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Razões para sua empresa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital

Por: José M. setembro 29, 2017

Uma das possibilidades mais interessantes que o marketing digital oferece é a oportunidade das empresas educarem o seu público. A maior parte dos consumidores que busca por informações sobre produtos e serviços na internet ainda não está pronta para tomar a decisão de compra. 

Sendo assim, o marketing de conteúdo se faz totalmente necessário para nutrir essas pessoas até o momento de se tornarem clientes. E para colocar em prática essa estratégia, o pré-requisito básico é criar um blogNeste post vamos mostrar a importância e o poder que esse canal tem na geração de negócios. Listamos, a seguir, as maiores razões para investir na criação de um blog como ferramenta de Marketing Digital.

1. Gerar autoridade para sua empresa

Ao transmitir conhecimento sobre o mercado de atuação, a marca passa a inspirar confiança. Os consumidores começam a enxergá-la como uma referência em um determinado assunto. Isso é fundamental nos dias de hoje, pois as pessoas estão em busca de conteúdo o tempo todo. Assim, o público confia na empresa e interage mais com ela. Quando esse relacionamento é criado, as chances dos consumidores se tornarem clientes da marca ao longo do tempo são muito maiores. 

Afinal, é mais provável que as pessoas consumam as soluções de uma empresa que é confiável e que se faz presente no seu cotidiano por meio de conteúdos valiosos. Outro ponto muito positivo em se tornar autoridade na área em que a empresa atua é que ela sai na frente e se destaca das outras. Ou seja, em um mercado extremamente competitivo, ter autoridade é um aspecto valioso para diferenciar uma marca entre as demais.

2. Aumentar sua credibilidade

O que acontece se uma pessoa pesquisa por uma solução que a sua empresa oferece e ela não aparece no mecanismo de busca? Você deixa de ganhar clientes. Ou seja, se uma empresa não está no Google, ela praticamente não existe para os consumidores. Com um canal próprio, você se destaca na internet e cria mais confiabilidade no público.

Consequentemente, amplia as oportunidades de gerar negócios. Além disso, escrever em um blog é uma responsabilidade que estimula a empresa a sempre estar atenta ao que acontece no seu mercado. Isso é essencial para obter novos insights não só para produzir posts melhores, mas também para aprimorar estratégias e otimizar resultados.

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3. Ajudar sua empresa a ser encontrada na internet

A melhor maneira de se destacar na internet é por meio da produção de conteúdo regular somada às táticas de SEO. Dessa forma, a sua página pode aparecer nas primeiras posições do Google. O resultado disso é um aumento significativo no tráfego do seu blog. Em consequência disso, você cria uma audiência fiel no seu canal e isso pode gerar, inclusive, novas parcerias. Assim, outros sites podem colocar links para o seu blog — e essa indicação é muito bem vista pelo mecanismo de busca. O Google prioriza os sites que oferecem uma boa experiência para o usuário. Sendo assim, se ele perceber que o seu blog está sendo indicado por outros domínios, o mecanismo vai entender que a sua página é de qualidade. Com isso, ela tem mais chances de conquistar posições melhores e atrair mais visitantes.

4. Facilitar o processo de venda

O marketing de conteúdo tem um poder extraordinário na geração de vendas. Mas atenção: para que isso aconteça, é preciso levar em consideração primeiramente a personaUm conteúdo de valor só é relevante se estiver de acordo com os principais objetivos e desafios do seu público. Caso contrário, o seu blog não vai gerar engajamento e, tampouco, vendas. Portanto, para auxiliar no processo de vendas, é essencial identificar claramente quem é a persona e, sobretudo, em qual fase da jornada de compra ela se encontra. Se um consumidor já está em busca de opções no mercado para fechar negócio e encontra um texto falando sobre um case de sucesso, isso pode influenciar e muito a sua decisão. 

Além disso, conteúdo mais abrangentes e que falam sobre a sua solução, mas não sobre sua empresa – os chamados conteúdos para topo de funil, funcionam para ir educado o cliente e preparando-o para o momento da compra. Um dos principais motivos que simplifica bastante o processo de atração de clientes é que quando o time comercial aborda os consumidores, eles já foram devidamente educados e a venda se torna mais fácil.

5. Gerar resultados contínuos

O sonho de qualquer negócio é gerar resultados recorrentes e a boa notícia é que isso é possível! O blog se transforma em um ativo da empresa e, ao contrário, dos veículos tradicionais, ele continua rendendo frutos de forma contínua. Ter um canal próprio é uma oportunidade, inclusive, de ouvir o seu público. Os comentários, por exemplo, são excelentes fontes para receber feedbacks sobre a sua página, retirar ideias para novos posts, etc. Dessa forma, é possível investir sempre no aprimoramento do seu blog para que ele se torne cada vez mais rentável. 

Sem dúvida, é preciso ter uma estratégia e investir em SEO, redes sociais, email marketing e outros canais. Em certo momento, se bem executada a estratégia, o canal se tornará uma máquina de conteúdos que gera visitas, leads e oportunidades de negócio de maneira constante.

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Conclusão

Apresentamos neste artigo as razões que devem motivar a criação de um blog como ferramenta de Marketing Digital. No entanto, para ter resultados expressivos, é preciso planejar e ter consistências nas ações. De nada adianta ter uma página sem antes estabelecer a periodicidade do conteúdo, o tema dos posts, as estratégias de divulgação, dentre outros elementos. Se você ainda não tem um blog, esse é o momento de criar o seu canal e gerar resultados incríveis!

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