10out
tutorial para aprender a como registrar um domínio

Como Criar e Registrar um Domínio

Por: Andrei L. outubro 10, 2018

Seja um blog, um site ou uma loja virtual, qualquer projeto que você comece na internet precisa de um serviço de hospedagem de sites e de um domínio. Esses dois elementos influenciam diretamente no desempenho do seu negócio online.

Antes de partirmos direto para o passo a passo, é preciso entender melhor o que é domínio, como ele funciona e quais os tipos de domínios existentes. Assim, você vai poder escolher o domínio mais apropriado para o seu projeto na internet.

O que é domínio?

De uma maneira bem simples, um domínio é um endereço físico de um site. É com um navegador que você consegue acessar qualquer domínio na internet. O da WebLink, por exemplo, é weblink.com.br.

Um nome de domínio é o que faz a ponte de ligação entre seu site e o servidor que hospeda o seu site. Se o nome de domínio não existisse, qualquer usuário que quisesse visitar seu site teria que digitar um número de IP completo (exemplo: 192.168.1.1) no navegador. Algo, que convenhamos, seria um incômodo.

Um domínio tem duas partes. A primeira é o nome do site que você quer acessar. A segunda é a extensão dele. No exemplo abaixo, weblink é o nome (1) e a extensão (2) é .com.br. Quando uma pessoa ou empresa compra um domínio, podem escolher qual servidor o domínio deve ser apontado.

nome de domínio e extensão weblink

Os registros de nomes para domínios são supervisionados pela ICANN (Corporação da Internet para Nomes e Números Atribuídos), uma organização sem fins lucrativos. No Brasil, o RegistroBR é o órgão que supervisiona esses mesmos registros.

São essas instituições que determinam quais extensões de domínios estão disponíveis para uso e mantêm um banco de dados para qual servidor cada domínio criado e registrado está apontando.

Quando você visita um site na internet, você está acessando, na verdade, dois elementos principais: o nome do domínio criado e registrado e um servidor.

  1. O servidor nada mais é do que um computador físico que fica ligado diariamente. Ele hospeda os arquivos e os bancos de dados que formam o seu site. Assim que algum usuário acessa o seu site, ele envia todas essas informações ao computador do usuário para que ele possa visitar sua página.
  2. O nome do domínio é o endereço que os usuário de internet digitam no navegador para acessar o seu site. O servidor que hospeda todas as informações do seu site é então acionado, enviando tudo para o usuário em questão de segundos.

saiba como funciona um domínio

Como os domínios funcionam?

Um nome de domínio é o que faz a ponte de ligação entre seu site e o servidor que hospeda o seu site. Se o nome de domínio não existisse, qualquer usuário que quisesse visitar seu site teria que digitar um número de IP completo no navegador. Algo que seria um incômodo.

Digamos que o IP da WebLink seja 100.95.85.75. E considere que este domínio esteja apontado para um servidor. Quando os usuários tentarem entrar no site da WebLink por este IP, não vão conseguir acessá-lo.

Isso porque, para um endereço de IP mostrar um site, o servidor de acesso deve estar usando a porta 80 com uma página padrão (index.html) armazenada no seu diretório de aplicativos.

Domínios também podem ser redirecionados. Neste caso, é possível que você queira que, quando os visitantes forem acessar o seu site ou uma página do seu domínio, elas sejam levadas para outro domínio.

Essa medida costuma ser vantajosa quando você quer centralizar os acessos do seu site em uma página de campanha ou de formulários, por exemplo.

Também podem ser úteis quando domínios são muito parecidos e evitar problemas e confusão por conta da escrita dos domínios. Por exemplo, se você acessar www.fb.com, será automaticamente redirecionado para www.facebook.com.

Tipos de domínios

Existem muitos tipos de domínios e uma diversidade de extensões. Saiba que, além do .com e do .com.br, que normalmente são os mais conhecidos e usados pelos usuários brasileiros de internet, ainda existe uma grande variedade de extensões para conhecer.

Estas extensões estão classificadas de acordo com um grau de importância e de uso de domínio público. Abaixo, confira os tipos mais comuns de nomes de domínio.

TLD (domínios de nível superior)

TLD significa Top-Level Domain. Em português, quer dizer, domínio de nível superior. Ou seja, um grupo de domínios que está no nível superior no sistema de nomes de domínios na internet.

Os TLDs disponíveis mais comuns são:

  • .com;
  • .br;
  • .or;
  • .net;
  • .edu;

Você também pode conferir a lista oficial de TLDs existentes. Essa relação é mantida pela IANA (Internet Assigned Numbers Authorithy), da qual também pertencem os tipos ccTLDs e gTLDS de domínios. Vamos mostrar e explicar ambos os tipos logo abaixo.

ccTLD (domínios de topo de código de país)

Os tipos ccTLD de domínios usam apenas duas letras nas suas extensões. Essas duas letras representam o país em que estão localizados. Por exemplo, a extensão .br é usada no Brasil, assim como a extensão .us e .jp são usadas nos Estados Unidos e no Japão, respectivamente.

Essas extensões costumam ser usadas por empresas que criam sites, blogs ou lojas virtuais localizadas para algum país. Elas adaptam o conteúdo e a mensagem destas páginas para o idioma do país e começam a fazer negócios nestas regiões com os visitantes e clientes destes locais.

gTLD (domínio de topo genérico)

O tipo gTLD nada mais é do que um TLD que não depende de uma extensão que identifica um país. Estes domínios são mais usados para usos específicos, para identificar instituições ou organizações.

Por exemplo, a extensão .edu serve para mostrar que aquela página é voltada para uma instituição educacional, como uma universidade. Já as extensões .gov e .org identificam, respectivamente, domínios do governo do país e de uma organização sem fins lucrativos.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem de site?

Uma das dúvidas mais recorrentes de quem está começando um projeto na internet é a diferença entre hospedagem de sites e o domínio.

De uma maneira bem simples, a hospedagem de sites é o local em um servidor no qual você armazena todos os conteúdos do seu site. Já o domínio é o endereço pelo qual o seu site é encontrado na internet e acessado por um navegador.

Na hospedagem de site, o servidor funciona como um HD de um computador. Este servidor, que é físico e está conectado à internet, armazena todos os arquivos, informações, conteúdos e bancos de dados do seu site.

No caso do domínio, eles conectam o nome do site digitado na barra de um navegador com o servidor que hospeda um site. Assim, quando você digita uma URL (como www.weblink.com.br) no seu navegador, o domínio envia uma solicitação para o servidor em que seu site está hospedado.

O servidor, então, faz o upload dos arquivos solicitados e transfere tudo para o dispositivo que você está usando (computador, smartphones, etc). Esse dispositivo faz o download destes arquivos e é assim que você consegue ver o conteúdo de uma página na internet.

dicas para saber como escolher um domínio

Como escolher um domínio?

O nome do seu projeto na internet é uma das primeiras coisas que seus visitantes vão ver. Por isso, você precisa se certificar de que ele esteja de acordo com a abordagem do seu negócio. Abaixo estão 7 dicas para você usar e escolher um nome de domínio mais apropriado para o seu projeto.

  1. Faça uma pesquisa geral. Você precisa estudar o seu nicho de atuação e procurar palavras-chaves ou termos que mais se encaixem com o conteúdo que você pretende disponibilizar no seu site. Uma vez que tiver isso, terá uma ideia mais clara e objetiva de qual será o domínio do seu projeto.
  2. Nome cativante e fácil de lembrar. Escolha um nome que não seja muito longo e que seus visitantes possam se lembrar mais facilmente. Melhor ainda se o nome do seu domínio for de fácil pronúncia e condizer com o tipo de negócio ou conteúdo que você oferece na internet.
  3. Priorize extensões .com ou .com.br. Além de estarem entre as mais populares na internet, essas extensões de domínios passam mais confiança para os usuários.
  4. Evite hífens e números. A ideia aqui é descomplicar o nome do seu domínio. Usar hífens e muitos números até pode dar mais opções de usar nome de domínios diferentes, mas eles complicam a leitura e não ajudam na memorização do domínio acessado. E, obviamente, você quer que seus visitantes voltem sempre ao seu site.
  5. Verifique violações sobre marcas registradas. Jamais crie ou compre algum domínio que tenha um nome muito parecido com outros domínios muito populares ou de marcas conhecidas. Assim, você evita problemas legais no futuro.  
  6. Considere alternativas próximas. Caso você já tenha uma ideia de como vai ser o nome do seu domínio, considere variações de erros de escrita que podem acabar levando um tráfego adicional ao seu site. Como exemplos, temos o caso do Facebook (fb.com) e da Amazon (amzon.com).
  7. Pense na longevidade do domínio. Um nome de domínio é uma decisão muito importante, pois é ele que vai ser a porta de entrada para o seu projeto na internet. Domínios são investimentos a longo prazo, então faça uma lista de possíveis nomes que você gostaria de ter e veja se as opções escolhidas continuam sendo atuais e condizentes com o seu nicho de atuação.

Quanto custa um domínio?

O domínio será o menor dos custos que você vai ter na hora de publicar seu projeto online. Você consegue domínios com preços que variam de R$ 3,99 a R$ 36,99 ao ano. Tudo depende da disponibilidade do domínio escolhido e da extensão que você quer que seu negócio tenha na internet.

Mas, se quiser, você não precisa pagar por um domínio. Ou seja, ele pode sair inteiramente grátis. Os planos de hospedagem Prata e Ouro da WebLink têm domínios gratuitos na contratação do serviço por, pelo menos, um ano. Assim, você economiza, tem em mãos um nome de domínio e uma extensão da sua escolha (conforme disponibilidade).

Como comprar um domínio?

Chegou a hora de ter seu endereço na internet. Comprar um domínio é um preço bastante simples. Vamos guiar você com um passo a passo para conseguir um domínio com a Weblink. Basta seguir as orientações abaixo.

Passo 1 – Use um buscador de domínios

O primeiro passo para aprender como registrar um domínio é, na verdade, saber como comprar um domínio. Na WebLink, você pode usar um buscador de domínios para saber se o domínio que você quer existe e está disponível para uso.

verificar domínio na weblink

Passo 2 – Pesquise um nome de domínio

Assim que acessar a ferramenta anterior, insira o nome do domínio que você deseja ter no campo de buscas. Em seguida, clique no botão BUSCAR. Aguarde os resultados e veja quais domínios e extensões estão disponíveis para comprar e registrar.

disponibilidade de domínio na weblink

Passo 3 – Escolha um domínio

Quando encontrar o nome de domínio da sua preferência, basta clicar em ADICIONAR AO CARRINHO. Complete o processo de compra, escolhendo uma das opções de pagamento mais apropriado para você.

fazer pagamento de domínio weblink

Assim que concluir o pagamento, você vai aprender, enfim, a como registrar um domínio. Na sequência, poderá começar a desenvolver seu projeto na internet.

Como registrar um domínio?

Chegou a hora de aprender a como registrar um domínio. Assim que você compra um nome de domínio, você precisa registrá-lo. Você vai precisar ter alguns documentos, como CPF ou CNPJ em mãos, além de informações básicas de cadastro para completar o processo com sucesso.

DICA: Sabia que você pode ter um domínio grátis? Os planos anuais Prata e Ouro de hospedagem de sites da WebLink oferecem um domínio gratuito. É o incentivo extra que você precisa para colocar seu projeto online hoje mesmo!

Como registrar um domínio na WebLink

Este é um dos métodos que você pode usar para saber como registrar um domínio. O outro é pelo registro.br, que você ver logo em seguida. Qualquer um dos dois é válido. A escolha é sua. Siga os passos abaixo para conseguir registrar seu domínio comprado e criado na WebLink.

  1. Após escolher o método de pagamento, entre com a sua conta na WebLink. Caso seja a sua primeira vez no site, você vai precisar se cadastrar e criar uma nova conta.
    comprar domínio na weblink
  2. De acordo com o método de pagamento escolhido, apenas siga com as instruções mostradas na tela. No exemplo, temos o processo referente ao pagamento em boleto. Insira o seu CPF e clique em GERAR BOLETO.
    pagamento do domínio comprado
  3. Na sequência, você será redirecionado para o seu painel de controle na WebLink. Aqui, você vai ver o domínio criado e comprado. E terá acesso ao seu plano. Clique em PLANO para finalizar o registro.
    seu plano de hospedagem e domínio na weblink
  4. Preencha as informações de cadastro necessárias. Novamente, clique em Plano, que vai estar em um botão azul, desta vez.
    cadastro de conta na weblink
  5. Assim que completar, você vai ver uma mensagem de confirmação. Agora, basta aguardar para que o seu domínio seja ativado. A propagação do DNS dele pode levar algumas horas. Se preferir, pode ir para o seu painel de controle editar suas informações pessoais e de usuário WebLink.
    mensagem de confirmação de cadastro e compra de domínio na weblink

Como registrar um domínio no Registro.br

Se você já registrou um domínio com a WebLink, ignore este método. Caso não tenha feito o método anterior, você precisar aprender a como registrar um domínio na Registro.br. É assim que ele vai funcionar corretamente. Vamos começar?

  1. Acesse o site do Registro.br.
  2. Procure o domínio que você quer usar no campo especificado. Em seguida, clique em PESQUISAR.como registrar um domínio no registro.br
  3. Preencha o campo mostrado com o CPF ou o CNPJ do proprietário do domínio.
    registrando um domínio o registro.br
  4. Se você já tiver um cadastro do Registro.br, basta entrar com seu login e senha. Caso seja a sua primeira vez, você vai precisar se cadastrar no site. Preencha todos os dados pedidos.
  5. Clique no espaço indicado para concordar com os termos de serviço. Depois, clique em REGISTRAR.
    termos de uso para registrar domínio no registro.br
  6. Logo em seguida, vai aparecer uma mensagem sobre o pedido de registro de domínio. Assim que o email chegar, siga com as instruções de pagamento que vão chegar nele.
    comprar domínio pelo registro.br
  7. No próprio painel de domínios do Registro.br, confirme o status do seu domínio comprado e criado. Oriente-se pela imagem abaixo. Note que, no exemplo, temos dois domínios criados. O primeiro é novo; portanto, ainda precisa de pagamento para ser registrado. Já o segundo está devidamente registrado e publicado.
    etapa final de registrar um domínio

Com qualquer um deles, você já tem um domínio próprio e já pode começar a tirar seu projeto do papel. Atente-se apenas à necessidade de um plano de hospedagem para seu site, blog ou loja virtual poder ser armazenado no servidor.

Como transferir um domínio de uma provedora para outra?

Digamos que você já tenha um domínio. Mas quer migrar para uma provedora de hospedagem nova e mais confiável. Pois saiba que é possível transferir seu domínio para essa outra empresa (a provedora do serviço) sem maiores problemas.

Você só precisa se atentar a algumas condições para isso. São elas:

  1. Seu domínio atual deve ter mais de 60 dias desde o registro ou a última transferência.
  2. Seu domínio não deve estar impedido em condições de “Redenção” ou “Exclusão Pendente”.
  3. Você deve ter em mãos o código EPP (código de autorização do seu domínio). Você consegue este código com a empresa que registrou seu domínio.    
  4. As informações de propriedade do domínio precisam ser válidos e os serviços de proteção de privacidade não podem estar ativados.

Na WebLink, você consegue realizar a migração gratuitamente. Se você está procurando uma nova provedora, você pode migrar para a WebLink sem qualquer custo extra. Basta preencher o Formulário de Migração e aguardar ser contactado pela empresa.

como criar e registrar um domínio

Conclusão

Parabéns! Você acabou de aprender a como criar e registrar um domínio. De agora em diante, seu projeto ainda precisa de uma hospedagem de sites e de uma estratégia de posicionamento e divulgação nas redes sociais para conquistar o merecido sucesso na internet.

Ficou com alguma dúvida em relação ao registro de domínio? A WebLink pode ajudar você! Deixe uma mensagem nos comentários abaixo que vamos responder logo em seguida.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/como-registrar-um-dominio/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *