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Aprenda a aumentar as vendas de um e-commerce e controlar seu desempenho

Por: José M. fevereiro 9, 2018

É um ciclo virtuoso: quando um empresário consegue aumentar as vendas de um e-commerce ou a visualização de seu catálogo de produtos online, ele se vê obrigado a melhorar os controles e monitorar os resultados.

E ao monitorar e controlar, ele consegue mais informações e dados para conhecer melhor seu público, atendê-lo cada vez melhor e satisfazer o cliente, fidelizando-o e aumentando as vendas de seu e-commerce, a visualização de seu catálogo e os pedidos de orçamento.

Se você também quer fazer parte deste ciclo de melhoria contínua de seu negócio online, tornando seu catálogo de produtos e serviços B2B mais fácil de encontrar na internet, veja nossas dicas de como controlar e aumentar as vendas de um e-commerce.

Como controlar e aumentar as vendas de um e-commerce e a visualização de seu catálogo online

Vamos começar falando do aumento de vendas, gerado pelo aumento de visitas ao seu catálogo online ou página de vendas. Depois trataremos do controle.

Dicas para aumentar as vendas de um e-commerce:

1- Crie buyer personas

Buyer personas são representações fictícias de seus clientes, com nome, descrição do que gostam de fazer, suas crenças e valores, além de dados como idade, profissão, gênero etc.

Elas podem ser usadas tanto para B2B como B2C, pois você pode criar a persona do dono de uma empresa ou do diretor de TI da mesma forma que cria personas para mulheres que compram sapatos ou adolescentes que jogam videogame.  

O objetivo de criar personas e poder ter um melhor entendimento das necessidades e problemas de seus clientes, para atendê-los da melhor forma e criar uma página de exposição de seus produtos ou serviços que mostre claramente todos os benefícios oferecidos.

2- Melhore o SEO do seu site

SEO significa Search Engine Optimization, que quer dizer Otimização de Mecanismos de Busca, em português. Trata-se de uma técnica de marketing digital em que se descobrem quais são as palavras-chave mais procuradas por seus clientes no Google e outras ferramentas de busca, colocando elas nos textos de seu site. O primeiro passo é fazer isso em sua homepage, landing pages, catálogos de produtos e páginas de vendas. Mas, para que essa técnica funciona melhor, você pode aliá-la ao marketing de conteúdo.

3- Desenvolva um blog com conteúdos relevantes para seu público

Você pode usar as palavras-chave que descobriu e criar artigos que interessam profundamente a seus clientes em um blog. Esta técnica funciona muito bem tanto para B2C quanto B2B, mas, no B2B, ele tem a vantagem de mostrar aos clientes todo conhecimento que seu negócio tem do mercado, das soluções existentes e de como solucionar os problemas e necessidades das empresas.

Conforme eles forem encontrando esses artigos no Google e conhecendo melhor sua empresa, vão se interessar por seus produtos e serviços cada vez mais. Mas existe mais um segredo nessa técnica para aumentar as vendas de um e-commerce e a visualização de seu catálogo de produtos na internet: conseguir os dados desses futuros clientes, como nome, e-mail e telefone.

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4- Use a automação de marketing

Como aumentar o número de clientes em seu e-commerce? Como fazer seu catálogo de produtos ser encontrado mais facilmente pelas empresas?  Que tal conseguir os dados de um bom número de visitantes de seu site de vendas e passar a se relacionar com eles por meio de e-mail marketing?

A automação de marketing é uma estratégia em que se criam materiais ricos, com conteúdos ainda mais interessantes que os textos do seu blog  – como e-books e infográficos – que são oferecidos a eles em troca de preencherem um formulário com seu nome e e-mail, entre outros dados.

A partir daí, a ferramenta de automação de marketing passa a estudar o comportamento desses clientes e você consegue enviar e-mails para eles sobre os assuntos que mais os interessam, inclusive com links para produtos de seu catálogo, se for o caso..

Conforme os dados de abertura de e-mails, leitura de posts no blog ou download de materiais ricos vão se acumulando, o software de automação de marketing ajuda você a definir quem são os “leads quentes”, pessoas ou empresas muito interessadas em comprar seus produtos e serviços e que merecem receber um e-mail ou mesmo um telefonema de sua equipe de vendas.

5- Crie landing pages exclusivas para produtos

Imagine que você espalhou banners pela rede de Display do Google e também usou marketing de conteúdo para direcionar pessoas para seu e-commerce. Por exemplo: você fez uma campanha sobre um determinado óleo lubrificante de uso industrial, pois tem uma empresa que distribui lubrificantes industriais dos mais diversos tipos .

A pessoa clica nesse banner acreditando que será direcionada para uma página com ofertas do lubrificante específico que você anunciou, mas, em vez disso, é direcionada para a página geral do catálogo de lubrificantes de seu site, com centenas de produtos.

Quer aumentar as vendas de seu e-commerce? Crie uma página específica para cada categoria de produtos. Agora que você viu como crescer as vendas de um e-commerce ou os acessos ao seu catálogo de produtos, veja como controlar suas vendas.

6- Use um programa de CRM para controlar as vendas complexas

Quem usa a internet para vendas B2B pode se beneficiar muito de um CRM. Com um programa desse tipo, você conhece seus clientes de uma forma muito mais profunda e poderá desenvolver ações de marketing de relacionamento mais efetivas. Essas ferramentas contam com um cadastro centralizado com todas as informações referentes a cada cliente e um histórico de todos os contatos que fizeram com sua empresa.

Além disso, um funil de vendas bastante intuitivo ajuda você a visualizar quantas vendas estão em andamento, quantas foram fechadas e se há clientes interessados em seus produtos ou serviços, permitindo um controle muito maior da situação e te ajudando a tomar decisões. Os dados armazenados pelo software você também podem ajudar a controlar o desempenho da sua equipe de vendas, gerar relatórios e até a fazer previsões de vendas.

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Conclusão

Conhecer o cliente e suas necessidades com auxílio da tecnologia, para satisfazê-lo cada vez mais, é uma tendência que veio para ficar. E um programa de CRM é uma excelente ferramenta para atingir esse objetivo, no caso de negócio B2B que usam a internet para divulgar seu catálogo de produtos.

 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.

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