19dez

Como ganhar dinheiro na Internet com vendas em marketplaces

Por: José M. dezembro 19, 2017

A Internet é uma “mina” de ouro para empresas que buscam expandir seu negócio online e aumentar seu faturamento. Para que esse objetivo seja atingido há um leque de possibilidades e investir em marketplaces tem se tornado cada vez mais rentável. Neste artigo, apresentaremos a você algumas dicas de como ganhar dinheiro na Internet com vendas em marketplaces.

Primeiro, é importante saber como os marketplaces funcionam e quais os pontos primordiais para que o seu investimento retorne em performance da sua loja virtual ou e-commerce. Saiba que para ser rentável, este trabalho existe dedicação e muitos cuidados.

Entenda como funciona um marketplace

O marketplace funciona como uma vitrine de produtos, um grande shopping online onde diversos vendedores disponibilizam seus produtos para diferentes tipos de clientes que pesquisaram por seus produtos. Esta modalidade é atrativa ao cliente final, pois disponibiliza uma grande variedade de produtos em um só lugar, oferecendo mais opções de escolha.

Já para os fornecedores, mesmo com uma alta concorrência – pois você estará aparecendo juntamente com uma grande quantidade de lojas – com a estratégia correta, é possível atingir mais público e aumentar o número de visitas no site.

As vendas realizadas via marketplace terão uma comissão repassada ao marketplace parceiro e os valores vão variar de acordo com a metodologia adotada pelo marketplace.

É importante saber que ao se cadastrar num marketplace você terá dois trabalhos: administrar o seu próprio e-commerce e administrar a sua loja dentro do marketplace, que requer cuidados no gerenciamento dos produtos e do estoque disponível.

Por que você deve investir em marketplaces?

O marketplace é um modelo de negócio em ascensão no mercado. Seu sucesso está ligado à vitrine de variedades e preços que oferece às pessoas que procuram por determinado tipo de produto.

Para o consumidor oferece comodidade, pois ao pesquisar por um produto, encontrará em único lugar uma extensa linha de produtos para avaliar. Tudo isso sem precisar abrir inúmeras páginas em busca do que precisa.

Já você como lojista poderá alcançar mais pessoas com a visibilidade que o marketplace oferece, além de conseguir atuar em um nicho específico do mercado e direcionar ainda mais a oferta de produtos. Marcas de diferentes segmentos, de pequeno a médio porte, têm conquistado resultados excelentes investindo em marketplaces.

Conheça as gigantes dos marketplaces

Como ganhar dinheiro na Internet? Bom, para começar, é necessário escolher bem em qual marketplace irá expor seus produtos, para isso, avalie qual deles tem mais compatibilidade com sua loja e seus produtos. Atualmente, os principais players do mercado são:

Mercado Livre: O Mercado Livre ocupa o topo da lista de marketplaces no mundo, pois oferece segurança ao usuário e uma infinidade de produtos e serviços.

Aliexpress: Fenômeno de vendas, o Aliexpress oferta produtos baratos – o que estimula o alto número de vendas – e também com grande variedade de itens. Além disso, se destaca pela organização dos produtos em categorias e inteligência na busca interna de produtos.

B2W: A B2W é uma das gigantes em vendas online, devido ao seu sucesso com sites como: Submarino, Americanas.com e Shoptime, a B2W se tornou responsável pelos melhores marketplaces do mercado. Ainda recente, a empresa criou o B2W Ads, um tipo de anúncio patrocinado que destaca produtos em relação aos demais na busca dentro do marketplace.

marketplace-weblink

Passo a passo para como ganhar dinheiro na internet com marketplaces

Como citado anteriormente, antes de começar a ganhar dinheiro na Internet e iniciar suas vendas em marketplaces, é importante saber que será necessário muita dedicação e atenção a alguns pontos essenciais para que você tenha bons resultados. Primeiro, é necessário realizar o cadastro de sua loja e dos produtos que você tem em estoque. Logo a seguir, apresentamos cada passo da fase inicial para divulgação em marketplaces.

Realize o cadastro de parceiro

A primeira tarefa a se fazer é preencher o cadastro de parceiro dos marketplaces. Na maioria das vezes esses formulários estarão nos próprios sites. Na grande maioria, você precisará fornecer os dados de sua empresa e indicar qual o segmento dos produtos que deseja anunciar: veículos, eletrônicos, serviços, etc. É primordial que se atente a todos os campos de preenchimento, pois seu cadastro será avaliado para que o marketplace identifique a idoneidade de sua empresa.

marketplace-weblink

Envio dos produtos para divulgação e operação de vendas

Se você criou sua loja em alguma plataforma de e-commerce, é possível juntar seu o sistema com os marketplaces e enviar os produtos de maneira automática. Esta facilidade evita que você tenha que recadastrar seus produtos na plataforma do marketplace.

Você também pode integrar toda a operação de vendas para que os dados sejam automatizados, como o recebimento dos pedidos, atualização do estoque e envio de novos produtos.

Mas como se destacar das outras lojas e faturar em marketplaces?

Você deve estar se perguntando como é possível obter tantos resultados e como ganhar dinheiro na Internet concorrendo na mesma página que outras lojas. Realmente, para que você se destaque, precisará oferecer diferenciais aos visitantes do marketplace.

Apresentação do produto

Sempre divulgue boas fotos para que o consumidor possa ter uma noção fiel do seu produto. Procure adicionar no mínimo três fotos em ângulos diferentes para que o consumidor, de fato, conheça o produto.

Alie o visual a um texto descritivo completo com informações técnicas, informações sobre a funcionalidade do produto e seus diferenciais. É importante que o cliente encontre o máximo de informação para não ter dúvidas em realizar a aquisição do produto. Outro ponto é que o consumidor preza pela credibilidade do produto, então demande energia com uma boa apresentação.

Fique atento às avaliações de compradores

Um fator que influencia muito a compra é o número de avaliações que o lojista tem, principalmente em marketplaces. Acompanhe as notas que sua loja recebeu e também as avaliações dos produtos vendidos, pois se você tiver um número grande de notas baixas e comentários negativos, suas vendas serão comprometidas.

Observe também a nota dos produtos fornecidos e avalie se vale a pena continuar a oferta deles no marketplace para não “manchar” a reputação de sua loja. Afinal, quanto maior for sua nota de avaliação dos consumidores, mais chances de ganhar dinheiro na Internet você terá. Além disso, a qualidade dos produtos também é responsável por esse desempenho.

marketplace-weblink

Conclusão

Mesmo demandando um pouco mais de tempo para gerenciamento e organização dos seus produtos em marketplaces, esta é uma ação de vendas que vale muita a pena. Procure acompanhar sua concorrência na plataforma para avaliar o que estão fazendo de diferente, visto que a concorrência neste “shopping virtual” é grande. Tenha sempre em mente a experiência do usuário e dê destaque aos diferenciais dos produtos comercializados para que você possa ganhar dinheiro na Internet vendendo em marketplaces.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/artigos/como-ganhar-dinheiro-na-internet-com-marketplaces/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *