22jun
blogger weblink

Blogger: Saiba tudo sobre um dos CMS mais populares!

Por: Rafael H. junho 22, 2017

O Blogger é uma plataforma que vem ganhando cada vez mais adeptos para criar blogs. Por isso mesmo, que a cada dia oferece mais subsídios e recursos para tornar mais dinâmica a vida dos seus usuários.

A primeira questão relevante a ser pensada quando se pretende desenvolver um projeto de um site ou blog é a maneira como será criado e principalmente, gerido.

E é essa questão que discutiremos a seguir: aprenda a usar um dos CMS mais populares da internet, o Blogger.

blogger weblink 2

Primeiro: Mas o que é um CMS e Por que preciso de um?

Já parou para refletir em como é possível que tantas pessoas, totalmente leigas em programação, conseguem criar e administrar um blog ou site e até mesmo ganhar dinheiro com ele?

Realmente, o conhecimento em programação é restrito a poucos atualmente.

Porém, graças ao desenvolvimento tecnológico, hoje, existe um super ferramenta que permite a qualquer um ter seu próprio site e administrá-lo com facilidade: O CMS.

O CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, basicamente é uma ferramenta desenvolvida para fornecer ao criador e gerenciador do blog, uma interface intuitiva e prática.

Dessa forma, o indivíduo precisará apenas de se familiarizar com o CMS escolhido, ao invés de passar anos estudando linguagens de programação.

Com os recursos do CMS e, algumas vezes, o auxílio de ferramentas chamadas de plug-ins, é possível construir e gerenciar uma estrutura completa.

Variando desde plataformas de blogs para compartilhamento de textos, vídeos e infoprodutos, às estruturas de sites complexos como lojas de e-commerce ou outros.

cms-weblink

Então, por que usar um CMS?

Como já ficou bem claro, para baratear e facilitar o processo de desenvolvimento e principalmente gerenciamento do site.

Damos ênfase ao gerenciamento, pois, ninguém melhor que você para administrar seu site. Você até poderia contratar alguém para desenvolver um, mas administrar um site exige muito conhecimento do produto.

Ninguém, mais que você, conhece seu produto. Seja ele, textos ou bens de consumo.

Saiba tudo sobre o Blogger: O CMS gratuito e Intuitivo da Google.

É quase impossível que você nunca tenha lido ou ouvido falar no termo “blogspot.com

Então, este é o identificador de um site/blog que está vinculado ao CMS Blogger.

A ferramenta foi desenvolvida através da parceria entre Evan Williams e Meg Hourihan ainda na década de 1990, por meio da empresa Pyra Labs.

Sendo disponibilizado para o público em agosto de 1999, a marca foi responsável por difundir ao mundo a possibilidade e o hábito da criação de site pessoal.

Além de certamente, ter contribuído muito para a difusão internacional da geração de e-commerce.

Anos mais tarde a empresa fundadora do Blogger foi vendida para a Google. Fator chave para a disseminação exponencial do Blogger, uma vez que a Google já era uma gigante do mundo virtual.

Entenda características do Blogger!

É importante saber que o Blogger é muito popular, o que significa que possui uma série de vantagens para quem decide usar este CMS.

É gratuito! Essa é primeira coisa que dever ser observada. A não ser que deseje ter um domínio próprio, é possível possuir um site legal sem pagar nada.

É muito fácil de usar! A interface de edição possui várias ferramentas e todas elas são fáceis de usar, intuitivas e interativas. Permitindo que você edite textos, páginas e design de maneira prática.

A facilidade de usar está relacionada à falta de necessidade de conhecimento em programação ou plug-ins complexos.

Possui inúmeros templates! O Blogger disponibiliza ao usuários templates gratuitos para facilitar a idealização da estrutura e design de todo o site.

Os modelos são escolhidos de acordo com o perfil da página e devem estar em formato próprio para Blogger.

Integração com os recursos Google:

O ponto muito positivo, está na integração com as várias ferramentas da Google. Fator que gera um grande conforto aos usuários.

Dentre as ferramentas principais, podemos citar:

  • Google Adwords e Adsense: ferramentas utilizadas para financiar atividades da Google através de comerciais de patrocinadores.

É interessante, uma vez que que pode te ajudar a ganhar dinheiro com seu site ou blog.

  • Google Analitycs: recurso da Google que te fornece várias estatísticas de visitas, é ótima para ajudar a avaliar o alcance e rendimento do seu site ao longo do tempo.
  • Além de vínculos com plataformas de entretenimento como YouTube, gerenciamento como Webmasters e Redes Sociais.

weblink social network

O Blogger permite otimização da plataforma com uso de plugins:

Muitos programadores, além de desenvolver o CMS, também disponibiliza para você os plugins, ferramentas que inovam recursos específicos em seu site.

Como todo CMS, o Blogger também possui suas limitações…

Para construção de lojas virtuais e e-commerce complexos este CMS não é indicado.

Conclusão

Esperamos que após toda esta descrição você possa iniciar seu projeto com segurança e confiabilidade.

Lembre-se que, para uma pessoa sem formação em programação, existem os CMS’s que vão facilitar sua vida e baratear consideravelmente os custos.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/cms/blogger-saiba-tudo-sobre-um-dos-cms-mais-populares/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *