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aprenda como aumentar as vendas pela internet com ecommerce

8 Dicas de Como Aumentar as Vendas pela Internet com seu Negócio Online

Por: Andrei L. março 8, 2019

Qualquer usuário que tenha um site ou uma loja virtual em algum momento vai querer ver seu projeto crescendo e gerando lucros. Temos certeza que você se encaixa neste perfil. Sendo assim, hoje você vai aprender 8 dicas úteis de Como Aumentar as Vendas pela Internet com seu negócio online!

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1 – Definir Personas

Persona é representação fictícia dos seus clientes mais ideais. Ela têm características físicas, comportamentos, hábitos de consumo, gostos e preferências bem específicas dentro do nicho de atuação do seu negócio online.

Conhecer essas informações com precisão garante a oportunidade de planejar e executar uma estratégia de marketing digital focada em vendas online.

Para criar Personas, você pode usar o Google Analytics e/ou o Facebook Insights. As duas ferramentas combinam os dados dos perfis dos usuários em um único documento, criando um padrão de informações típicas entre todos eles.

Alguns dados dos seus clientes ideais que você pode conhecer são:

  • Características físicas;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Cidade onde mora;
  • Hábitos de consumo;
  • Hobbies;

O objetivo real de criar Personas é entender melhor as necessidades, dúvidas e problemas dos seus usuários. Assim, você pode oferecer as soluções exatas, como os produtos e serviços que você vende, mostrando claramente os benefícios de comprar no seu negócio.  

2 – Usar Técnicas de SEO  

Usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) significa otimizar páginas de um site ou loja virtual para que elas sejam encontradas mais facilmente através dos motores de busca.

O Google, por exemplo, é a ferramenta de pesquisa mais usada no mundo pelos usuários de internet. É nela que os usuários digitam suas dúvidas ou necessidades e buscam por possíveis soluções.

Uma página de produto ou serviço bem otimizada será mostrada como sugestão nos resultados de qualquer pesquisa feita. E é exatamente isso o que você quer para alcançar um público maior e conseguir vender cada vez mais.

Algumas dicas básicas de SEO que você deve usar são:

  • Escolher Palavras-chaves
    As palavras-chaves devem nortear a sua estratégia de SEO. Priorize termos com grande volume de busca e baixa dificuldade de ranqueamento para compor as páginas de produtos e serviços do seu ecommerce. Use ferramentas como Google Keyword Planner (grátis) e Ahrefs (pago) para pesquisar por essas palavras.  
  • Otimizar URL e Imagens
    Não subestime elementos básicos como a otimização da URL (o link final) e das imagens que você usar nas suas páginas. A recomendação para a URL é fazer algo curto, objetivo e que encaixe com a intenção do conteúdo da página em questão. Nas imagens, preencha a tag ALT com a descrição do que a imagem mostra, usando também a palavra-chave escolhida.
  • Conquistar Backlinks
    Backlinks são links externos que outros domínios na internet apontando para o seu site. Quando isso acontece, quer dizer que outro site considerou sua página de qualidade para ser merecedora de uma referência. Quanto mais backlinks tiver, mais autoridade e referência seu ecommerce ou site vai ter. O resultado é que ele vai subir ainda mais nas posições de resultado nos buscadores.
  • Tempo de Carregamento das Páginas
    Ninguém gosta de perder tempo na internet. Seja acessando um site ou uma página de produto, você precisa se certificar que o seu domínio carregue rapidamente em qualquer ocasião. Afinal, você não quer que seus visitantes procurem soluções em outros sites, pois seu objetivo é conseguir vender sempre mais na internet.

experiência do usuário (ux) no ecommerce

3 – Entender a Experiência do Usuário

Experiência do Usuário (UX, de User Experience) significa que você vai facilitar a dinâmica de usabilidade e a forma como ele interage com seu site ou loja virtual em todo o processo de navegação e de compra.

A ideia é desenvolver ou criar páginas interativas, responsivas e objetivas, garantindo que seu cliente em potencial continue navegando pelo seu domínio por mais tempo e sem dificuldades. E, com isso, ele seja incentivado a fazer uma compra.

Alguns elementos que você deve prestar atenção para ter um negócio otimizado para UX são:

  • Usabilidade de Navegação
    É a hora de pensar na arquitetura da interface de navegação do seu projeto online. As páginas devem ser intuitivas, interativas e ter equilíbrio entre estética e informação de conteúdo. É recomendado priorizar a organização e a coerência, sem abarrotar com textos longos, frases de efeito ou imagens agressivas e pouco comunicativas.   
  • Textos que Convertem
    É o momento que você tem para encantar e convencer um visitante a se tornar um cliente fiel. Seja direto, objetivo e mostre suas soluções com textos atraentes que  apresentem as características do que você realmente oferece. Jamais minta, evite termos rebuscados, enfadonhos e muito menos clichês.
  • Design Atraente e Responsivo
    A parte visual do seu negócio na internet é tão crucial quanto o conteúdo escrito. Pense num estilo de design que combine com a proposta do que você comercializa. Ele deve alia a aparência com as etapas de compra que o usuário deve percorrer. O ideal é ter um equilíbrio de cores, linhas e elementos gráficos que transmitam uma sensação agradável na comunicação  da página. Fora isso, certifique-se de que seu site seja responsivo, ou seja, abra em qualquer tamanho de tela ou dispositivo.    

4 – Ter um Blog com Conteúdos de Qualidade

Ter um blog no seu site ou loja virtual é uma oportunidade única de atrair visitantes e compradores em potencial.

Ainda mais se você também aplicar algumas das técnicas de SEO mostradas acima nos textos que escrever e publicar.  

Pense no blog como uma plataforma para mostrar sua autoridade de conhecimento e referência como um especialista no seu segmento de ação.

É assim que você fortalece a importância da sua marca e sua qualidade como vendedor que sabe o que comercializa.

Alguns dos benefícios mais imediatos de ter um blog são:

  • Posicionamento nos Buscadores
    Para conseguir vender, você vai querer aparecer nas melhores posições dos buscadores. Sendo assim, trabalhar no SEO das suas páginas e conteúdos faz com que seus negócio seja impulsionado para posições ainda melhores. Faça a otimização necessária, com base na definição de palavras-chaves, e comece a lucrar.  
  • Atrair Mais Visitantes
    Uma vez que já esteja melhorando o posicionamento da sua marca no Google, os visitantes vão naturalmente encontrar seu projeto online. E, o mais legal de tudo, de forma orgânica. Ou seja, sem a necessidade de investir em publicidade ou anúncios. Ter mais visitantes significa maior tráfego e maiores são chances de vender mais pela internet.
  • Engajar com a Audiência
    Um blog também serve para desenvolver um diálogo mais aprofundado com a sua audiência. Seus visitantes e clientes, na verdade, são parte de uma comunidade que quer receber cada vez mais informação e conteúdo de qualidade para aprender coisas novas e resolver problemas. A seção de comentários entra aqui como uma ferramenta para manter esse contato mais pessoal.   

E, por conteúdo de qualidade, entenda como textos, tutoriais e guias que informam, ensinam, ajudam e guiam os visitantes ou clientes já estabelecidos a entenderem mais sobre algum assunto, produto ou serviço ou, ainda, a resolver um problema específico.  

Só se certifique que estes conteúdos sejam originais. Ou seja, não copiados de qualquer outro site. Você até pode pescar inspiração de outros conteúdos, mas é sempre possível colocar suas informações com uma angulação diferenciada e com um jeito próprio de escrever.    

DICA: Aprimore sua escrita com estas 10 dicas de Como Escrever Melhor e publique conteúdos incríveis!

5 – Oferecer Benefícios Exclusivos

Visitantes e clientes, sejam de lojas físicas ou virtuais, simplesmente adoram receber benefícios.

Além de ser uma forma de estímulo em continuar navegando pela página ou retornar numa visita futura, essa prática cria uma espécie de vínculo pela expectativa gerada.

Por conta disso, certifique-se de oferecer algum tipo de benefício exclusivo para seus consumidores.

Algumas das ideias que você pode usar para fortalecer ainda mais o relacionamento com seus clientes são:

  • Promoções;
  • E-books;
  • Webinários;
  • Minicursos online;
  • Testes temporários de produtos e serviços.

usar newsletter no seu ecommerce para aumentar as vendas online

6 – Usar um Sistema de Newsletters

Newsletters são informativos digitais que você envia para sua base clientes.

Elas informam novidades sobre a empresa, atualizações em promoções, novos recursos adicionados a produtos ou serviços e até mesmo replicam os conteúdos de maior destaque.

Usar newsletters para aumentar suas vendas online abre a oportunidade de enviar links estratégicos.

Esses links podem apontar para páginas específicas de produtos que você quer ou precisa vender. Ou mesmo para conteúdos com botões de compra posicionados em locais específicos.

O ideal é que estes links apareçam inseridos na newsletter de forma natural, sem transmitir uma sensação de que estão ali apenas para a venda compulsória.

Por isso, capriche no texto do documento para gerar envolvimento, conversar com o leitor e guiá-lo de volta para o seu site.

Para ter um sistema de newsletters no seu negócio online, você precisa criar um formulário de inscrição.

Isso pode ser feito com um plugin no WordPress. Ou por comandos HTML, caso você saiba usar esta linguagem de páginas.       

7 – Usar Pop-ups para Evitar Fugas

Pop-ups são janelas ou blocos de mensagens que aparecem em qualquer site da internet.

Eles servem para reter a atenção do usuário sobre novidades na página, fazer lembretes de promoções em andamento e até mesmo para agradecer ao usuário pela visita.

Pop-ups podem ajudar seu ecommerce a vender mais pela internet. Só que você precisa usá-los de forma apropriada.

É recomendado não exagerar na quantidade, não interferir na experiência de navegação do usuário com aparições invasivas e nem atrasar o processo de compra dele.  

Algumas ações que você pode fazer com pop-ups são:

  • Oferecer Cupons de Desconto
    Qualquer cliente gosta de promoções. E oferecer cupons de desconto para os primeiros visitantes ou clientes fiéis é uma forma de incentivá-los a fazer uma compra. Na mensagem, coloque a porcentagem do desconto em relação ao valor original e o prazo de validade.  
  • Retenção no Carrinho de Compras
    Imagine uma situação em que o cliente percorreu a jornada de compra. E, na hora da confirmação, abandonou o carrinho de compras. O pop-up surge como uma última tentativa de convencimento. Use informações exclusivas com gatilhos do porquê ele deve comprar, mostrando os benefícios do serviço ou produto. Ou, ainda, vantagens adicionais, como frete grátis ou um sistema de atendimento online.
  • Cadastros de Email
    Além dos formulários já citados antes, essa é uma das formas que você pode usar para conseguir os emails de visitantes e clientes. É assim que você consegue replicar sua estratégia de newsletters, enviando conteúdos extras, informando sobre promoções e até novidades de produtos e serviços no seu negócio online.  
  • Promover Conteúdos e Serviços
    Com pop-ups, você pode usar fazer recomendações de conteúdos úteis e ricos sobre produtos de destaque na página. Essa é uma forma de linkar, por exemplo uma página de venda de um produto com um conteúdo que ensina como usá-lo, mostrando o passo a passo de como instalar um recurso e configurar uma ferramenta.     


DICA: Quer ter um sistema de pop-ups no seu site WordPress? É só instalar um Plugin de Pop-up e começar a aplicar sua estratégia de mensagens!

8 – Estar nas Redes Sociais

Qualquer negócio online que queira se destacar na internet precisa estar nas redes sociais. Elas são uma plataforma que recebem cada vez mais usuários, aumentando suas chances de receber mais tráfego e, consequentemente, conseguir vender mais.

É recomendado que você crie contas empresariais do seu site ou ecommerce em redes como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Elas são as mais populares, também permitindo criar páginas personalizadas e usar ferramentas que analisam o comportamento dos seus usuários.

Outras vantagens de estar nas redes sociais são:

  • Engajamento com Público
    Redes sociais são uma forma de contato diário para com os seus visitantes e clientes. É possível responder a comentários, ajudar com soluções e interagir sobre assuntos diversos. O espaço é gratuito e os usuários começam a se sentir engajados, criando um relacionamento saudável com o seu negócio na internet.
  • Comunidade Participativa
    Os usuários que começarem a seguir seu site ou loja virtual nas redes sociais podem criar comunidades específicas sobre algum produto e serviço. Isso cria uma rotatividade de acessos e de debates sobre assuntos entre usuários que ajudam uns aos outros. É uma prática que fortalece a importância da sua marca e pode ajudar a aumentar suas pelas online
  • Campanhas de Marketing
    As redes sociais possuem ferramentas que medem dados como tráfego, taxas de conversão e índices de investimentos. Assim, você consegue descobrir quais os resultados mais efetivos feitos em campanhas de marketing segmentadas, avaliando qual página, produto ou serviço gerou mais interesse nos usuários.
  • Divulgar Conteúdos e Serviços
    A cada novo conteúdo que publicar ou serviços e produtos que você oferecer, pode usar as redes sociais para atrair mais tráfego para essas páginas. Com isso, você potencializa as oportunidades de conversão. E ainda abre caminho para que outros usuários curtam e compartilhem para outros contatos estas mesmas páginas nas suas próprias redes sociais.  

Conclusão

Não existe muito segredo em saber como aumentar as vendas pela internet com seu site ou loja virtual. O básico do processo você acabou de conhecer com as dicas acima. Agora, é continuar trabalhando na execução e aprimoramento delas.

Todas são importantes. Mas priorize a otimização de páginas com SEO, incluindo produtos e serviços que você comercializa para ver seu negócio decolar a médio prazo.

Fora isso, não subestime a eficácia dos conteúdos de qualidade, dos pop-ups e das redes sociais para expandir sua presença na internet. 

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