15maio
backup

Por que realizar backup é tão importante para seu site?

Por: Rafael H. maio 15, 2017

Publicar, editar e programar são algumas das funções que você realiza no seu site. Já pensou se tudo que você postou na internet for perdido? Pior que isso é muito comum de acontecer. Por exemplo: você teve problemas com a empresa de hospedagem de sites em que seu site está e precisa realizar uma migração para outra empresa. Se você não tiver backup de tudo que já foi publicado, terá que começar do zero. Outra situação: ocorre um erro no servidor onde seu site está hospedado e vários sites, inclusive o seu são invadidos e isso gera problemas na configuração e acabam tirando os sites “do ar”. Este é também outra situação que o backup é essencial para solucionar seu problema.

Por isso, ouvimos com frequência sobre como é importante realizar um backup e como ele pode salvar dados de um site ante uma falha em um computador ou no provedor de hospedagem de sites. Para se precaver, a maneira mais eficaz de recuperar as informações perdidas é restaurar o site com um de seus backups periódicos. Manter backups atualizados aumenta suas chances de ter menos problemas futuramente.

O administrador de um site tem a obrigação de segurar suas informações regularmente, sendo uma das tarefas mais importantes manter o backup sempre em dia. Isso porque a qualquer coisa que está ligada na internet está suscetível a ataques. Um ataque não é necessariamente direcionado a um site em específico, mas pode ter origem em um programa maligno criado para buscar na rede mundial de computadores sites que podem ser atacados. Os motivos são vários: em algumas situações os criminosos digitais procuram uma falhas nos sites para inserir spam e, em outros casos, capturar dados de clientes que podem ser utilizados para realizar compras criminosas, etc.

Portanto, fique esperto! E entenda como proteger seu site criando uma rotina de backups.

O que é um backup?

Fazer um backup significa essencialmente que você está fazendo uma cópia de segurança de seus arquivos. Por exemplo, se você tem o costume de trabalhar com um HD externo, significa que está mantendo boa parte das informações seguras ali dentro. Essa ação em si já é um backup. Não é novidade que o seu computador pode ter uma pane qualquer sem aviso prévio e você ficaria na mão caso não tenha feito nenhum tipo de cópia prévia.

Simples, não é mesmo? De forma bem simples, um backup é a cópia de arquivos de um local para outro para salvaguardar os dados. Mas é importante ressaltar que realizar este procedimento sem nenhum fundamento ou critério pode não ter muita valia. Você deve realizá-lo periodicamente ou sempre que realizar uma atualização importante.

Então, é importante garantir que o seu backup acompanhará as alterações e será uma cópia fiel do arquivo mais atualizada de determinado diretório. Dessa forma, você terá certeza que nenhuma informação que seu interesse será perdida.

Qual o impacto no seu site com a falta de backup?

Não realizei o backup! E agora?”.

Desdenhar do backup pode nunca ter consequencias reais para você. É mais ou menos como um seguro: você prefere nunca ter que usar. Existe a possibilidade de você passar a sua vida inteira sem nunca precisar usar um backup, porém caso você passe por uma situação dessas vai querer ficar a ver navios?

Imagino que não. Assim, deixar de realizar um backup pode nunca afetá-lo. Mas imagine se você possui uma grande base de informações. Perdê-la pode significar perdas irreparáveis caso não haja maneira de recuperação.

Para os sites que são lojas virtuais e outros que contam com informações secretas de clientes o problema pode ser ainda maior. Nesses casos, o prejuízo financeiro pode ser incalculável e muitas vezes irrecuperável para a empresa em questão, podendo até gerar casos judiciais.

Backups e sua importância no seu site

Acredite. Ter como rotina uma realização periódica de backup vai se tornar algo essencial no andamento do gerenciamento de seu site. Apesar dos grandes avanços da tecnologia conseguidas ano após ano, falhas existes e, provavelmente, sempre existirão.

Veja abaixo algumas situações onde você precisa sempre manter um backup atualizado:

Falhas de hardware (equipamento)

Todo equipamento está fadado a estragar em algum momento. Já sabemos que muitos dos nossos aparelhos pessoais e eletrônicos não serão eternos, isso também ocorre para os computadores. Logicamente as empresas que possuem os computadores onde seu site está hospedado, tem uma preocupação em manter suas máquinas sempre atualizadas e seguras. Mesmo seguindo medidas de segurança, nem sempre estas empresas estão livres de correr riscos e falhas nos seus equipamentos.

Ameaças externas ao sistema

Sempre há alguém querendo se aproveitar das falhas. Assim, por mais confiáveis que sejam suas verificações de segurança, sempre há o risco de seu site se tornar alvo de ameaças externas.

Upgrade ou migração de hospedagem

Caso seu site precise passar por uma “repaginada” você tem mais um motivo para precisar ter um backup atualizado, já que diversas falhas podem ocorrer em um upgrade e, se ocorrer, você tem a opção de voltar ao que era antes.

Neste vídeo você confere um passo a passo para realizar o backup de seu site de modo rápido e fácil. 

Como realizar um backup

O backup deve incluir todos os arquivos necessários para o funcionamento do site. Em alguns casos, a cópia de todos os arquivos a partir da raiz do servidor pode ser o suficiente. E para se tornar ainda mais completo, seria interessante você realizar também uma cópia do banco de dados, aí sim você pode considerar que tem um backup bem completo armazenado.

Existem várias maneiras de realizar um backup. O administrador do site determina o método mais eficaz de acordo com o tamanho de informações que deverá guardar.

Independente do que você escolher, tenha uma cópia da versão mais recente. Não adianta nada você ter um backup desatualizado porque de nada vai lhe servir ter na mão arquivos antigos que já não representam mais a sua realidade.

Onde armazenar o backup?

Como uma regra básica de toda cópia de arquivos, você deve considerar que ela esteja em outro lugar, no caso, numa máquina (computador) diferente da que ela estava armazenada antes.

No caso do site, a cópia deve estar em um local diferente do servidor em que o seu site está hospedado, utilizando algum painel de controle da sua empresa de hospedagem de sutes ou um programa de FTP, a exemplo do Filezilla.

Utilizar esses tipos de programas é um modo fácil e rápido para transferir arquivos entre seu computador e seu servidor. Outra dica é manter sempre uma ordem lógica desses dados, pois se você não mantê-los organizados, a meio a tantas cópias e arquivos, você pode não encontrar ou demorar muito para ter aquele arquivo que precisa. Então procure manter a ordem dos arquivos.

Além dos arquivos básicos, é muito interessante você também considerar a cópia do banco de dados do seu site. Se você utiliza um sistema para gerir seu conteúdo, como o WordPress, você deve usar o programa cliente de banco de dados, como o PHPMyAdmin. Caso a empresa que você contratou não disponha desse programa para você instalar, verifique qual o outro similar para que possa usar.

Depois de realizar esta etapa, cabe ao administrador do site deixar os arquivos organizados com as datas que os backups foram feitos. Ou deixar pré-programado com recorrência as cópias, assim não você não se esquecerá de realizar os backups.

Outra opção é contratar empresas que realizam este tipo de serviço, como por exemplo, a CodeGuard. Ela oferece backups automatizados, e mais: salva alterações no site, com possibilidade de restauração sempre que necessário.

Conclusão

Como você pôde entender, é de extrema importância manter seus backups atualizados. Mas para conseguir executá-lo corretamente, a organização das informações também é fundamental.

Para finalizar, siga a rotina de backups automatizados e evite transtornos e prejuízos financeiros causados pela perda de dados.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/artigos/por-que-realizar-backup-e-tao-importante-para-seu-site/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *