30abr
pessoa trabalhando em computador mexendo em ferramenta de email

Como Criar Email Com Domínio Próprio no Gmail

Por: Andrei L. abril 30, 2020

Essa é para você que quer fazer ou já tem um email personalizado da sua marca, mas que quer usar o Gmail como a principal ferramenta de envio e recebimento de mensagens eletrônicas. Neste conteúdo, você vai aprender a como criar email com domínio próprio no Gmail. É só continuar lendo e seguir os passos indicados. 

Por Que Ter um Domínio Personalizado com Gmail

É comum, em qualquer tipo de hospedagem de sites, o usuário receber um serviço de email no pacote contratado. Mas nem sempre esse sistema de email pode ser fácil de usar e tranquilo de configurar. É por isso que vale a pena usar o Gmail. 

O Gmail faz parte do GSuite, um pacote de aplicativos do Google que inclui, entre outras ferramentas, documentos de textos e planilhas, agenda online, armazenamento em nuvem e videoconferência online. Para aproveitar esses recursos, o plano mais barato sai por R$ 24/mês

Em compensação, apenas o plano de hospedagem de email na WebLink ai por R$ 3,85/mês. Dessa forma, você tem acesso a uma ferramenta poderosa de email profissional ao mesmo tempo em que tira proveito das facilidades do serviço de email do Gmail. 

Como Integrar Seu Email com Domínio Próprio no Gmail

Antes de criar um email com dominio personalizado no Gmail, você vai precisar criar um email profissional. Depois, será necessário coletar dados específicos para configurar sua nova conta de email. Siga os passos abaixo para completar estas duas etapas.

Coletar Dados dos Protocolos POP3 e SMTP

Para obter dados sobre os protocolos de email POP3 e SMTP, antes você precisa criar um email profissional com o domínio específico que você quer usar. Para tanto, siga este tutorial

Assim que tiver o email desejado, é hora de coletar os dados dos protocolos mencionados. Para isso, siga os passos abaixo. Todos eles estão relacionados ao painel de controle hPanel da WebLink.

  1. Na seção Emails, clique na opção Contas de Email.
    opção de contas de email no hpanel
  2. É nesta tela que você obtém a informação de hostname e números de portas dos protocolos POP3 e SMTP.
    detalhes de email e portas de protocolo no hpanel 

Como Configurar Gmail para Receber Emails de uma Conta Externa

Como agora você já tem os dados dos protocolos de email, é hora de saber como configurar seu email com domínio próprio para que ele envie e receba mensagens de qualquer outra conta de email.

Para isso, basta seguir os passos abaixo. 

  1. Entre na sua conta de email recém-criada. Use as credenciais de acesso que você definiu, como nome de usuário e senha.
  2. No canto superior direito da página do seu email, clique nos símbolo da engrenagem. Nela, clique em Configurações.
    opção de configuração de emails no Gmail
  3. Na barra superior da nova tela, clique em Contas e Importação.
    configuração de contas e importação de contas de email no Gmail

Como Configurar o Recebimento de Emails no Gmail

  1. Vamos começar as configurações de recebimento de emails externos. Para isso, no campo Verificar o email de outras contas, clique na opção Adicionar Uma Conta de Email.
    adicionar nova conta de email no Gmail
  2. Na tela que vai se abrir, preencha com seu nome e o endereço da nova conta de email que você criou com o domínio próprio. Então, clique no botão Próxima.
    adicionar nova conta de email no Gmail
  3. Na nova tela, não há necessidade de configurar algo em específico. Assim, clique apenas no botão Próxima.
    opção de importar dados POP3 de recebimento de email
  4. É nesta nova janela que você vai precisar inserir os dados coletados referentes ao  protocolo POP3. Preencha os dados pedidos conforme as orientações da imagem abaixo.
    inserir detalhes de recebimento de email no Gmail
  5. Em Nome de usuário, coloque o nome do usuário da sua nova conta de email. Abaixo, no campo Senha, adicione a sua senha de acesso criada.
  6. No campo Servidor POP, digite pop.weblink.com.br. E no campo Porta, selecione a numeração 995.
  7. Quanto aos 4 campos de marcação mostrados, deixe apenas os dois primeiros selecionados. A primeira serve para você ter duas cópias do mesmo email em plataformas diferentes. Já a segunda deve estar marcada se você estiver usando sistemas de segurança do tipo SSL/TLS
  8. Quando estiver tudo pronto, clique em no botão Adicionar Conta. Se você completou todos os passos corretamente, você receberá a mensagem logo abaixo.
    mensagem de confirmação de nova conta de email adicionada no Gmail

Como Configurar o Envio de Emails no Gmail

A partir de agora, vamos configurar o envio de mensagens pelo Gmail. Neste passo a passo, vamos trabalhar com o protocolo SMTP. Certifique-se que seu provedor de hospedagem ou de email usa este tipo de protocolo. 

  1. Após a mensagem de confirmação do passo anterior, caso você tenha fechado a janela, basta voltar às Configurações do Gmail. Então, seguir Contas e Importação > Enviar Email Como > Adicionar Outro Endereço de Email.
    adicionar outro endereço de email no Gmail para configuração de envio
  2. Na nova tela, você vai precisar preencher algumas informações, como Nome (o nome que será mostrado quando você enviar as mensagens) e Endereço de Email (o email que você vai usar para enviar as mensagens pelo Gmail). Não é preciso mexer nas demais opções.
    detalhes de email para configurar envios no Gmail
  3. Clique no botão Próxima Etapa
  4. Na nova janela que vais e abrir, você vai precisar colocar os dados coletados sobre o protocolo de envio de mensagens SMTP. Para tanto, use as informações que você coletou bem no começo deste conteúdo. Oriente-se pela imagem abaixo.
    dados de envio de email no servidor SMTP no Gmail
  5. No campo Servidor SMTP, preencha smtp.weblink.com.br. No campo Porta, preencha 587 ou o número da porta específica do provedor de serviço de email. 
  6. Nos campos Nome de usuário e Senha coloque, respectivamente, as credenciais de acesso do novo email criado com domínio próprio.
  7. Entre as opções TLS e SSL, coloque a recomendada pelo seu provedor. A opção recomendada é automática e serve na maioria das vezes. 
  8. Clique em Adicionar Conta
  9. Se tudo estiver correto, vai aparecer um menu de sistema de verificação de email através de um código. Busque esse código no novo email endereço de email criado e insira no campo indicado.
    verificação de novo email adicionado no Gmail

E é isso!

Conclusão

O Gmail é um dos serviços de emails mais versáteis e usados no mundo. Ele é muito recomendado para você ter um email personalizado da sua marca, site ou agência de negócios. 

Neste tutorial, você aprendeu a como criar email com domínio próprio na ferramenta de emails do Google. Não deixe de usar esse sistema para entrar em contato com seus clientes e concretizar ainda mais vendas. 

Sucesso aí!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/como-criar-email-com-dominio-proprio-gmail/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *