30nov
o que é erro 500 e como corrigir

Erro 500: O Que É e Como Corrigir o Erro de Servidor Interno

Por: Andrei L. novembro 30, 2018

O Erro 500 é um erro de Servidor Interno que você pode encontrar quando está navegando pela internet. Ele acontece, entre outros motivos, porque alguns arquivos estão corrompidos ou a versão da linguagem PHP usada no site que você está visitando está desatualizada.  

Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é Erro 500 e o que deve fazer para corrigi-lo. No conteúdo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Erro 500?
  • Motivos do Erro 500 acontecer.
  • Como corrigir o Erro 500?

O que é Erro 500?

O Erro 500 é um status de erro HTTP de Servidor Interno. Ele indica que algum tipo de problema está afetando o desempenho do servidor em que o site que você está acessando está hospedado.

Isso também pode acontecer com o seu próprio site, inclusive. Se o servidor em que seu site está hospedado está sobrecarregado ou se alguma configuração estiver incorreta, é possível que o Erro 500 aconteça.

erro 500 é o erro de servidor interno

Quando aparece, o Erro 500 mostra uma mensagem do tipo “Erro 500 – Internal Servidor Error”. Essa mensagem pode vir também em português, algo como “Erro 500 – Erro Interno do Servidor”.

Independente do caso, a ideia é sempre a mesma. O servidor não está dando conta do recado e a página que você quer visitar está com acesso negado naquele momento.

Motivos do Erro 500 acontecer

O Erro 500 aparece na tela do usuário quando existe algum tipo de incompatibilidade em um site. Esses conflitos podem ser bem específicos. Por exemplo, pode ser problema de configuração, arquivos corrompidos ou instalação de plugins desatualizados.

Se o Erro 500 está afetando o seu site, a melhor forma de saber qual a origem do Erro 500 é conseguir identificar qual tarefa realizou mais recentemente nele. Mas, se você não se lembra ou não tem muita certeza do que alterou no seu site recentemente, não se preocupe.

Abaixo, vamos mostrar alguns dos motivos do porquê o Erro 500 pode estar acontecendo no seu site.  

  1. Permissões indevidas em grupo de usuário. Seu site pode acusar algum erro de permissão de acesso dos usuários a arquivos, documentos e pastas. Por padrão, as permissões de pastas e arquivos executáveis devem estar configuradas para 0755. Outros elementos, como mídia, imagens e arquivos em texto HTML devem estar configuradas para 0644.
  2. Arquivo com configuração incorreta. Por conta de alguma configuração incorreta, um arquivo, pasta ou documento esteja corrompido no seu site. Um exemplo de arquivos de configuração que podem estar com conflitos são .htacess, ph.oni ou o web.config.
  3. Alto consumo do servidor. Se seu site estiver recebendo cada vez mais visitantes, pode ser que os recursos do servidor não sejam suficientes para atender a demanda de acessos. Como você quer que seu projeto continue crescendo na internet, fique atento às estatísticas que aparecem no seu painel de controle.  
  4. Incompatibilidade com temas e plugins. Se o tema (o template do design) e os plugins (funcionalidades extras) que o seu site tem instalado estiverem desatualizados, o erro 500 pode aparecer por problemas de incompatibilidade. O mesmo pode acontecer caso estejam desatualizados ou tenham erros de programação.
  5. Versão desatualizada do PHP. O PHP é a linguagem de programação usada para executar grande parte dos sites na internet. Se o seu site, incluindo se ele for WordPress, não seja compatível com a versão do PHP instalada, o Erro 500 surge neste momento.

Como corrigir o Erro 500?

Aprender a como corrigir o Erro 500 no seu site significa que você vai evitar que ele fique indisponível para seus visitantes. Como sabemos que você não quer isso, abaixo estão algumas soluções que você pode usar para resolver o Erro 500.

Verificar o arquivo .htaccess

O arquivo .htaccess é um arquivo de configuração geral do seu site. E as configurações de servidor interno fazem parte dele. Se algo estiver incorreto nessas configurações, o Erro 500 de servidor interno do seu site com certeza vai aparecer.

Para resolver o Erro 500 verificando o arquivo .htaccess, siga os passos abaixo.

  1. No seu painel de hospedagem da WebLink ou no cPanel, clique na opção Gerenciador de Arquivos dentro da seção Arquivos.
    gerenciador de arquivos no cpanel
  2. Clique em Configurações, no topo do lado direito da página. Mostrar Arquivos Ocultos e clique em Salvar para fazer o arquivo .htaccess aparecer.
    configurações htaccess no cpanel
  3. Localize o arquivo .htaccess e o desabilite. Você pode fazer isso dando um novo nome para ele. No exemplo abaixo, vamos usar .htaccess1. Para salvar, clique no botão Rename.
    renomear arquivo htaccess no cpanel
  4. Crie um novo arquivo .htaccess e coloque nele o código padrão do seu site. No modelo abaixo, estamos usando com um site WordPress.
    # BEGIN WordPress
    <IfModule mod_rewrite.c>
    RewriteEngine On
    RewriteBase /
    RewriteRule ^index\.php$ - [L]
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
    RewriteRule . /index.php [L]
    </IfModule>
    # END WordPress

  5. Salve o novo arquivo .htaccess com o código adicionado. Abra o navegador, recarregue seu site WordPress e verifique se o erro 500 foi solucionado. Caso não, temos outras 3 tarefas que você pode fazer.

Aumentar o limite do PHP

Quando você começa um site, postar conteúdos, instalar plugins e temas, é comum que os recursos do seu serviço de hospedagem sejam consumidos aos poucos.

Chega uma hora em que esses mesmos recursos não dão mais conta do recado, fazendo com que o seu site tenha problemas de desempenho.

O mesmo acontece com o PHP, o script de programação que sustenta o funcionamento do seu site. Caso o poder de processamento e a memória estejam em uso demasiado, o Erro 500 aparece e compromete todo o sistema.

Para resolver o Erro 500 pelo aumento do limite do PHP:

  • Contate sua provedora de hospedagem. Peça para a empresa que fornece o serviço a você para que aumente o limite do consumo de dados pelo PHP. Essa medida pode trazer algum custo extra a você, pois o limite que você tem atualmente depende do plano contratado.
  • Use outras versões do PHP. Pelo seu painel de controle da hospedagem, na seção Avançado > Versão do PHP, você pode testar outras versões do PHP.versão do php na hospedagem de site

Teste quantas quiser e troque livremente, salvando todas as ações para ver se o Erro 500 foi embora. Se algumas das seleções que você fizer der certo, altere a versão do PHP para a que estava sendo usada anteriormente.
escolher versão do php do serviço de hospedagem

Alterar as permissões de acesso

As permissões funcionam como uma espécie de privilégio a um grupo de usuários para acessar certas pastas ou arquivos do serviço de hospedagem.

Com essas permissões, você consegue definir que usuários de certos níveis possam editar arquivos, apenas visualizar ou realizar tarefas de escrita.

Para corrigir o Erro 500 alterando as permissões de acesso a uma pasta ou arquivo no painel de controle da hospedagem WebLink.

  1. Encontre a seção Arquivos > Gerenciador de Arquivos. Clique nela.
    gerenciafdor de arquivos na weblink

  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que quer alterar as permissões e selecione Permissions (Permissões).
  3. Escolha para qual tipo de usuário, entre Owner (Dono), Group (Grupo) e Other (Outros), pode Ler (Read), Editar (Write) ou Executar (Exec) qualquer ação na hospedagem.
    alterar permissões hospedagem
  4. Ao final, clique em no botão Change para salvar as alterações.

Se estiver usando uma hospedagem com o painel de controle cPanel, siga os passos abaixo para conseguir corrigir o Erro 500 alterando permissões de acesso.

  1. Encontre a seção Arquivos e clique em Gerenciador de Arquivos.
    gerenciador de arquivos cpanel
  2. Selecione a pasta ou arquivo que quer alterar a permissão e clique em Permissões no topo da página.
    alterar permissões de pasta no cpanel
  3. Defina os modos de permissão (Leitura, Gravar ou Executar) e os tipos de usuários (Usuário, Grupo ou Mundo) que podem acessar a pasta ou arquivo que você escolheu. Depois, clique em Change Permissions para salvar a alteração.
    alterar permissões na hospedagem
  4. Se quiser encurtar o caminho, você também pode alterar a própria numeração da permissão. É só clicar no número mostrado e editar como você quiser. Salve a mudança.
    mudar permissões no cpanel

 Desativar ou remover temas e plugins

Temas e plugins desatualizados ou mal configurados podem ocasionar o Erro 500 no seu site. No caso da plataforma WordPress, você pode desinstalar ou mesmo remover temas e plugins de uma forma bem simples.

Para remover ou desinstalar um tema do WordPress, siga os passos abaixo.

  1. Acesse o painel de controle do seu site WordPress.
  2. Localize e clique na aba Aparência > Temas, à esquerda.
    aba Aparência no WordPress
  3. Você será levado a uma página com os temas disponíveis para o seu site. No tema que estiver ativo no momento, arraste o mouse sobre ele e clique em Informações do Tema.
    informações do tema wordpress
  4. Na sequência, troque de aba escolhendo a flechinha e clique no botão vermelho Excluir, na direita inferior.
    excluir ou remover tema do wordpress

Para desinstalar ou desativar um plugin no WordPress, siga os passos a seguir.

  1. No painel de controle do WordPress, encontre e seção Plugins > Plugins Instalados.
    plugins instalados no WordPress
  2. Selecione o plugin instalado que pode estar comprometendo o desempenho do seu site WordPress. No campo Ações em Massa, escolha Desativar ou Excluir.
    desativar e excluir um plugin no wordpress

Restaurar um backup anterior do seu site

O processo de restaurar um backup faz com que o seu site volte a uma versão anterior dele, possivelmente antes do Erro 500 aparecer. A restauração do seu site a um ponto anterior vai apagar os arquivos mais recentes do dele.

Existem duas formas que você pode usar para fazer um backup do seu site. São elas:

  1. Pelo painel de controle da sua conta de hospedagem de sites na WebLink, dentro da seção Arquivos > Backups.
    backup de arquivos na hospedagem weblink
  2. Pela sua conta no painel de controle cPanel, dentro da seção Arquivos > Backup.
    backups de arquivos no cpanel

Mais detalhes de como seguir com o processo de backup e restauração do seu site, acesse o conteúdo completo de como fazer um backup. Tem até um vídeo com um passo a passo para você seguir.

E, caso tenha um site feito com o WordPress, também podemos ajudar você. Acesse o guia de como fazer backup no CMS e siga as instruções para corrigir o Erro 500 de uma vez por todas.  

Conclusão

Também chamado de Erro 500 HTTP ou Erro HTTP 500, o Erro 500 é um dos mais comuns que você pode encontrar enquanto navega pela internet. Até mesmo o seu site pode apresentar esse problema com o tempo. Ainda bem que você já aprendeu o que ele é e a como resolver tudo!

Ficou com alguma dúvida? Mande a sua mensagem pelos comentários abaixo!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/artigos/o-que-e-e-como-corrigir-o-erro-500/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *