23jan

Veja algumas dicas para construir o seu blog de sucesso

Por: José M. janeiro 23, 2018

Como já sabemos, os blogs se consagraram como uma ferramenta excepcional em qualquer estratégia de Marketing Digital. Por conta disso, grandes empresas e marcas veem no blog uma alternativa para gerar novos negócios e relacionamento com seus públicos.

Mas o que muitos se questionam é: como ter um blog de sucesso? A resposta vai depender muito sobre o que cada um pensa sobre o que é ter sucesso. Neste artigo você vai ver dicas especiais sobre como ter, e quais são os principais fatores de sucesso mais considerados em um blog. Tome nota e continue com a gente!

Por que o blog é tão importante no Marketing Digital?

O blog é responsável por construir e formar a audiência de uma marca ou empresa (isso se usado de forma correta). É por meio dele que as ideias e os valores são propagados ao mercado. Além disso, o blog cria relacionamento fazendo com que uma determinada marca se torne referência em seu segmento por meio dos conteúdos nele publicado.

Mas o principal benefício de um blog é que ele pode se tornar uma “máquina” infinita de leads e vendas, levando em consideração que uma vez publicado, um conteúdo se torna “eterno” na web. O conteúdo do seu blog (se bem produzido) faz com que sua empresa fique bem posicionada nas buscas e ao se tornar encontrável, você obtém novas possibilidades de negócios a um custo zero.

Por que criar um blog?

Basicamente, um blog é como um site, porém, mais compacto e com o objetivo específico: criar publicações e conteúdo. Mesmo se você não tem uma empresa, um blog pode ser uma forma de publicar suas ideias, um passatempo ou até mesmo um meio de ganhar dinheiro na Internet.

Atualmente, qualquer pessoa com acesso à Internet pode criar um blog e se você domina muito bem algum assunto ou detém conhecimentos em alguma área em especial, bingo. Transmitir uma mensagem positiva ou relevante é um dos principais motivos de se criar um blog, mas, além disso, empresas e marcas usam o blog com finalidades mercadológicas.

Como criar um blog

Criar um blog é uma tarefa extremamente fácil, mesmo para quem não tem muito conhecimento com tecnologias digitais ou desenvolvimento web. Para criar um blog, primeiramente você deve escolher alguma plataforma ou programa específico, (veremos a seguir) depois escolher um tema, configurá-lo como desejar e começar a publicar. De forma geral, assim é o processo de criação de blog na maioria das plataformas disponíveis na web. Logo mais veremos quais são essas plataformas e suas principais características.

Analisando a plataforma que será usada para construir seu blog de sucesso

Atualmente, existem inúmeras opções para quem deseja criar um blog, e muitas delas estão disponíveis de forma gratuita. Além de não gastar nada, são extremamente fáceis de serem utilizadas. Abaixo vamos conhecer sucintamente o que cada uma tem de melhor. Acompanhe!

WordPress.com

O WordPress é uma das plataformas de desenvolvimento web mais usada no mundo todo. Seu sucesso se dá pela facilidade de uso, pois mesmo os menos experientes podem usar a plataforma facilmente para criar blogs e sites simples.

Além disso, a plataforma é gratuita e os seus recursos podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada projeto. Porém, quem deseja algo mais profissional pode assinar um plano avançado e desfrutar de funcionalidades especiais.

*Atenção! O WordPress possui duas versões, uma versão auto-hospedada e outra onde o usuário pode instalar a plataforma diretamente em um servidor e configurá-la como desejar.

Saiba aqui quais as vantagens de usar o WordPress

weblink-blog

Blogger

O Blogger é uma das plataformas mais antigas e conhecidas no mundo dos blogs e pertence à família de produtos da Google. Uma plataforma extremamente fácil de ser usada (mais fácil que o WordPress) e muito simples de ser compreendida. Com ele você consegue (realmente) criar um blog em alguns minutos, apenas.

Além disso, no Blogger o usuário encontra diversos gadgets e widgets que ampliam o potencial da ferramenta e conferem funcionalidades sensacionais ao seu blog. Se você desejar, também pode adicionar um domínio personalizado ao seu projeto e torná-lo ainda mais profissional sem a extensão do blogspot.

Construtores de site

Este tipo de ferramenta também é extremamente fácil de ser utilizada e muito conhecida no mundo web. Para iniciantes ou totalmente leigos no assunto, os construtores de sites é uma das melhores opções.

Isso ocorre pela característica comum da maioria dos construtores que consiste apenas em “arrastar e soltar” os elementos desejados para compor o site. A Weblink disponibiliza esse tipo de ferramenta para os seus clientes. O Zyro é o construtor de site oficial que é oferecido aos nossos assinantes. Ele é fácil e muito simples de ser utilizado.

Conheça tudo sobre o Zyro aqui neste artigo

Quais os fatores de sucesso de um blog?

Agora vamos ao “cerne” da nossa temática e tentar entender os principais fatores de sucesso de um blog. Repetindo, tudo vai depender do que você espera e acredita ser a palavra: sucesso.

Essa subjetividade varia de cada pessoa, pois para alguém o sucesso do blog está atrelado à quantidade de tráfego gerado. Para outras pessoas, a quantidade de usuários cadastrados pode ser o fator de sucesso.

Num contexto mais corporativo, os leads que o blog gera é o principal fator de sucesso. E assim, cada um deve definir qual é o seu principal fator que irá avaliar e se focar nele. Vamos então analisar esses fatores bem de perto?

Audiência

Ter um grande número de pessoas que acompanham o seu blog é um dos fatores e objetivos da maioria dos criadores e administradores de blogs. A audiência sem dúvida é o que irá fazer o blog ter um significado real para o negócio e também servirá como um termômetro que indicará se a ideia está atingindo o público.

Tráfego

Conquistar uma boa audiência resulta em outro grande fator de um blog de sucesso. E para conseguir isso é preciso gerar tráfego constante. Gerar tráfego depende do que você faz no seu blog e principalmente da qualidade do conteúdo que você ou sua empresa produz. Sem tráfego, o seu site perde audiência e acaba perdendo o interesse.

Leads gerados

Neste ponto podemos dizer que o blog realmente está tendo sucesso, pois o grande objetivo foi atingido com sucesso (pelo menos para blogs corporativos ou quem visam ganhar dinheiro na Internet). Um lead gerado é o que a maioria dos criadores de blogs espera conseguir, pois quanto mais interesse, maiores são as chances de novos negócios acontecerem.

blog-weblink

Conversação e interação

Se a geração de lead não for o foco principal da sua estratégia ou se o seu blog foi criado apenas com a finalidade de entretenimento, a interação pode ser um fator de sucesso. A interação também gera conversação e a partir daí podemos dizer que o objetivo foi atingido. Para muitos, o debate e o buzz gerado no blog é o suficiente para ter a sensação de “dever cumprido”.

Como planejar o seu blog de sucesso

Como tudo na área de negócios e comunicação: é preciso planejamento! Com um blog não poderia ser diferente. Logo abaixo vamos ver como você pode guiar a sua estratégia para iniciar o seu blog de sucesso.

Tenha um objetivo claro e bem definido

Saiba exatamente do que você irá falar e o que você pretende com o blog. Entretenimento? Conscientização sobre algo? Ganhar dinheiro na Internet? O que realmente você deseja com o blog? Sem esse objetivo claro, você corre o risco de ter um “cemitério virtual” ao invés de um blog.

Planeje o seu conteúdo

Depois de definir o seu objetivo, foque-se no conteúdo que irá publicar. Defina os temas ou assuntos e também a periodicidade. Vai ser somente texto? Ou vai ser vídeo ou fotos? Como irá criar tudo isso? Vai fazer tudo sozinho?

Veja aqui como escrever conteúdos impecáveis

Pense na periodicidade e frequência

Você tem tempo de publicar todos os dias? Ou vai publicar algumas vezes por semana? A sua audiência acaba criando hábito de visitar o seu blog e se você não definir uma frequência de postagens é possível que eles abandonem o seu blog por não saberem quando terá conteúdo novo.

Design bonito e simples

Ah! O design conta muito e precisa ser condizente com o seu conteúdo. Pense sempre na melhor harmonização dos elementos do seu blog e evite “inventar moda”. As pessoas gostam de algo simples e eficiente, por isso, opte por temas onde o design não se sobressaia sobre o conteúdo.

Converse com seu público, de verdade!

Todo o seu conteúdo deve ser pautado no que as pessoas procuram. Se receber um comentário, seja como um elogio ou crítica, seja sempre cortês e solícito. Os leitores esperam essa interação e a troca de ideias. Por isso, não tenha um blog apenas por ego. Interaja com os leitores e verá que ganhará bons admiradores.

blog-sucesso-weblink

Conclusão

Seja você um blogger ou uma empresa, vale muito a pena investir em um blog, mas para que ele tenha sucesso ou atinja os objetivos que você deseja é importante planejá-lo bem. Neste artigo nós vimos os vários fatores que podem contribuir para ter um blog de sucesso e que muito desses fatores não está apenas na tecnologia, mas sim em quem o conduz.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/blog/dicas-para-seu-blog-de-sucesso/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *