Site fora do ar, o que fazer?

Modificado em
site registro de domínio

Site fora do ar, o que fazer?

Ao publicar um site o que esperamos é que ele fique no ar o tempo inteiro, mas por alguns motivos podemos nos esbarrar com o site fora do ar. A Weblink garante uptime de 99,9%, porém algumas vezes o motivos não depende apenas do servidor. Por sabermos da importância de manter o seu site sempre online, listamos aqui alguns motivos que ocasionam instabilidades no acesso ao mesmo.

 

Erros na programação no site

Pequenos erros de programação podem gerar dificuldades no acesso ao seu site, fazendo que o mesmo fiquei aparentemente inacessível, mas esses erros não acontecem do nada. Normalmente ao modificar alguma função o problema começa a ocorrer, então o recomendável é tentar retornar o seu site ao estado que estava antes do erro começar. Caso a tentativa seja falha recomendamos que entre em contato com o seu desenvolvedor ou você pode testar a importação de um backup seu.

 

Excesso de uso dos recursos do servidor

Servidores de hospedagem contém algumas limitações de uso, principalmente quando nos referimos a servidores compartilhados; Sites que passam por picos de trafego ou sistemas não otimizados tendem a "ficar foca do ar" por uso excessivo da capacidade do CPU. Normalmente isso pode ser resolvido com uma breve otimização no seu website, como por exemplo a utilização de um sistema de cache ou otimização nas imagens. Alguns sites como o gtmetrix.com e developers.google.com/speed/pagespeed/insights analisam a otimização do site e mostram dicas de como melhora-lo, essa é uma ótima dica para quem deseja melhorar a performance do seu website.

Caso a otimização do seu site já esteja eficiente e não tenha mais como melhora-lo o ideal nesse caso seria um upgrade para um servidor mais robusto.

 

Erro interno no servidor (500)

O erro 500 indica uma falha interna no servidor que pode ser causado por um erro de programação em algum sistema do seu site, como por exemplo no arquivo .htaccess. Pela utilização de mais processos simultâneos do que os disponibilizados, por permissões incorretas em arquivos e pastas ou incompatibilidade com a versão do php. O recomendável nesse caso é verificar as questões que ressaltamos, além de identificar qual foi a ultima modificação feita antes do erro ocorrer, para facilitar a solução do problema.


Domínio expirado

Os sites também podem ficar fora do ar porque o domínio não foi renovado. A renovação de um registro de domínio normalmente ocorre em ciclos anuais. Normalmente, nós encaminhamos e-mails lembrando o proprietário sobre a renovação do domínio, porém algumas vezes, pelo fato do domínio não ter sido registrado conosco, não temos como alertar o cliente da falta de renovação, o que pode resultar no congelamento do domínio.


Problema de rota

Ao acessar um sites hospedados no Brasil o pedido sai do computador do usuário e passa pela rede de diversas operadoras até chegar ao seu destino, caso tenha algum problema no sistema de uma dessas operadoras o site ficará indisponível para os usuários que estiverem nessa rota, mas na teoria o site não está fora do ar, pois qualquer outro usuário que estiver fora dessa rota conseguirá acessar o mesmo sem encontrar dificuldades.

 

Cache do navegador

Basicamente o termo cache se refere a uma área de armazenamento de dados ou processos frequentemente utilizados que são guardados para um acesso futuro mais rápido, poupando assim o uso desnecessário do seu hardware. No caso, quando você tenta acessa diversas vezes o seu site com erro o sistema de cache tende a salva-lo, então na próxima vez que você acessa-lo mesmo que o erro não estiver mais sendo apresentado o seu navegador irá abrir a imagem salva no cache, ou seja, estará com o erro. Teste sempre limpar o cache ou realizar testes por uma aba anonima ou por outro navegador afim de confirmar que não se trata apenas de cache do seu navegador.

 

Ataques DDOS

Ataques DDos trata-se basicamente de "computadores fantasmas" que geram acessos em determinado site em um curto período de tempo, dessa forma o site acaba recebendo muitos acessos causando sobrecarga no servidor e deixando-o inacessível por não dar conta de tantas requisições. A WebLink garante integridade nos seus servidores e sempre estamos atentos na prevenção dos ataques, mas algumas vezes métodos paliativos precisam ser tomados para evitar os ataques, como por exemplo o uso de um serviço CDN, como por exemplo a Cloudflare, que trata-se de um sistema de espelhamento, onde o seu site fica salvo como uma imagem de cache na nuvem. Por mais que o seu foco principal não seja a proteção contra ataques DDos a empresa cumpre muito bem essa função.

 

Como saber se o seu site realmente está fora do ar?

Você pode utilizar serviços como http://foradoar.org ou http://isup.me para verificar se o seu site realmente está fora do ar ou é apenas um problema relacionado a rota, cache, bloqueio de IP entre outros.

 

Faça alguém feliz hoje!