14dez
o que é error 404 not found e como resolver

Error 404 Not Found: O Que É e Como Resolver No Seu Site

Por: Andrei L. dezembro 14, 2018

O Error 404 Not Found aparece quando você tenta acessar uma página na internet e, por algum motivo, ela está indisponível naquele momento. Essas é uma das situações mais comuns quando se está navegando pela rede.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre o Erro 404 Not Found. Vamos abordar a seguinte estrutura de assuntos no decorrer do conteúdo:

  • O que é Error 404 Not Found;
  • Motivos do Erro HTTP 404 acontecer;
  • Como Resolver Error 404 Not Found;
  • Como Fazer uma Página de Erro 404 Personalizada.

Vamos começar?

O que é Error 404 Not Found

Lá está você navegando pela internet, quando, de repente, a página que você está tentando acessar está indisponível.

A mensagem Error 404 Not Found que você recebe na tela do seu computador indica que, por algum motivo, aquele site ou domínio não pode ser visitado naquele momento.

exemplo de aviso de página com o erro 404 not found

Também chamado de Erro HTTP 404, o Error 404 Not Found é uma resposta automática enviada pelo servidor em que o site que você quer visitar está hospedado.

É o servidor quem está avisando que não foi possível encontrar a página solicitada para acesso. E isso gera a mensagem de Página Não Encontrada.

Assim, quando você quer acessar uma URL que, por exemplo, não existe ou está digitada incorretamente, é impossível acessar esse domínio até que algo seja feito para resolvê-lo.

Causas para o Erro HTTP 404 acontecer

O Error 404 Not Found é uma das categorias de uma grande listagem de códigos de erros HTTP que podem acontecer em um site. Cada um destes erros significam uma determinada situação diferente.

Dependendo da configuração e da linguagem de programação de uma página, um tipo muito específico de erro será mostrado em uma mensagem personalizada. É conhecendo essas variações que o usuário pode tomar algumas ações para contornar essas situações.  

Para identificar a raiz do problema para o Error 404 Not Found, as principais causas dele são:

  • URL incorreta. Pode ser que a URL (o domínio) do site que você esteja querendo acessar tenha sido digitada de forma errada no navegador. Ou que essa mesma URL não seja a você esteja pensando que é a certa para chegar ao site que quer visitar.
  • Extensão incompatível. Além da URL, é possível que a extensão (por exemplo, .com.br) não seja a correta para acessar um site. Outras variações conhecidas de extensões de domínio são .com, .org, .edu, .xyz, entre outras.
  • Página desativada. Quando um projeto não cresce na internet, um produto acabou ou sai de linha, é possível que o desenvolvedor não queira mais continuar com ele. Assim, a página que você quer acessar pode ser desativada ou até mesmo excluída. Isso também vale para perfis de usuários em redes sociais, como o Facebook.  
  • Servidor instável. Se o servidor da hospedagem em que a página que você quer visitar esteja com alguma instabilidade ou sobrecarregado, é possível que ela não possa ser alcançada. E isso mesmo que você saiba que ela existe, bem como se a URL e a extensão estiverem corretas.  
  • Vírus e Malwares. Ameaças virtuais estão espalhadas por toda a internet. É possível que, quando você baixar e executar algum programa de origem duvidosa, um vírus ou algum tipo de malware infecte o navegador que você usa. Desse jeito, o navegador perde desempenho e não consegue redirecionar os acessos ao servidor do site que você quer visitar.

Como Resolver o Error 404 Not Found

Ninguém quer perder tempo durante a navegação pela internet. E esbarrar no Erro 404 Not Found pelo caminho é um atraso que você não precisa ter.

Assim, chegou a hora de aprender alguns métodos que você pode usar para resolver o Erro 404 de uma vez por todas.  

  1. Atualize a página. Pode parecer básico demais, mas atualizar a página pode corrigir o problema. Aperte no botão de recarregar (refresh) da página no navegador. Se preferir, use o atalho F5 do teclado para ver se a tarefa teve algum resultado.
  2. Verifique a URL e a extensão. Isso também pode parecer óbvio demais. Mas certifique-se de que a URL e a extensão do site que você quer acessar estejam digitadas corretamente no navegador. Por exemplo, a URL e a extensão da WebLink, weblink.com.br, só funciona se estiver escrito desta forma. Além disso, procure saber se a página que você quer visitar não tenha mudado de nome por algum motivo qualquer.
    domínio e extensão da Weblink no navegador

  3. Limpe o cache do navegador. Essa dica é um pouco mais técnica. Mas pode ser que, em função dos dados já armazenados em cache no seu navegador, um site ou página podem não abrir corretamente e até apresentar o Erro 404 por incompatibilidade. Limpe o cache do navegador e os cookies no computador ou no celular e veja se o problema foi embora.   
  4. Aplique um anti-virus e um anti-malware. Passe aplicações de proteção no seu dispositivo para garantir que nenhum vírus ou malware esteja impedindo o funcionamento do navegador que você usa para acessar a internet. Se apontar alguma ameaça e ainda assim não resolver, procure assistência com o serviço que você tem.
  5. Altere as permissões de acesso e Links Permanentes. Se seu site ou blog tiver sido feito nomWordPress, é possível que alguns arquivos ou páginas tenham restrições de acesso. O que você precisa fazer é ir na pasta de arquivos do seu site no diretório wp-admin e liberar essas permissões para acesso de todos os usuários. Você também pode tentar redefinir os Links Permanentes.exemplo de página no facebook com erro 404

Como Criar uma Página Personalizada do Error 404

Considerando que você já tenha criado o seu site, você não vai querer frustrar seus visitantes deixando o Erro 404 Not Found aparecer na sua página.

Pois saiba que é possível criar uma página erro 404 personalizada. Assim, você ameniza a irritação e o constrangimento da pessoa que está visitando seu site e ainda faz com que ela não desista de acompanhá-lo na internet.

Faça uma Página Personalizada do Erro 404 no WordPress

O WordPress será a nossa plataforma de escolha nesta primeira opção. O CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é o mais usado no mundo para fazer sites e blogs e permite que você customize uma página exclusiva para o Erro HTTP 404.

Siga os passos abaixo que não terá erro. 

  1. Na aba Plugins, busque pelo plugin 404page. Instale e ative esse recurso.
    plugin 404page para fazer página erro 404 personalizada

  2. Na aba Páginas, adicione uma nova página qualquer. Escreva alguma informação sobre o Error 404 Not Found. E insira uma imagem divertida para ilustrar a situação.
    criar página erro 404 customizada
  3. Agora, na aba Aparência, clique em 404 Error Page.
    editar 404 error page no wordpress
  4. Na seção General, selecione a página que você criou como sendo a personalizada para mostrar o aviso do Erro 404 Not Found. Clique em Salvar Alterações no rodapé da página.
    personalizar página de erro 404 no wordpress

  5. Se preferir, você ainda pode editar (Edit Page) ou visualizar (Test 404 Error) a página customizada definida. O resultado final vai ser algo no estilo do que fizemos no modelo abaixo.página de erro personalizada modelo final

Como você percebeu, o plugin 404page é bastante simples de usar e fácil de configurar. Ele também não depende de um tema específico para funcionar, tendo uma alta compatibilidade com qualquer template que você escolher.  

A vantagem do plugin 404page é que ele não cria novos redirecionamentos. Ou seja, não cria ainda pedidos de acessos ao servidor em que seu site está hospedado, garantindo um alto desempenho do serviço.

Conclusão

O Erro 404 Not Found é um dos mais comuns que você pode encontrar durante a sua navegação pela internet. Ainda vem que agora, você já sabe como resolver esse erro de página inexistente e até a como criar uma página personalizada para o seu site.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/artigos/erro-404-o-mais-famoso-da-internet/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *