05set

Drupal: fique por dentro dessa sensacional ferramenta

Por: José M. setembro 5, 2017

Você já deve saber que o mundo web é repleto de ferramentas sensacionais e que fazem coisas incríveis. E falando em ferramentas web, você conhece o Drupal? Esse poderoso CMS (Content Management System) é uma combinação entre tecnologia e desempenho para desenvolvedores exigentes e que buscam criar projetos robustos e funcionais. No artigo de hoje nós fizemos um apanhado geral sobre o Drupal e o que essa poderosa ferramenta pode fazer por você. Certamente depois de conhecê-la, ela será uma das suas preferências entre programas de desenvolvimento web.

drupal-weblink

Como surgiu o Drupal

O Drupal foi criado em 2001 pelo Dries Buytaert, um programador belga e PhD em Ciência da Computação e que também desenvolve outras ferramentas como a AcquiaA palavra Drupal vem do holandês “druppel” que significa gota. Não é a toa que a sua identidade visual e logo são representados por um tipo de mascote em forma de gota d’agua. Atualmente o CMS pertence ao Drupal Association, um grupo independente que cuida do desenvolvimento e suporte da ferramenta em todo o mundo. A ferramenta é usada amplamente por agências digitais e programadores, sendo uma opção de desenvolvimento para diversos projetos web, desde sites institucionais, ou até mesmo redes sociais mais complexas.

Um CMS extremamente flexível

Se pudéssemos representar o Drupal em uma só palavra, essa palavra seria: flexível!

Como a maioria dos CMS, o Drupal é uma ferramenta open source extremamente flexível e permite criar de blogs a portais de informações com centenas de páginas rapidamente. Essa fantástica flexibilidade ocorre devido a ferramenta possuir mais de 12.000 módulos que possibilitam construir as mais sensacionais funcionalidades na web. Essa maneira de trabalhar com módulos é como um mantra entre os usuários e comunidade, pois uma das principais questões entre os seus utilizadores é: “Existe um módulo para fazer isso?”.

Toda essa flexibilidade se reflete na facilidade em construir ou executar determinadas ações e funcionalidades nos projetos web, tornando assim o trabalho de desenvolvimento muito mais ágil e menos trabalhoso.

Principais benefícios que o Drupal oferece

Até aqui você pôde ver um pouco sobre o Drupal, mas ainda deve estar se perguntando: quais são os principais benefícios que o Drupal oferece entre todas essas maravilhas que ele possui? Vamos à lista então!

Extremamente flexível

Flexibilidade é um dos sinônimos do Drupal e é isso que o faz diferentes dos outros CMS do mercado. Ao utilizar o CMS você conta com diversas possibilidades e não fica preso a sistemas “engessados”. Com o Drupal você não precisa estabelecer limites, pois a sua natureza extensível permite criar projetos sensacionais de qualquer dimensão.

É open source

Assim como os maiores CMS da web, o Drupal também é distribuído sob a GNU Public License, sendo gratuito para baixar, utilizar e até mesmo para ser modificado conforme as necessidades de cada usuário. Sendo assim, não há nenhum custo para quem resolve utilizar o CMS em seus projetos, ficando a preocupação apenas com a criatividade e talento.

Personalizável

Se mesmo com as infinitas possibilidades você ainda não encontrou o que precisa dentro do Drupal, saiba que também é possível criar ou melhorar ainda mais uma funcionalidade já existente. Personalize tudo o que é preciso para que o seu projeto seja perfeito. Esse é mais um dos benefícios que o Drupal oferece e complementa a flexibilidade que tanto falamos sobre a ferramenta.

Pensado na segurança

A segurança é uma das principais preocupações que envolvem o desenvolvimento da ferramenta. O Drupal conta com uma equipe de profissionais que cuidam especificamente da segurança digital para proteger a plataforma contra eventuais ataques e ameaças.

Sistema modular

A grande “cartada” do Drupal está no seu sistema modular que permite escalar os projetos para outros níveis. Ao instalar novos módulos você expande o potencial da plataforma e promove mais personalização ao seu projeto.

O Drupal é mais que um CMS?

Muitos usuários se arriscam a dizer que o Drupal ultrapassou o “status” de CMS e se tornou uma ferramenta mais evoluída. Isso pode ser percebido pelas infinitas possibilidades que a plataforma proporciona e que vão muito além se comparado com outras plataformas.

CMS ou CMF

Você sabe de fato ou já ouviu falar de CMF? Essa é a sigla para Content Management Framework. Para entender de forma mais simples, um CMF é um sistema que disponibiliza conjuntos de recursos que podem ser utilizados e adaptados para diversas finalidades. Basicamente, é como se o Drupal fosse construído com outros pequenos sistemas e que podem ser reformulados sob demanda para uma determinada situação ou projeto.

drupal-weblink-cms

O Drupal e sua comunidade fiel de usuários

Um dos pontos fortes do Drupal é a sua ampla comunidade ativa de usuários e entusiastas da plataforma.

Para quem deseja aprender como utilizar o CMS ou sanar as mais diversas dúvidas, não há lugar mais apropriado do que os fóruns de discussões como o próprio Planet Drupal. O canal é uma mistura de blog e fórum onde são publicadas notícias e informações exclusivamente sobre a ferramenta. Além da comunidade virtual, o Drupal também promove diversos eventos presenciais para discutir e abordar os rumos da organização e da plataforma.

Possibilidade com o Drupal

Sendo mais específicos e objetivos, vamos ver agora o que de fato é possível criar com o Drupal.

Sites

Se você quer criar um site robusto e elegante sem precisar se preocupar com sua escalabilidade, então o Drupal é a ferramenta ideal. Adicione ou gerencie novas funcionalidades facilmente ao seu site com a ferramenta sem precisar perder tempo. Os sites desenvolvidos com Drupal também contam com recursos avançados para criar os mais diversos tipos de projetos que uma empresa ou marca precisa.

Blogs

Mesmo um projeto mais simples como um blog vira destaque ao ser desenvolvido com o Drupal. Transforme o seu blog e uma comunidade ou gerencie permissões de novos usuários facilmente com a referida ferramenta. Quem disse que o Drupal não pode se transformar em uma poderosa loja virtual ou um grande e-commerce? Os módulos específicos da plataforma estão à sua disposição para você criar projetos de comércio eletrônico com total segurança e desempenho.

Portais de conteúdo

Para quem deseja ir mais além do que um simples blog, o Drupal também permite criar grandes portais de conteúdo, graças à sua capacidade de adaptação por meio dos seus diversos módulos. Crie e gerencie centenas de páginas de forma escalável, pois com o Drupal é possível criar projetos onde se pretende trabalhar com conteúdos dinâmicos e frequentes. Na realidade, o Drupal foi criado com essa essência!

Redes sociais

Crie pequenos grupos e comunidades ou até mesmo uma rede social completa. Com os módulos específicos é possível criar sistemas mais completos e com requisitos mais complexos, com sistemas de logins, permissões e outras funcionalidades mais avançadas que não são encontradas em outras plataformas.

Intranets corporativas

Se a sua necessidade é trabalho colaborativo e interação entre usuários, então o Drupal é uma excelente escolha para mais essa tarefa. Assim como numa rede social, as intranets podem ser criadas facilmente com essa plataforma e assim facilitar a comunicação interna de uma organização. Tudo isso de forma fácil e segura!

Projetos multilíngues

A última atualização do Drupal 8 fez com que a plataforma se transformasse em uma solução multilíngue “já de fábrica”. Então, por padrão, assim que você o instala já é possível contar com mais essa funcionalidade. Dessa forma, criar sites e aplicações em diversos idiomas se torna ainda mais fácil com esse sensacional CMS. Expanda as possibilidades e se mostre ainda mais para o mundo todo.

Alguns pontos fracos do Drupal

Até agora vimos as maravilhas que o Drupal pode fazer para quem deseja criar o seu projeto web com um CMS. Porém, como “nem tudo são flores”, vamos também expor alguns dos pontos fracos que a ferramenta apresenta e que devem ser considerados antes de ser efetivamente adotada.

drupal-weblink

Curva de aprendizagem maior

Em relação a outros sistemas correspondentes, o Drupal apresenta mais dificuldade ao ser utilizado por usuários iniciantes ou com pouca experiência.

Incompatibilidade com alguns serviços de hospedagem de site

Para instalar o Drupal é preciso ter acesso a algumas configurações padrões que podem não estar presentes ou disponibilizadas por algumas empresas de hospedagem de sites.

Flexibilidade na medida do conhecimento sobre a ferramenta

A flexibilidade que é o grande diferencial do Drupal é proporcional ao nível de conhecimento que o usuário tem da plataforma. Portanto, iniciantes e inexperientes podem não aproveitar o potencial máximo que a plataforma tem a oferecer. E isso pode ser decepcionante!

Conclusão

Essa fantástica ferramenta é mais uma das grandes possibilidades que a web tem a oferecer. Seja qual for a sua ideia ou projeto, o Drupal com certeza irá se encaixar neles. Por mais que aprender a operar a ferramenta possa parecer difícil num primeiro momento, os resultados obtidos nos projetos valem muito a pena. Por fim, conhecer essa ferramenta mais a fundo pode levar os seus projetos a um nível mais elevado e mais profissional. Se for isso que você procura, vá em frente com o Drupal!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/drupal-o-sensacional-cms/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *