E este site irá abrir:

Basta clicar em download e você será direcionado para a sessão de download do site e, nesta tela você deve baixar a primeira opção:

Quando chegar nesta tela, selecione a primeira opção e será feito o download do programa.

Assim que o download for concluído, você deve instalar o programa baixado, para isso acesse a pasta "Downloads" do seu Servidor e clique duas vezes no programa.

Quando o instalador abrir basta ir clicando em "Next" até aparecer o botão "Finish" e o programa será instalado.

O programa será instalado e haverá um atalho na área de trabalho do seu servidor com o ícone verde, então basta clicar duas vezes e você irá abrir ele.

Assim que o programa abrir você poderá perceber que ele é bem simples, para começarmos, precisamos dizer ao programa quais pastas queremos que ele sincronize, para isso clique na opção "Browse" como mostra na imagem:

Após selecionar a pasta desejada caso queira colocar mais alguma pasta separadamente basta clicar no "+" ao lado do campo de endereço da pasta e uma nova linha irá aparecer:

Para selecionar a pasta de destino dentro do servidor mesmo, basta fazer o mesmo clicando em "Browse" porém desta vez no lado direito da tela.

Se desejar que a pasta de destino não seja dentro do servidor(que é o nosso intuito aqui), basta clicar no globo como mostra na imagem e uma janela com os dados para preencher.

Após preencher os dados corretamente para que as pastas no servidor VPS Windows se comunique com com seu FTP.

Você voltará para a tela de inicio do programa, porém com as pastas já configuradas para que haja a sincronização.

Para que o programa possa ler os arquivos que existem nas pastas de origem do servidor VPS Windows(lado esquerdo da seção) basta clicar em "Compare".

E assim que clicar em "Synchronize" os arquivos do lado esquerdo(Servidor VPS) serão copiados para o lado direito (pasta de destino FTP).

E assim estará feita a sincronização de backup dos arquivos da sua VPS Windows para um outro diretório fora do servidor para que tenha mais segurança por uma eventualidade poder restaurar seus arquivos sem que perca seus dados.

Faça alguém feliz hoje!