11abr
guia para aprender o que é drupal e fazer um site no cms

O Que É Drupal? Guia Completo Para Iniciantes

Por: Andrei L. abril 11, 2019

O Drupal é um dos mais conhecidos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Com ele, o usuário pode criar, gerenciar e publicar qualquer tipo de projeto na internet.

É possível ter um blog, um site, uma loja virtual, um portfólio digital e também fazer um fórum online para interação e conversas entre leitores.

Hoje você vai aprender mais sobre o que é Drupal. Você vai ver como a ferramenta funciona, suas vantagens e benefícios de usá-la.

Também vai conferir alguns passos de como fazer a instalação do Drupal e como publicar seus primeiros conteúdos na rede.

Como o Drupal Funciona?

O Drupal foi construído como sistema modular de frameworks capaz de agrupar e organizar as ideias do usuário em páginas da internet.

O próprio CMS disponibiliza uma diversidade de recursos e funcionalidades para usar. E é dessa forma que o usuário consegue fazer o tipo de projeto que quiser ter.

O Drupal permite escrever, editar e publicar conteúdos pelo seu painel de controle. Após a instalação e a configuração inicial, já é possível desenvolver e colocar online as primeiras publicações.

5 Vantagens de Usar o Drupal

Não é por acaso que o Drupal é um dos CMS mais usados no mundo. Abaixo estão algumas características que fazem a ferramenta ser uma sólida opção para quem quer iniciar e desenvolver sua jornada na internet.

  • Código Aberto
    Assim como outros CMS, o Drupal é uma plataforma de código aberto. Ou seja, ele é gratuito para usar e qualquer usuário com conhecimentos em programação pode desenvolver e lançar melhorias. Assim como novos recursos e funcionalidades sem custos extras.
  • Flexibilidade
    Uma plataforma flexível a ponto de permitir criar qualquer tipo de site. O usuário conta com recursos, funcionalidades e mais de 35 mil módulos que ajudam a montar a página ideal, independente do tema ou do segmento de atuação do usuário no mercado.
  • Personalização
    O nível de personalização do Drupal está ao alcance de qualquer recurso ou funcionalidade que quiser ter. É só instalar os plugins correspondentes e começar a usar. Além disso, o CMS conta com uma diversidade de temas que se encaixam com qualquer tipo de proposta da página criada.
  • Segurança
    Segurança na internet é primordial. Sendo assim, o Drupal conta com um sistema rigoroso de segurança que não abre brechas para ataques externos. É possível até mesmo obter relatórios detalhados. Junto a isso, é possível instalar plugins que reforçam a proteção de acesso ao administrador do site.
  • Modularidade
    O Drupal conta com uma hierarquia de módulos que permite posicionar e adicionar recursos ao núcleo do sistema do CMS. É assim que o sistema se torna escalável, fazendo com que cada site seja expansível à medida que o usuário for precisando de mais blocos de funcionalidades.

vantagens de usar o cms drupal

3 Contras do Drupal

Ainda que o Drupal tenha uma série de atrativos nas suas principais características e vantagens, ele também deixa a desejar em alguns pontos. São eles:

  • Curva de Aprendizagem Maior
    Diferentemente dos outros CMS, o Drupal exige um pouco mais de tempo para ser usado com propriedade. O usuário precisa estudar, se acostumar com as funcionalidades e ter certos conhecimentos técnicos para conseguir instalar recursos, posicionar módulos e publicar conteúdos.
  • Poucas Comunidades de Suporte
    Gerenciadores de Conteúdos, sobretudo os de código aberto, têm muitas comunidades de suporte na internet. No caso do Drupal, essa quantidade é bem reduzida. Então, pode ser que demore um pouco mais de tempo para encontrar a resposta para alguma dúvida ou resolver algum problema.
  • Desempenho Afetado
    Se as configurações e os recursos do Drupal não forem instalados e otimizados corretamente, o Drupal pode apresentar problemas lentidão. Além disso, usar vários módulos ao mesmo tempo pode comprometer o código central do sistema, o que pode gerar erros de inicialização e de compatibilidade.  

O Que é Possível Fazer com Drupal?

O Drupal é um CMS completo. Isso que dizer que ele é bastante flexível e possibilita a criação de uma diversidade de projetos na internet.

Com o Drupal, é possível fazer:

  • Sites
    São portais mais robustos e com conteúdos mais completos. Costumam ter várias pessoas no comando. Podem ser sobre qualquer tema, como notícias, entretenimento, gastronomia, moda, viagens, games, tecnologias, animais e assim por diante.
  • Blogs
    São páginas pessoais dedicadas a depoimentos e conteúdos opinativos sobre qualquer tema. Costumam ter uma única pessoa no comando, que publica regularmente textos e vídeos sobre situações cotidianas ou experiências incomuns de vida.
  • Páginas Institucionais
    São dedicadas aos ambientes corporativos. Trazem informações das funções de uma empresa, suas principais atividades, missões, valores e também um formulário de contato para clientes em potencial. Transmitem credibilidade e aumentam a confiança dos visitantes.
  • Fóruns de Discussão
    São espaços virtuais para conversação e troca de ideias sobre qualquer tipo de tema. Permitem o cadastro de usuários, além de edição de perfil e de assinaturas. São ótimas formas para espalhar conhecimento e fazer usuários interagirem com uma marca e outros interessados nela.  
  • Projetos Multilíngues
    O Drupal vem com a funcionalidade embutida de criar um só projeto em vários idiomas ao mesmo tempo. É uma opção bastante útil caso o usuário queira focar não apenas numa audiência nacional, mas também internacional. E serve muito bem para vender produtos em lojas virtuais para outros países.

Como Instalar o Drupal?

Instalar o Drupal não é complicado. E, se você tem acesso à hospedagem da WebLink, você pode usar o Auto Instalador para facilitar e agilizar todo o processo. Siga os passos abaixo para completar tudo em minutos.

  1. Acesse o painel da sua conta de hospedagem de sites.
  2. Encontre a seção Website e clique na opção Auto Instalador.
    auto instalador painel de controle weblink

  3. No campo de buscas, digite Drupal. Clique no ícone do CMS.
    ícone do drupal no painel de hospedagem

  4. Preencha os campos solicitados (nome de usuário administrador, senha, idioma e m título do site). Depois, clique no botão verde Instalar.
    instalação do drupal

A instalação pode levar alguns minutos. E só isso. A seguir, você já pode acessar o painel de administrador do seu novo site Drupal.

Para acessar o painel de administrador do seu novo site Drupal, digite nomedoseudominio.com.br/user/login no navegador.

Nele, insira as credenciais de acesso, como nome de usuário e senha. Agora, basta clicar em Entrar.

entrar no drupal

Como Criar um Site com Drupal

Assim que tiver feito o login, você será levado para a tela inicial do painel de controle do administrador do Drupal.

É aqui que você poderá criar um site Drupal usando opções de recursos, funcionalidades, plugins, extensões e módulos de customização.

Na página principal, as principais opções disponíveis no Drupal estão localizadas no canto superior da tela. São elas:

opções do drupal

  • Conteúdo. Permite adicionar e gerenciar conteúdos, comentários e arquivos.
  • Estrutura. Permite gerenciar blocos de layout, comentários, formulários de contatos, menos, taxonomia, tipos de conteúdos e visualizações.
  • Aparência. Permite baixar e instalar temas para configurar o estilo visual do site.
  • Estender. Permite baixar e instalar módulos para adicionar recursos e funcionalidades extras.
  • Configurações. Permite ajustar e editar configurações do sistema, de desenvolvimento, da interface do usuário, das contas de acesso e detalhes da criação de conteúdo.
  • Pessoas. Permite gerenciar contas de usuários de acesso, níveis de permissões e papéis específicos.
  • Relatórios. Permite visualizar relatórios de mensagens, erros, palavras-chaves mais buscadas e status geral do site.
  • Ajuda. Biblioteca com tutoriais e uma documentação completa sobre cada seção do Drupal. As informações estão todas em inglês.

Como Escrever e Publicar Conteúdos no Drupal

Essa é a hora de criar e publicar o primeiro conteúdo no seu site Drupal. Para tanto, vá na aba superior do painel de controle do CMS e clique em Conteúdo.

opção de conteúdo no drupal

  1. Clique em Adicionar Conteúdo.
    adicionar conteúdo no drupal

  2. Na próxima página, você pode escolher entre Artigo (notícias ou postagens de blog) ou Página Básica (conteúdo estático). Neste exemplo, vamos usar o primeiro.
    conteúdo em forma de artigo no drupal

  3. Você chegou ao editor de conteúdos. Insira um título, o texto da postagem, as categorias de tags e escolha uma imagem ilustrativa. Depois, clique no botão azul Salvar.
    editar e publicar artigo no drupal

  4. No menu à direita do editor, você pode definir novas opções. Entre elas Configurações de Menu, Configurações de Comentários e URL Alternativa.
    configurações extras dos conteúdos

  5. Veja como ficou nosso modelo de conteúdo publicado no Drupal. Você sempre pode Editar, Apagar e fazer Revisões da postagem.
    exemplo de conteúdo publicado no drupal

Como Criar Menus no Drupal

Como você já sabeMenus permitem que você organize e estruture melhor as páginas e os conteúdos do seu site Drupal. Pois chegou a a hora de aprender a como criar menus no CMS.

No menu superior, clique na seção Estruturas.

seção de estrutura no drupal

  1. Na nova tela, clique na opção Menus.
    opção de menus na aba estrutura do drupal

  2. Clique em Adicionar Menu.
    adicionar menu no drupal

  3. Insira um título e uma breve descrição para o novo Menu. Depois, selecione o botão azul Salvar.
    adicionar título ao menu do drupal

  4. Agora, clique em Novo Link para poder adicionar um link no menu.
    adicionar link ao menu drupal

  5. Na nova tela, adicione um título do link do menu, insira um link para o local que você quer que ele aponte e uma breve descrição sobre o link. Depois, clique no botão azul Salvar.
    configurações de link no menu drupal

Como Instalar Módulos no Drupal

Os módulos do Drupal permitem que o usuário estenda as funcionalidades do CMS. Abaixo, você vai aprender a como instalar módulos no Drupal.

Antes de tudo, você precisa ir no repositório oficial de módulos para o Drupal. Pesquise (em inglês) pelo módulo no campo de buscas.

repositório de módulos no drupal

No nosso exemplo, vamos usar o módulo Chaos Tool Suite. Nesta página, desça até a seção Downloads e copie o link de download (botão direito do mouse > copiar endereço do link) referente à versão do Drupal que você está usando.

versão de download do módulo

Agora, siga os passos abaixo para instalar um módulo no Drupal.

  1. Com o link do download copiado, vá ao menu superior do CMS e clique em Estender.
    seção de Estender funções no Drupal

  2. Clique em Instalar Um Novo Módulo.
    instalar novo módulo no drupal

  3. No campo Instalar Através de uma URL, coloque o link do download copiado anteriormente.
    instalar módulo pela url

  4. Agora, basta clicar no botão azul Instalar. Aguarde a instalação e é apenas isso que você precisa se preocupar.

Abaixo estão 3 sugestões de módulos que você pode ter no seu site Drupal. Eles vão ajudar você a melhorar a experiência de uso e ter mais autonomia com seu projeto online.

  • Google Analytics. É o sistema de rastreamento e análise de dados do Google. Você pode conferir informações sobre o tráfego de páginas, a origem dos acessos dos usuários e outros dados.
  • Webform. Uma ferramenta para fazer formulários completos. Serve para pesquisas de audiência, de satisfação e até para ter um meio de contato com os leitores do seu site.
  • Adminimal Admin Toolbar. A barra de ferramentas padrão do Drupal é transformada em um menu suspenso. Você pode usar ícones e atalhos para cada função. Melhora a experiência de uso da plataforma.

Como Instalar Temas no Drupal?

Uma tema é uma aplicação que reúne os elementos visuais que compõem todas as páginas do seu site no Drupal. Você precisa caprichar na escolha dele para conquistar a atenção dos visitantes.

Por padrão, o Drupal vem com o tema Bartik instalado. Também existem outros já pré-instalados. Para verificar quais são eles, acesse a seção Aparência do menu superior do CMS.

seção de Aparência no Drupal

Mas é claro que você pode instalar um tema diferente qualquer. Para isso, siga as instruções abaixo.

  1. Acesse o repositório de temas do Drupal. Procure por um tema que se encaixa com a abordagem dos assuntos do seu site.
    repositório de temas drupal

  2. Assim que escolher um tema, clique nele. Você será redirecionado para a página específica dele. Desça até a seção de Downloads. Copie o link de download do tema (botão direito do mouse > copiar endereço do link) referente à versão do Drupal que você possui.
    download da versão do tema para drupal

  3. Com o link já copiado, retorne à seção Aparência do Drupal. Nesta tela, clique em Instalar um Novo Tema.
    instalar novo tema no drupal

  4. Agora, insira o link de download copiado no campo Instalar Através de uma URL. Depois, basta clicar no botão azul Instalar.
    instalar tema no drupal usando url

  5. Mesmo instalados, os temas no Drupal permanecem desativados. Para ativá-los, entre novamente na seção Aparência, no menu superior do Drupal.
  6. Encontre a seção Temas Não Instalados (Uninstalled Themes). Encontre o tema que você baixou (no nosso exemplo é o Nexus) e clique na opção Instalar e Definir como Padrão (Install and Set as Default).
    instalar tema no drupal e definir como padrão

Resumo – O Que é Drupal?

Você acabou de aprender que o Drupal é uma ferramenta poderosa e flexível quanto à diversidade de usos.

Com ela, você tem a disposição uma série de recursos e funcionalidades para tirar seu projeto do papel.

Neste tutorial, você viu as principais características do CMS, como instalá-lo e até mesmo como criar seu primeiro site com instruções bem básicas.

De agora em diante, é com você. Explore as opções do menu principal, faça implementações de blocos e desenvolva seu negócio na web.

E, se precisar de ajuda, você sempre pode consultar a documentação oficial do Drupal (em inglês).

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/drupal-o-sensacional-cms/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *