18set
ilustração para conteúdo sobre como usar o google analytics

Como Usar o Google Analytics para Analisar Dados do Seu Site

Por: Andrei L. setembro 18, 2019

Se você tem um site na internet, é muito provável que queira ter o melhor desempenho possível com ele. Isso vem com um número maior de visitantes (tráfego) e também de vendas (conversões). Existem várias ferramentas que aceleram esse processo, como o Google Analytics. E é exatamente com ela que vamos trabalhar hoje: você vai aprender a como usar o Google Analytics para analisar dados do seu site e conquistar seu sucesso na web.

O Que é Google Analytics e Para Que Serve

O Google Analytics é uma ferramenta proprietária da Google que monitora e e analisa todo o tipo de tráfego que um site recebe. Ele é gratuito, pode ser instalado em qualquer domínio e mostra informações detalhadas sobre o comportamento dos visitantes em uma página específica.

Com ele, donos de um sites podem entender como os usuários que acessam uma página estão consumindo certos tipos de conteúdos. Isso pode ser feito através da compreensão de algumas métricas principais, como URLs mais visitadas, tempo de sessão, taxa de cliques e taxa de rejeição.

Ter o Google Analytics instalado no seu site significa que você vai poder criar páginas de conteúdos e campanhas de emails que convertem mais. É com a resposta dos resultados dos cliques dos acessos que você poderá visualizar, com mais precisão, o que está, de fato, funcionando ou não no seu site.

Por Que Usar o Google Analytics no Seu Site

O Google Analytics é uma das ferramentas de coleta e análise de dados sobre um domínio. É com ela que você pode descobrir por que seus conteúdos podem receber menos visitas que o esperado e por que os emails enviados em campanha têm uma baixa taxa de abertura.

Outros motivos para usar o Google Analytics são:

  • Conhecer o Padrão de Navegação dos Usuários. Você consegue saber quais são as páginas mais acessadas, o tempo médio em que os usuários gastam em qualquer página, as páginas com o maior número de vendas e qual URL faz com que eles deixem de acessar seu site. Sabendo essas informações, você pode melhorar a qualidade da oferta dos conteúdos sobre determinados assuntos, assim como fazer otimizações no layout e no domínio como um todo.
  • Descobrir Informações Cruciais dos Usuários. Você passa a conhecer informações detalhadas sobre cada usuário que entra no seu domínio. Entre esses dados estão a localização geográfica, por qual meio da internet chegaram até o seu site, qual idioma falam, o navegador de preferência, a resolução de tela que visualizam páginas e se preferem usar computadores pessoais ou dispositivos móveis.

Como Instalar o Google Analytics

Instalar o Google Analytics no seu site não é difícil. Basicamente, o que você precisa fazer é adicionar um código de acompanhamento por todas as páginas do seu domínio. Acompanhe o tutorial abaixo para completar o processo.

Como Criar Uma Conta no Google Analytics

O primeiro passo é, de fato, criar uma conta no Google Analytics. Isso é obrigatório para começar a monitorar e analisar dados sobre os seus visitantes. Para isso, faça:

  1. Acesse a página oficial do Google Analytics.
  2. Você vai precisar ter credenciais de email do Gmail para entrar na ferramenta. Insira seu nome de usuário e de login.
    criar conta no gmail
  3. Clique no botão Inscrever-se (Sign Up).
    botão de inscrição no Google Analytics
  4. Na próxima tela, você vai precisar inserir as informações: Nome da Conta, Nome do Site, URL do Site, Categoria de Indústria e Horário de Relatórios.
    criar nova conta no google analytics
  5. No final, clique no botão azul Obter ID de Acompanhamento (Get Tracking ID).
    detalhes de nova conta no google analytics
  6. Siga as instruções da próxima página clicando em Aceitar.

Agora, na próxima página, você vai ver o Código de Acompanhamento do Google Analytics. Ele está representado logo abaixo.

 

<script>
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga');
ga('create', 'UA-00000000-1', 'auto');
ga('send', 'pageview');
</script>

No código acima, o trecho UA-00000000-1 é exclusivo e serve apenas para o nosso exemplo deste conteúdo. A parte UA significa Universal Analytics. A parte 0000000 é o número da conta. O número 1 representa a ID da propriedade do GA.

Agora, insira o seu próprio código do GA no arquivo index.html dele. Pronto, o Google Analytics está instalado no seu site. Se preferir, o Google oferece um tutorial completo de como fazer isso.

Como Instalar Google Analytics no WordPress

Se você tiver um site no WordPress, também é possível inserir o Código de Acompanhamento no seu site. Para isso, vamos mostrar o método de usar um plugin.

Agora, siga os passos abaixo.

  1. Acesse o painel do controle (dashboard) do WordPress.
  2. Na aba Plugins, pesquise o plugin Google Analyticator. Instale e ative o plugin.
    plugin google analyticator para wordpress
  3. Retorne à aba Plugins. Clique em Google Analyticator. Insira suas credenciais de acesso ao Google Analytics.
  4. Insira o Código de Acompanhamento (UA-XXXXXXXX) do seu site no plugin.
  5. Clique em Salvar e Continuar.
  6. Selecione a conta do Analytics que quer acompanhar. Autorize o login da sua conta no Google.
  7. No final da página, clique botão Salvar.

Organização da Interface do Google Analytics

Para poder usar o Google Analytics com mais propriedade, você precisa conhecer como a ferramenta é organizada. Pelo lado do Administrador da conta principal, ela é dividida em Contas, Propriedades e Vistas.

página de administrador de contas do google analytics

Contas

Este é o nível hierárquico mais alto dentro do gerenciador de Contas do Google Analytics. Aqui você pode gerenciar usuários, delimitar questões de privacidade e criar propriedades. É possível criar e administrar um limite de até 100 contas.

Propriedades

As Propriedades são os próprios sites (domínios) que o usuário têm acompanhado. Aqui você pode definir configurações gerais sobre a sua propriedade, como ver o seu Código de Acompanhamento e vincular outros serviços de marketing do Google (Ads, Adsense e Search Console).

Vistas

As Vistas definem como os relatórios de dados de uma Propriedade são visualizadas. Aqui o usuário pode definir metadados para todas as páginas do seu site, assim como delimitar filtros para que tipos de relatórios deseja receber.

Como Usar o Google Analytics para Metrificar Dados  

Chegou a hora de conhecer as principais métricas do Google Analytics. Conhecendo as terminologias e para quê elas servem, você pode orientar a qualidade dos seus conteúdos, além de poder otimizar o design das páginas para atrair mais visitantes e obter um número maior de conversões.

O Google Analytics possui 5 campos de relatórios com métricas com dados sobre o comportamento dos usuários em um domínio. São elas:

  • Em tempo real;
  • Público-alvo;
  • Aquisição;
  • Comportamento;
  • Conversões.

Abaixo estão detalhadas as métricas da categoria Público-alvo, que mostra o desempenho de um domínio em números gerais pela perspectiva dos acessos e da interação dos usuários em um site.

métricas da categoria público-algo do google analytics

 

Usuários (Users)

Informa a quantidade de visitantes únicos que um site recebe em um determinado período. Aqui não são contabilizadas todas as vezes que um mesmo usuário entrou no seu site, apenas a única e primeira vez que ele chegou ao seu domínio. Portanto, não importa se um visitante acessa o mesmo site 50 vezes por dia, o número correspondentes a este mesmo usuário será 1.

Sessões (Sessions)

São todas as visitas, acessos e interações que um usuário faz em um site.  Diferente da métrica Usuários, aqui são contabilizadas todas as vezes que os usuário entram no domínio. Assim, se um único usuário acessa um mesmo site 50 vezes por dia serão contabilizadas 50 sessões.

Visualizações de Página (Pageviews)

Mostra as visualizações totais de uma página, podendo ser de todo o domínio ou de subdomínios específicos. Aqui é contabilizado tanto usuários únicos quanto as sessões repetidas por um mesmo usuário ou visitantes diferentes. É possível separar a contagem de visualizações por tipos de páginas, como landing pages, conteúdos em blog ou áreas específicas para usuários, como formulários de contatos e fóruns.

Duração Média da Sessão (Av. Session Duration)

Mostra o tempo médio da duração de uma Sessão de todo um site. Quanto maior este número, mais os usuários estão gastando mais tempo pelas páginas do domínio. Quanto menor, menos eles estão interessados no conteúdo de um site. É o Mostra a qualidade da visita e quanto tempo o usuário dedica sua navegação dentro de um domínio.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate)

Determina a porcentagem da interação (Sessões) dos usuários com a primeira página acessada de um domínio. Ela não mostra exatamente o tempo que um usuário permaneceu em uma página e, se seguida, fechou a aba do navegador. Mas sim o modo de usabilidade dele, denunciando que este usuário apenas visitou uma página e não interagiu com mais nenhuma outra.

Conclusão

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para qualquer tipo de projeto na internet. Nele você consegue entender qual o desempenho de qualquer página dentro de um domínio, podendo realizar melhorias em conteúdo e otimizações de páginas para uma melhor experiência do usuário visitante.

Neste conteúdo, mostramos um breve tutorial para instalar e configurar o Google Analytics no seu domínio. Além de, também , apresentar algumas das principais métricas da ferramenta. Os próximos passos são com você: escreva conteúdos de qualidade, conquiste um maior número de visitantes e consiga mais conversões na internet.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/como-usar-o-google-analytics/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *