18jun
tutorial para aprender o que são backlinks e como chegar ao topo do Google

O que são backlinks e por que são importantes para SEO?

Por: Andrei L. junho 18, 2018

O que são backlinks? Esta é uma das perguntas mais comuns para quem está aprendendo sobre SEO e buscando os melhores posicionamentos nos motores de busca.

Entre os diversos fatores que envolvem uma estratégia de SEO, os backlinks sem dúvidas são um dos principais e que interferem significativamente no rankeamento dos motores de busca.

Assim como é importante para impulsionar a presença de uma marca ou empresa na web, os backlinks também são extremamente importantes para quem deseja ganhar dinheiro na Internet

Ficou interessado pelo tema? Continue a leitura abaixo e saiba mais  como utilizar os backlinks a favor do seu negócio.

O que são backlinks?

Para quem ainda não está familiarizado com o assunto ou desconhece o termo, um backlink é um link inserido em um texto que direciona o leitor ou usuário para outro site.

Este link sempre tem algum conteúdo que tenha relação ao que se está lendo ou pesquisando. O assunto linkado de um site está sempre relacionado à página de destino. E isso é essencial para os motores de busca entenderem que os dois sites têm ligações em comum pelo contexto do conteúdo.

De forma geral, backlinks são indicações de links que servem para interligar conteúdos relevantes entre sites e blogs ou dentro de um mesmo site. Essa ligação é feita através de hyperlinks (ligações entre páginas).

Quando essas ligações são feitas, um site passa a dar a credibilidade a outro em função do seu conteúdo ligado. É uma forma de informar aos leitores e aos motores de busca para que tenham um voto de confiança, ressaltando que a página linkada é relevante, tem conteúdo especial e merece ser destacada.

Quando mais backlinks uma página recebe, mais ela vai subindo de posição nos motores de busca. E quanto mais links de qualidade chegarem de sites que já têm certa autoridade na internet, maior a relevância que esta página irá receber, destacando-se ainda mais perante às demais.  

Para que servem os backlinks?

Agora que você já sabe o que são backlinks, chegou a hora de saber como eles funcionam e como podem ajudar seu site a aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca.

Um backlink funciona como uma referência sobre determinado assunto. E serve para endossar a autoridade que algum site ou domínio tem sobre determinado assunto.

Em outras palavras, um backlink é como se fosse o “buzz marketing” dos motores de busca. É ele quem indica que tipos de conteúdos, páginas ou domínios são consideradas as melhores, as mais interessantes e relevantes entre bilhões de outras páginas pela internet. 

De forma bem simplista, é o que acontece quando procuramos algum profissional de referência para suprir alguma necessidade. Como exemplo, veja a conversa abaixo: 

  • Ei Fulano, você conhece algum mecânico bom aqui na região?
  • Conheço sim Beltrano. O Seu Zé da Rua 10 que é sensacional para resolver o seu problema.

Essa indicação espontânea é o que acontece com os backlinks. Quanto mais natural um site começa a ser citado e referenciado em outros sites, mais os motores de busca entendem que aquela página precisa receber destaque sobre as outras.

Sacou o que acontece com isso? Essa mesma página começa a ser tão referenciada e aproveitada em outros sites que, com o tempo, também começa a receber mais tráfego, mais menções, mais citações em outra página e a se tornar conhecida naquele nicho em específco.

É uma bola de neve que pode, com o tempo, se converter com aumento do faturamento de determinado site, assim como maiores os valores cobrados em publicidade. Tudo por causa da presença online deste referido site.

tipos de backlinks

Os tipos mais comuns de backlinks

Embora pareça ser uma coisa só, os backlinks possuem variações que exercem funções específicas dentro de um site ou que podem mudar dependendo da estratégia adotada pela empresa. Vamos conhecer alguns mais importantes?

Link Juice

A ideia de link juice é baseada no Pagerank, onde um site considerado extremamente relevante “doa” a sua relevância por meio de um link para outro site com menor Pagerank.

De forma simples, é como se um cientista renomado e de autoridade fizesse menção em seus estudos a outro cientista de menor renome. É uma forma de endossar que o outro site também é relevante.  

Internal Link

Como o próprio nome sugere, estes são links internos e usados para direcionar o usuário para páginas de um mesmo domínio.

Esse tipo de backlink serve para manter os leitores “presos” por mais tempo em um site ou blog.

Anchor Text

O texto âncora é uma parcela do texto usada para fazer um hiperlink. É justamente onde os usuários clicam para serem direcionados a outro conteúdo ou página.

O texto âncora também é ideal para gerar autoridade ao domínio em relação a alguma palavra-chave.

Nofollow Links

Esse é um tipo de backlink um tanto “polêmico” no sentido de sua eficácia, pois não há como saber totalmente se o seu real atributo funciona.

Em geral, acompanha a tag “nofollow” e indica que o hiperlink sugerido não deve ser considerado ou seguido devido a sua confiabilidade ou autoridade questionável e duvidosa.

Dofollow Links

Como oposto do “nofollow”, este tipo de backlink confirma que qualquer link acompanhado com essa tag deve sim ser seguido.

De certa forma, esses são os links que confirmam que o site referenciado é confiável e possui relevância no que se propõe a oferecer.  

Como os backlinks influenciam nas estratégias de SEO

Conhecendo os principais tipos de backlinks fica mais fácil entender o porquê eles são tão importantes para as estratégias de SEO.

Entender tudo isso é muito fácil, tendo em vista que os motores de busca consideram mais importantes aqueles sites ou blogs que são referenciados por outros de igual ou maior relevância.

Mas antes de achar que é só sair por aí “trocando” links com todo tipo de site, saiba que o que mais importa atualmente é a qualidade e não a quantidade.

Isso quer dizer que os buscadores (principalmente o Google) irão priorizar links de sites que contenham um bom PageRank. Ou que tenha relação com o assunto do seu site ou blog e, principalmente, que seu conteúdo seja bem elaborado e relevante para o usuário.

backlinks podem levar seu site às primeiras posições do google

Conclusão: o que são backlinks e como trabalhar com eles

Os backlinks são essenciais para quem deseja ter um site relevante e bem posicionando nos buscadores, em especial no Google. Porém, não é fácil conseguir boas referências.

Uma das formas mais eficazes é pesquisar por sites e blogs influentes e com bom PageRank e tentar uma parceria no estilo “ganha a ganha”.

Porém como já frisamos anteriormente, não basta pensar apenas na quantidade, mas sim na qualidade que esses backlinks podem oferecer para construir a reputação e o posicionamento do seu projeto web.

Por fim, o principal fator para conseguir bons links é procurar sites e blogs que tenham relação direta com o seu negócio e assim investir em conteúdos que agreguem valor para todos. Em especial para o usuário.  

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/backlinks/o-que-sao-backlinks/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *