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Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: Saiba como entrar definitivamente na internet

Por: Rafael H. maio 26, 2017

No mundo conectado de hoje as pessoas precisam de informações cada vez mais rápidas, fáceis de acessar e completas. Elas têm o mundo na palma da mão e não querem perder tempo, por exemplo, procurando o melhor sapateiro da região, pedindo recomendações aos amigos, telefonando para saber o horário de funcionamento. Da mesma forma, as empresas não dependem apenas de seus espaços físicos, suas vitrines, placas e propagandas convencionais para se fazer presentes na vida do cliente. É possível se fazer conhecida até para quem ainda nem saiu de casa. A receita para isso é simples: informação completa e atualizada. Para isso, uma ferramenta importante para as empresas conquistarem seu espaço na internet é o Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta da Google que ajuda os empresários a terem mais destaque e visibilidade na internet. Ele alia informações, fotos, geolocalização e interatividade para que os clientes tenha conhecimento de sua empresa de forma mais fácil, rápida e precisa. Em contrapartida, oferece ao empresário informações de acesso, métricas e insights que irão ajudar a traçar outras estratégias complementares com o SEO, o web design responsivo e a nomeação de domínios, por exemplo.

Painel Google Meu Negócio

Painel que aparece para você cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

Por que o Google Meu Negócio é importante?

Hoje em dia as empresas disputam espaço e atenção do cliente também na internet. E esse espaço, no mundo virtual, é conquistado com informações. Da mesma forma que um cliente provavelmente não vai parar para olhar uma vitrine mal montada, sem exibição dos preços, com os vidros sujos e pouca variedade de produtos, a sua empresa também não vai ter destaque na internet se as informações estiverem incompletas, se o website for confuso e tiver carregamento lento e se os dados de contato forem obscuros. Ter seu nome, endereço, seu horário de funcionamento e seu número de telefone na rede, a um clique de receber uma ligação de um novo cliente é essencial no mundo de hoje.

Como usar?

O Google Meu Negócio é gratuito. Imediatamente depois de feito a inscrição no serviço você pode começar a cadastrar as informações de sua empresa, mesmo se ela tiver mais de uma unidade, se não tiver loja física. É importante ter em mente que o Google Meu Negócio não substitui outras estratégias digitais, mas é um complemento. Aliado a SEO, você consegue ter maior visibilidade nas buscas orgânicas. Se você tiver um website com design responsivo, conseguirá que o cliente acesse a sua página em poucos cliques. Também é um ótimo aliado caso você já esteja familiarizado e utilize serviços de anúncios como adwords.

Vitrine virtual 

A comparação do Google Meu Negócio com uma vitrine não é metafórica, mas praticamente literal. Assim como numa rua comercial ou num shopping, a vitrine é a primeira informação que uma loja oferece. É nela que os melhores produtos, as melhores ofertas, o capricho com a mercadoria devem aparecer para conquistar o cliente. Já na internet, as empresas não estão organizadas em ruas, mas embaralhadas no meio do caos de trilhões de informações. Mas da mesma forma, para aparecer de verdade você tem que ter a melhor vitrine possível: informações completas e atualizadas de horário de funcionamento, endereço, telefone, quais os serviços prestados ou produtos comercializados, fotos da loja, dos produtos, avaliações e depoimentos de clientes. Procure mostrar seu diferencial, o que você tem de exclusivo a oferecer.

Quem não é visto não é lembrado

Vitrine da WebLink

Exemplo de como será sua vitrine no Google.

Um estudo do Google de agosto de 2014 sobre o impacto das buscas nos negócios locais revela que os consumidores utilizam serviços de mapeamento (como o Google Maps ou o Google Streetview) por 44% do tempo ao pesquisar por empresas na internet. Dessas pesquisas, 41% resultam em uma visita pessoal ao local. A conclusão é de que, além das informações detalhadas, a exibição de fotos e tour virtual tem o dobro de probabilidade de gerar interesse do possível cliente na empresa pesquisada.

O tour virtual é uma chance de o cliente conhecer o espaço físico de sua empresa antes mesmo de visitá-lo. Basta você contratar um fotógrafo profissional ou ter acesso a equipamentos que façam fotografias de 360º. O Google possui uma lista de profissionais certificados a produzir este tour virtual de sua empresa de forma que ele se integre aos demais serviços como o Google Maps e o Google Street View. É mais uma ferramenta do Google Meu Negócio para conquistar novos clientes.

Saiba o que os clientes estão falando

Quando você decide abrir um negócio, é para oferecer o melhor produto ou serviço possível e satisfazer os desejos dos clientes. Os empresários com essa ambição têm a necessidade de saber o que os consumidores estão falando, o que eles acharam do serviço, se eles indicariam para outras pessoas. Esse tipo de informação é essencial para que se tracem estratégias para atrair mais clientes ou consertar o que estiver de errado no atendimento.

Para uma loja física, esse tipo de feedback é difícil de conseguir: muitos clientes acham invasivo receberem um contato posterior à compra, se mostram ressabiados em falar com sinceridade o que acharam do atendimento. Se tiveram uma experiência ruim, não voltam mais e repercutem negativamente com os seus amigos e parentes. No ambiente mais impessoal da internet, acontece o contrário: muitos se sentem encorajados a darem suas opiniões a respeito da empresa, da experiência que tiveram, dar uma avaliação objetiva, dar uma nota.

A ferramenta do Google Meu Negócio permite isso, sem restrições e sem poder de censura ao dono do negócio. Isso porque a filosofia é de que ao empresário cabe sempre oferecer o melhor possível, respeitar opiniões (o cliente sempre tem razão) e ficar atento quando o feedback não é tão positivo quanto o esperado: tem alguma coisa errada que precisa ser melhorada.

Google Meu Negócio

Dados

Costuma-se dizer que os dados recebem o status de informação quando lhes damos alguma utilidade. Isto é, quando temos algum número em mãos e traçamos estratégias e tomamos decisões a partir deles. Todas as empresas trabalham com essa filosofia a partir do balanço financeiro, por exemplo: lucro, prejuízo, gastos com pessoal, custo de operação. Esse é só um exemplo, para cada estratégia há uma série de dados diferentes.

Por isso o Google Meu Negócio oferece ao empresário um conjunto de estatísticas voltadas para o marketing digital. Você pode saber o que está e o que não está funcionando: como os clientes estão encontrando você? Eles conseguem chegar facilmente ao seu negócio? De onde elas vêm? Quantas pessoas visualizaram a sua vitrine virtual? Trabalhando em conjunto com outras ferramentas, o Google Meu Negócio também revela o percentual de pessoas que encontraram a sua empresa na pesquisa e clicaram no número de telefone para fazer uma ligação. Também mostra quantas solicitações de rotas elas fizeram para o seu endereço em serviços como o Google Maps. Ou quantas dessas buscas resultam em acessos ao seu website. Como foi dito antes, todos esses dados ficam esperando serem utilizados para que se transformem em informações vitais para o sucesso de sua empresa.

Conclusão

Ter sua empresa presente na internet é essencial para os negócios nos dias de hoje. Combinar estratégias utilizando as diversas ferramentas digitais é o caminho certo para ter conquistar a atenção de novos clientes. Além das técnicas de SEO, uma ótima opção para melhorar a visibilidade de sua empresa nos mecanismos de buscas é o Google Meu Negócio. A ferramenta permite agregar informações essenciais para os clientes terem uma melhor ideia do que você pode oferecer. Como comprovado com uma pesquisa do próprio Google, grande parte das buscas se transformam em visitas ao estabelecimento, desde que estejam bem apresentadas na internet: endereço, contatos, fotos, tour virtual, avaliações de outros clientes. A proposta é levar para o ambiente online o conceito de vitrine: exibir o que há de melhor e conquistar a atenção dos clientes. Um dos caminhos para isso é o serviço gratuito do Google Meu Negócio.

Dica de ouro: Acesse a ferramenta Google Meu Negócio e entre de uma vez por todas com toda a força na internet.

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