08jun

O que é PHP? Conheça essa linguagem de programação

Por: Andrei L. junho 8, 2018

Quem trabalha com programação e construção de sites certamente já ouviu falar na sigla conhecida como PHP. Até mesmo aquelas pessoas que não sabem como programar, trabalhar com criação de sites e aplicativos, provavelmente também já se deparou com esse termo.

Isso ocorre porque, nos dias de hoje, em que a Internet está tão presente no nosso dia a dia, o PHP é uma das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento web. Por isso, o termo pode ser lido e ouvido até por leigos no assunto.

O PHP pode ser conceituado como uma linguagem de criação de scripts desenvolvida no ano de 1994 pelo programador Rasmus Lerdorf. O termo PHP significa Personal Home Page e está entre as linguagens pioneiras que permitem a inserção de arquivos em HTML.

Ou seja, ao invés de contar com uma demasiada quantidade de comandos HTML, as páginas PHP já possuem um código HTML mesclado a ela, a tornando bastante acessível.

O PHP é um software grátis, ou seja, ele é open source. Além disso, ele possui um caráter modular, o que o torna bastante qualificado para ser instalado e utilizado em servidores web.

Essa linguagem apresenta certa semelhança com as linguagens “C” e com a “C++”. Hoje em dia é possível contar com versões do PHP aptas para programas diferentes sistemas operacionais, alguns mais conhecidos são:

  • Windows
  • FreeBSD
  • Linux
  • Mac OS
  • IRIX
  • Solaris    

Como funciona o PHP?

Agora que você já sabe o que é PHP, vamos mostrar como funciona. A linguagem PHP se diferencia de algumas outras linguagens pelo fato de que o código dela é executado no servidor, resultando o HTML que assim é enviado para o navegador.

O navegador, por sua vez, consegue receber os resultados da execução desse script. Devido a tais características, a linguagem PHP demonstra ser bastante amigável para programadores iniciantes.

Apesar da sua acessibilidade para os novatos, ela também apresenta diversificados recursos para programadores já experientes, colocando-a como uma das linguagens mais conhecidas e utilizadas atualmente.

O PHP de uma maneira geral é uma linguagem que pode funcionar de um modo estruturado e orientado. Ela permite que o programador possa optar por esses dois modelos.

Além disso, para funcionar corretamente, a linguagem PHP necessita de um servidor. Ele deve estar localizado em um servidor remoto ou na própria máquina. Os arquivos em PHP pode possuir HTML, texto, JavaScript, CSS e, até mesmo, o próprio código PHP.  

funcionalidades do php

As aplicações da linguagem PHP

Essa linguagem é bastante utilizada em aplicativos web. Essa larga utilização se deve pelo fato de que ele tem a capacidade de rodar no lado do servidor e não na máquina do cliente.

Graças a essa característica, ele é bastante recomendado para o desenvolvimento de programas que devem lidar com informações consideradas confidenciais, pois senhas e outros dados importantes não serão mostrados durante o trabalho.

Não por acaso, o PHP demonstra ser bastante útil quando o assunto é a construção de plataformas para e-commerce, onde existem informações e dados especiais e muitas vezes confidenciais.

Entre as principais aplicações dessa linguagem é válido citar a:

Criação de aplicações para Facebook

A linguagem PHP, devido a sua característica versátil, conta com recursos viáveis para configurar elementos importantes na que é hoje considerada uma das redes sociais mais importantes e influentes do mundo.

Desenvolvimento de galerias de imagem

A linguagem demonstra ser útil para sites que possuem um elevado número de imagens. Por isso, ela é viável para o desenvolvimento de lojas virtuais e também para sites voltados à fotografia, design e ilustração.

Elaboração de plugins para a plataforma WordPress

Atualmente o WordPress, uma das plataformas mais recomendadas e usadas em se tratando de blogs e sites, pode ter seus plugins desenvolvidos por meio da linguagem PHP.

Plugins, na verdade, são elementos que trazem mais recursos para um software. No caso do WordPress, os seus plugins permitem que o usuário tenha mais recursos para melhorar a qualidade das suas postagens.

Sistemas de programação mais complexos

A linguagem PHP é tão versátil que ela pode ser usada para criar um site que contenha um sistema de ensino à distância. Pode também ser utilizada para criar um sistema de intranet para uma empresa.

Como aprender a trabalhar com a linguagem PHP

Atualmente é possível encontrar na própria Internet um bom número de informações destinadas a auxiliar e a desvendar as curiosidades referentes a esse tipo de linguagem de programação

Existem hoje em dia fóruns e grupos virtuais onde é possível sanar várias dúvidas voltadas para esse tema.

Alguns sites e tutoriais podem ser em inglês, bem como é possível encontrar vídeos explicativos e cursos online a respeito desse tema. Além disso, há publicações fora da Internet, tais como livros e apostilas.

Ainda que seja uma linguagem acessível para programadores iniciantes, é importante que ao estudar PHP, você possua uma noção básica de HTML, especialmente no que diz respeito à organização e criação de tabelas e formulários.

tutorial sobre o que é php

Conclusão

Não é à toa que o PHP é muito importante para o universo da programação. Grandes sites da atualidade são criados com base nela. Por isso, é essencial que qualquer profissional da área de programação tenha um bom domínio dela.

Conhece alguém que se interessa por programação ou que quer aprender mais a respeito? Então não se esqueça de compartilhar essa postagem.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/artigos/o-que-e-php-conheca/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *