24ago

Como criar um layout interessante para seu website

Por: José M. agosto 24, 2017

Uma das preocupações de quem está criando o seu projeto web, seja ele um site, um blog ou uma loja virtual é justamente a criação de um layout interessante e que tenha relação com a sua marca ou negócio. Um layout permite diversas possibilidades e cada elemento pode variar de acordo com o objetivo de cada projeto web. Porém, existem alguns atributos e padrões que devem ser considerados num layout, seja qual for o objetivo. Antes de partir para as dicas vamos conhecer um pouco mais sobre o que é e a importância do layout em projetos web, assim como o que devemos priorizar ou não em um site.

O que é um layout?

Um layout é a composição visual de um projeto web juntamente com o seu formato e a disposição de cada elemento numa página. De forma mais simples, o layout é o arranjo dos elementos como logos, colunas, menus, área de textos e assim por diante. Um layout bem elaborado facilita a navegação do usuário e com isso é possível reter mais audiência, por isso capriche e se atente às dicas que mostraremos a seguir.

A importância do layout

O layout de um site ou blog é responsável por gerar impacto tanto positivo ou negativo e conquistar a atenção dos usuários. O bom layout cria uma comunicação agradável e proporciona assim maior conversão e interação por parte dos usuários e clientes. Outro ponto importante a considerar é que o layout deve ser condizente com o conteúdo e com a proposta da empresa ou marca. Isso inclui cores, imagens, ilustrações e até mesmo as fontes usadas em todo o projeto.

layout-weblink

Faça benchmarking

Antes de criar o seu layout é importante fazer um benchmarking que nada mais é do que uma análise dos principais players ou concorrentes do mercado. Ao fazer essa análise é possível identificar as práticas de design mais atuais e absorver o que há de melhor em termos de conceitos, programas, modelos e outros atributos. O benchmarking também é indicado em casos de segmentos de negócios muito concorridos para analisar o que outras empresas não estão praticando e assim criar alguma inovação.

Crie um Wireframe

Um Wireframe nada mais é do que um rascunho ou o “esqueleto” que demonstra a estrutura final de um projeto. Num Wireframe é possível distribuir e entender os elementos que irão compor cada página de forma objetiva. Essa ferramenta serve para ajudar a “nortear” o trabalho do desenvolvedor no que se refere ao entendimento de cada detalhe e exigência do cliente. Com um Wireframe fica mais fácil de saber como um projeto ficará ao seu final e também facilita os processos de desenvolvimento em caso de extensão do mesmo.

Tenha um padrão visual

Criar um padrão visual é uma das primeiras preocupações que deve ser ponderada ao criar o seu layout. Quando falamos em padrão, estamos nos referindo à concordância e harmonia entre os atributos dos elementos que compõem um projeto. De forma bem simples e mais objetiva, não “misture as coisas” quando o assunto é identidade visual. Não use fontes diferentes em cada página. Não crie páginas com cores diferentes ou use uma cor para cada link do menu. Esse padrão visual serve para gerar identificação rápida na mente do consumidor e com isso a marca e a empresa também gera mais segurança, pois o usuário sabe que está navegando em um canal oficial.

padrão-layout-weblink

Navegação descomplicada

Ainda assim, no Wireframe é possível também identificar os principais fatores que contribuem para uma boa usabilidade e criar um projeto com uma navegação descomplicado. Um bom layout deve proporcionar uma experiência de navegação sem complicações e com propósitos bem objetivos. Ao criar links e botões evite linkar diversas páginas e fazer com que os usuários fiquem navegando até encontrarem o que deseja. Seja prático, seja direto! Vá direto ao assunto e não faça rodeios para explicar os benefícios do seu produto ou serviço. Seu site ficará mais leve, mais objetivo e certamente trará mais resultados para o seu negócio.

Cuidado com o espaçamento

O espaçamento é importante para manter mais harmonia e organização entre os elementos da página. Além disso, o espaçamento pode servir para aumentar a legibilidade de diferentes conteúdos. O espaçamento também deve servir para ajudar na hierarquia das informações, dando destaque para blocos de conteúdos que tenham relação entre si. Desta forma, o espaçamento é um atributo que deve trazer organização ao layout sendo ele uma “fronteira” entre todos os elementos e conteúdos de uma página web.  

Não exagere no conteúdo

Por mais que o conteúdo seja extremamente importante em um site e nas estratégias de marketing digital, não é indicado exagerar na sua composição num site institucional. Textos ou descrições muito longas acabam tendo o efeito dispersivo, pois os usuários podem se desanimar só mesmo de verem a extensão do conteúdo. Por isso, ao criar o seu layout tenha em mente que cada espaço deve ser pensado para comportar cada tipo de conteúdo, não apenas para o texto. Ao criar grandes blocos de texto você torna o seu layout enfadonho e cansativo, lembrando que na web o usuário tende a ler menos e procurar apenas informações específicas com uma leitura rasa.

conteúdo-layout-weblink

Evite variações de fontes

Jamais cometa esse erro! Usar fontes e efeitos diferentes em cada página é um grande erro e empobrece o seu layout. Assim como acontece com a harmonização entre cores, o uso incoerente de fontes pode causar uma má experiência ao usuário. Por isso, ao criar um layout tenha em mente que a fonte deve ser padronizada e ter relação com o projeto. Dessa forma, a importância da criação de uma identidade visual é muito importante para que esse tipo de erro não ocorra e para que o seu site não se transforme num projeto “diferentão” para não se dizer, amador.

Harmonize as cores e evite combinações gritantes

As cores são elementos fundamentais em um layout e são responsáveis por gerar identificação e harmonia entre os outros elementos da página. Por isso, ao criar o seu layout preste atenção nas cores e evite opções gritantes ou que não tenham harmonia entre si. Para desenvolver um projeto mais profissional é indicado pesquisar um pouco sobre a Psicologia das Cores e o que cada uma simboliza, tanto na área de design quanto em aspectos emocionais. Por outro lado, cores gritantes atrapalham a legibilidade de outros elementos e gera a impressão de falta de profissionalismo, o que reflete negativamente nos resultados e na reputação de uma empresa ou marca.

Imagens com boa resolução

Layout interessante com imagens de baixa qualidade não combina de jeito nenhum. Depois de criar o seu layout ideal selecione imagens profissionais e de boa qualidade. Além disso, não basta apenas investir em imagens bonitas e com boa resolução, mas sim que tenham sentido e se aproximem ao conceito do seu negócio. As imagens também servem para reforçar a ideia e a mensagem que uma empresa ou marca deseja transmitir. Por outro lado é importante ter cuidado com bancos de imagens que apresentam apenas fotos de pessoas estrangeiras e numa realidade bem diferente do seu público-alvo.

Seja objetivo no seu layout

Ser objetivo é ir direto ao ponto e alinhar a comunicação visual da sua empresa com os propósitos estratégicos. Planejar o seu site tendo em mente o objetivo central do negócio é a forma mais fácil de direcionar os esforços e gerar maior retorno com o projeto. As chamadas para ação ou os famosos call to action são elementos que exemplificam esses objetivos num site. Botões de “Clique aqui”, “Faça seu cadastro”, “Entre em contato” e outras chamadas servem para direcionar os usuários a cumprirem o objetivo que foi proposto no planejamento estratégico. Por isso, procure não “bombardear” o usuário com chamadas diferentes e defina com exatidão o seu objetivo, e, se possível, deixe-o claro logo na primeira página do seu site.

objetividade-layout-weblink

Pense seriamente na usabilidade

A usabilidade em projetos web se refere à facilidade que um usuário tem para utilizar, navegar e interagir com os elementos de um site. Ela é responsável por gerar satisfação nos usuários e clientes por meio de práticas que facilitam a vida dos mesmos. Sendo assim, pensar na usabilidade é a melhor forma de eliminar as falhas anteriores que citamos. Ao criar um layout pautado em uma boa navegação e com harmonia entre todos os elementos, a usabilidade deve ocorrer “naturalmente”. Para criar um site com maiores chances de sucesso é preciso então pensar na usabilidade desde o início do seu projeto, levando em consideração o que pode ser melhor para o usuário.

Conclusão

Como vimos, para criar um layout interessante é preciso levar em conta diversos fatores como:

  • a identidade visual;
  • a navegação;
  • a identidade visual;
  • a usabilidade;
  • o espaçamento

e outros atributos importantes para a boa experiência do usuário. Por fim, não tenha pressa em planejar o seu layout e analise todos os fatores necessários aqui mencionados e outros que também julgue importante, pois um usuário satisfeito tem mais chances de se tornar um cliente.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/blog/como-criar-um-layout-interessante/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *