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Como se conectar com o seu público na Internet

Por: José M. agosto 10, 2017

Um dos fatores de sucesso de uma marca ou empresa é conseguir se conectar com seu público de forma efetiva. A interação com clientes e usuários é uma forma de manter a marca sempre em evidência e na mente do consumidor.

Não é a toa que desde o  surgimento da ciência do marketing, praticamente todas as empresas despendem grandes receitas em ações de Propaganda e outras atividades que tem o objetivo de tornar uma marca mais memorável.  O artigo de hoje traz algumas dicas e informações relevantes para você se conectar com seu público de verdade e aumentar a audiência da sua marca na Internet.

Conheça seu público

Essa afirmação já soa um tanto como um clichê, mas conhecer o seu público não é nenhuma novidade no mundo dos negócios e deve ser algo primordial para quem deseja estabelecer uma comunicação que realmente apresente resultados.

Conhecer o seu público é ir além de saber atributos como gênero, idade, localidade e outras características básicas que já conhecemos.

Conhecer o seu público de verdade é saber, além dos seus atributos básicos, quais são suas aspirações, suas objeções, seus medos, seus hobbies, seu programas preferidos e assim por diante. A melhor forma de conseguir isso é pesquisando a fundo os seus clientes por meio de questionários, pesquisas em grupo e estudos de comportamento de consumo.

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Identifique quais redes sociais o seu público usa

Ainda na parte de “conhecer o seu público” não podemos deixar de citar a segmentação de mercado voltada às redes sociais. Isso é importante pelo fato dos usuários atualmente estarem literalmente “grudados” nas redes sociais.

Esse diagnóstico é importante para otimizar os esforços e investir nos canais certos e não perder tempo com outros que não são interessantes para o seu negócio.

Já parou pra pensar que parte do seu público pode preferir o Instagram ao invés do Twitter? Mas para saber essas informações é preciso fazer análises frequentes e acompanhar o comportamento dos usuários e clientes.

Tenha uma estratégia nas redes sociais

Depois de conhecer efetivamente o seu público e saber quais redes sociais as pessoas mais usam é preciso criar uma estratégia para se conectar com o público efetivamente.

Essa estratégia pode ser o detalhamento das ações que serão feitas bem como as ferramentas, os formatos, os dias e até mesmo o horário.  Em geral, ter uma estratégia nas redes sociais, por mais simples que ela seja, ajuda a direcionar as ações de marketing e a mensurar o que pode ou não estar agradando o seu público.  

Por outro lado, uma estratégia bem planejada e direcionada pode ir além da simples interação e gerar negócios reais por meio das redes sociais. E essa é a preocupação que deveria nortear qualquer estratégia.

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Saiba separar as coisas: perfil corporativo e perfil pessoal

Um dos grandes erros cometidos por empresas e profissionais inexperientes nas redes sociais é “misturar as coisas” não separando o perfil corporativo do perfil pessoal.

Essa desorganização pode soar um tanto amadora e passar a imagem de falta de profissionalismo por parte da marca ou empresa, pois o perfil pessoal, como o nome próprio sugere, serve para tratar de assuntos pessoais e não de empresas. Para evitar esse tipo de amadorismo e “confusão” é aconselhável criar uma página ao invés de perfil quando se trata de marcas e empresas.

Fale a linguagem do seu público

Chegamos num ponto onde você irá entender o porquê de todas as etapas anteriores. Conhecer o seu público (de verdade), identificar as redes sociais que mais são usadas por ele e ter uma estratégia sólida é fundamental para você “falar a linguagem” certa. Desta forma, falar a mesma linguagem que o seu público (agora já conhecido) é a melhor forma de se conectar com ele e estabelecer uma comunicação mais próxima com as pessoas. Com isso, você pode perceber que passou muito tempo direcionando esforços desnecessários e falando para pessoas erradas e que não têm interesse na sua marca.

Dirija esforços para onde o seu público está

Com o que já mencionamos anteriormente, nada adianta direcionar esforços para um público que não está interessado ou não tem o perfil indicado que a sua marca ou empresa pretende atingir. Se você trabalha com uma linguagem mais informal e descontraída, vale apostar no Facebook. Se a sua marca tem um apelo mais visual, vale mais a pena apostar no Instagram ou até mesmo o Pinterest. Por outro lado se a sua marca tem um posicionamento mais sério e formal, vale apostar com certeza no Linkedin, uma rede social mais voltada à vida e assuntos profissionais.

Invista em conteúdo convergente

Com tudo já planejado é hora de colocar a teoria em prática. Transformar tudo isso em conteúdo que converse e converta os usuários em clientes ou seguidores das marcas. Mas o que seria um conteúdo convergente?

Basicamente um conteúdo convergente é aquele que atinge o seu objetivo, seja ele qual for: engajamento, publicidade, vendas ou interação. No entanto, para um conteúdo ser convergente é preciso ser bem elaborado e fazer sentido com o que o seu público procura. E para fazer sentido é preciso passar por todas essas etapas que já citamos.

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Tenha um blog atrativo

Poucas coisas na web são tão efetivas para se comunicar com um determinado público do que um blog.

Manter um blog corporativo é ter um canal oficial para divulgar e propagar a essência da marca ou empresa de forma independente. Mas na prática tudo isso pode não ser tão sensacional assim, tendo em vista a falta de planejamento e estratégias para gerar conteúdo atrativo. Além do conteúdo em si, trabalhar o design também é importante para gerar um impacto visual positivo e condizente com os propósitos da marca, afinal conteúdo bom em um design mal elaborado pode pôr em dúvidas a credibilidade de uma marca.

Dessa forma, um blog atrativo é aquele que une a importância do bom conteúdo e a beleza e harmonia do bom design.

Interaja de verdade com seu público

Seguindo uma linha lógica, você deve refletir sobre um dos principais objetivos ao gerar conteúdo relevante em seu blog. Logicamente esse objetivo é gerar audiência e dessa audiência surgir alguma interação.

A interação é o termômetro que mostra o quão um conteúdo gerou impacto positivo ou negativo nas pessoas e também é uma forma de manter o relacionamento com os atuais e com os futuros clientes. Por outro lado, essa interação deve ser espontânea e ocorrer primordialmente por conta do próprio usuário, embora as marcas e empresas tenham o dever de estimular o diálogo para então acontecer a conexão com seu público.

Crie testemunhais ou depoimentos sobre sua empresa ou produto

Depoimentos e testemunhais são formas excelentes de divulgar provas sociais sobre uma empresa ou marca, porém essas “declarações” devem ser verdadeiras e autênticas. Uma das formas de usar essas informações é por meio de vídeos ou depoimentos, mas conseguir isso de forma espontânea de um cliente pode ser um tanto difícil, mas não impossível.  Em geral, depoimentos ou testemunhais podem ser conseguidos nos SACs das empresas, por meio das redes sociais (novamente a importância em gerar interação) ou por outros canais de comunicação como e-mails e telefone.

Preste atendimento humanizado

Ainda citando a questão do atendimento, vamos entrar um pouco na parte mais humana de uma marca. Embora muitas empresas procurem automatizar o seu atendimento, a humanização do contato e do relacionamento é extremamente importante para se conectar com o público.

Por mais que se criem novas tecnologias como os famosos e atuais chatbots (robôs de atendimento) as pessoas e os consumidores ainda esperam ter as suas necessidades atendidas de forma real.

Na era da informação é inadmissível um cliente esperar horas para receber uma resposta, quando na pior hipótese, esperam-se dias. Por isso fique atento a essas questões e como está sendo feito o atendimento da sua empresa ou marca.

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Absorva bons feedbacks

Uma empresa que não ouve seus clientes, não interage, e por conta disso, não consegue absorver bons feedbacks. Alguns clientes podem trazer soluções e até mesmo falhas que uma empresa inteira ainda não percebeu sobre um produto ou processo.

Absorver esses feedbacks pode ser uma grande chance de aprimorar ou melhorar um produto ou até mesmo toda uma área da empresa. Além disso, a interação gerada com os feedbacks é mais uma forma de se conectar com seu público e gerar mais proximidade com a marca.

No entanto, para conseguir esse nível de interação a empresa precisa ter muita maturidade em seus processos para saber conduzir essas mudanças de forma realmente efetiva e proveitosa.

Conclusão

Conectar-se com seu público é uma tarefa que exige planejamento e ações pontuais e não deve ser tratada como uma mera produção de  informações dispersas e sem propósitos. O uso das redes sociais como forma de comunicação estratégica pode estreitar ainda mais o relacionamento entre uma marca e os consumidores e com isso gerar mais negócios.

Parece trabalhoso e difícil de conseguir, mas com o tempo você verá que para atingir bons resultados, não há outra forma a não ser se conectar de verdade com o seu público.

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