25fev
aprenda o que é e como instalar opencart

O Que É e Como Instalar o OpenCart?

Por: Andrei L. fevereiro 25, 2019

Opencart é uma plataforma gratuita de ecommerce que você pode usar para montar e configurar a sua própria loja virtual na internet. No artigo de hoje, você vai aprender mais sobre ela, suas principais características, para que tipo de usuário é indicada e, ao final, a como instalar OpenCart.

O que é OpenCart?

Lançado em 2005, o OpenCart é um CMS (Sistema de Gerenciador de Conteúdo) que permite que o usuário crie e publique a sua própria loja virtual. 

É uma das plataformas mais usadas no mundo por quem quer começar seu negócio online e ganhar dinheiro na internet.  

O OpenCart tem várias ferramentas para adicionar e gerenciar qualquer coisa que quiser vender.

Pelo painel de controle, o usuário consegue criar páginas únicas de produtos, definir características, inserir imagens, vídeos demonstrativos e métodos de pagamento.

O OpenCart não é único CMS para ecommerce. Conheça também as plataformas Magento e PrestaShop!

Para Quem o OpenCart é indicado?

A loja virtual OpenCart é mais indicada para usuários que já tem alguma experiência em instalação de aplicações e tarefas de desenvolvimento na internet. Mas nada impede que iniciantes também consigam instalar seu próprio ecommerce.

De uma maneira geral, o OpenCart é uma plataforma simples de acessar e as suas configurações são bem acessíveis. A interface também é amigável e praticamente todas as funcionalidades são didáticas e estão ao alcance de poucos cliques.

Principais Caraterísticas do OpenCart

Antes de escolher qualquer plataforma de loja virtual, você precisa saber quais são as vantagens de usá-a. É uma forma de conhecer quais funcionalidades ela oferece e analisar quais se encaixam mais com seu perfil de usuário.  

Abaixo, vamos ver as principais características de instalar e usar o OpenCart.

  • Marketplace Completo
    Diversas ferramentas para você criar sua própria loja virtual e personalizá-la da forma que quiser. Existem opções grátis e pagas de temas, módulos de pagamento, pacotes de idiomas e plugins para cada tipo de recurso que você precisar.
  • Variedade de Temas
    Identidade visual é tudo em uma loja online. Com o OpenCart, o usuário tem à disposição uma quantidade gigantesca de temas gratuitos e pagos para usar. Independente do tipo de produto que você for vender (automóveis, roupas, eletrônicos, artigos esportivos etc.), sempre tem várias opções para escolher.
  • Cupons de Desconto
    A plataforma oferece um sistema próprio para você criar descontos para seus clientes. Essa é uma das partes que mais atraem compradores em potencial. Então, você pode criar campanhas promocionais e até enviar códigos-relâmpago por email para quem é cadastrado na sua loja.  
  • Espaço para Avaliações
    Avaliações são uma ótima forma de permitir que os usuários interajam com a sua loja. Eles podem escrever sobre a experiência de compra, deixar depoimentos sobre o serviço de entrega e até mesmo fazer uma breve análise do produto comprado. Esses espaços em lojas online ou sites sempre recebem muitos acessos.
  • Sistema de Afiliados
    Afiliados é uma forma de expandir seu negócio e conseguir uma renda extra. O OpenCart tem uma função nativa para criar um sistema de cadastros para revendedores. Eles divulgam e vendem os seus produtos, repassando parte do valor para você e ficando com uma certa porcentagem em comissão.  
  • Diversidade de Moedas
    Quando seu negócio estiver mais estabelecido, pode ser que você queira mirar em outros mercados. O OpenCart é compatível com moedas de muitos países. Inclusive, o próprio CMS calcula os impostos, converte as cotações diárias e ajusta as tarifas das transações efetuadas na sua loja virtual.

Prós

  • Simples, acessível e amigável de usar, sendo recomendado tanto para usuários experientes quanto novatos.
  • Possui funções de SEO integradas para sua loja virtual aparecer nas melhores posições do Google.
  • Suporte a uma variedade gigantesca de temas (visual personalizado) e extensões (recursos extras).
  • É de código aberto e costuma receber melhorias por desenvolvedores experientes e pela própria comunidade de usuários.
  • Alto desempenho mesmo para lojas virtuais em pleno crescimento e nos planos de hospedagem mais baratos.

Contras

  • Poucas funções integradas de forma nativa, precisando obrigatoriamente instalar temas e extensões para ter os recursos necessários.
  • Exige algum conhecimento em programação para editar códigos do sistema, conseguir mexer nos módulos e adicionar recursos básicos.
  • Desenvolvedores iniciantes podem desenvolver temas, extensões ou funções que podem não estar tão bem otimizadas, atualizadas ou seguras para uso, podendo causar problemas na plataforma.

Como Instalar OpenCart com o Auto Instalador

Antes de aprender a como instalar OpenCart, certifique-se de ter um serviço de hospedagem de sites. É somente dessa maneira que a plataforma vai funciona conforme o desempenho esperado.

Passo 1 – Encontre o Auto Instalador

No painel de controle da sua hospedagem WebLink, encontre a categoria Website. Nela, clique no ícone do Auto Instalador.

auto instalador do painel de hospedagem

Passo 2 – Localize e Instale o OpenCart

Na próxima tela, digite OpenCart no campo de buscas. O ícone do OpenCart vai aparecer. Clique nele.

ícone do opencart no auto instalador

Passo 3 – Insira suas Credenciais

Nesta etapa, você precisa inserir suas credenciais para começar a instalação. Coloque seu nome, email e senha de administrador. E, se quiser, defina um nome para a sua loja virtual no campo Títulos do Website.

informações de instalação do opencart

Em seguida, clique em Instalar. A instalação pode demorar alguns minutos. Não se preocupe.

Passo 5 – Acesse Sua Loja Virtual OpenCart

No Auto Instalador da sua conta de hospedagem de sites, clique no botão Detalhes referente à instalação do OpenCart.

detalhes do Opencart

Agora, em Detalhes da Aplicação, clique na URL Administrativa, que é o domínio de acesso a sua loja virtual.

detalhes da aplicação para abrir opencart

Em seguida, repita as credenciais de acesso que cadastrou anteriormente e acesse o OpenCart. Abaixo está a tela inicial do CMS para ecommerce.

tela de abertura do opencart

Passo 6 – Configure Sua Loja Virtual

É pelo painel de controle do OpenCart que você pode configurar a plataforma de ecommerce. As principais opções disponíveis são:

configuração da loja opencart

  • Catálogo
    Para criar páginas e listas personalizadas de produtos. É possível incluir textos, fotos e vídeos, além de organizar tudo em categorias de itens similares.
  • Extensões
    Serve para adicionar mais recursos na sua loja virtual, como novos métodos de pagamento, moedas estrangeiras e instalar um Marketplace.
  • Design
    É aqui que você mexe no visual do OpenCar. Você pode adicionar vários layouts, editar temas, fazer traduções e inserir banners com propagandas.
  • Vendas
    Nesta opção você faz o acompanhamento dos pedidos feitos, das vendas realizadas, das assinaturas de serviços e das devoluções requisitadas pelos clientes na loja.
  • Clientes
    É a opção para administrar e gerenciar as contas dos clientes. É possível configurar, aprovar e personalizar cadastros, além de categorizar clientes por tipos de assinatura.
  • Marketing
    É a parte de estratégia de divulgação e posicionamento da sua loja online na internet. Inclui opções para fazer campanhas, enviar informativos, disponibilizar cupons de desconto e SEO para ranquear no Google.

Como Instalar OpenCart Manualmente

Este processo é um pouco mais trabalhoso do que o anterior. Vocẽ vai mexer com mais configurações, baixar e fazer uploads de arquivos, além de também preparar um banco de dados para receber a instalação do OpenCart.

Passo 1 – Fazer Download dos Arquivos de Instalação

Baixe o arquivo de instalação do OpenCart no site oficial. Priorize a versão mais recente.

Passo 2 – Fazer Upload dos Arquivos para a Hospedagem

Assim que terminar o download, extraia os arquivos para o seu computador local.

Em seguida, faça o upload dos mesmos arquivos do seu computador para a sua conta de hospedagem de sites. Você pode fazer isso usando um serviço de FTP, como o cliente FileZilla.  

Se preferir, você também pode fazer a extração dos arquivos dentro do próprio serviço de hospedagem. Para isso, você pode usar o Putty SSH para se conectar e entrar na hospedagem.

Quando o upload dos arquivos terminar, encontre o arquivo config-dist.php na pasta principal. Renomeie o arquivo para config.php. Em seguida, entre no diretório admin e também renomeie o arquivo config-dist.php para config.php.  

Passo 3 – Configurar Banco de Dados para Instalação

Agora você precisa configurar o banco de dados da sua hospedagem para receber a instalação do OpenCart.

Para isso, localize a seção Banco de Dados MySQL no seu painel de hospedagem.

banco de dados mysql na conta de hospedagem

Crie um novo banco de dados preenchendo os campos Nome do Banco de Dados MySQL, Nome de Usuário MySQL e Senha.

credenciais de criação do banco de dados mysql

Basta clicar no botão verde Criar para ver o banco de dados criado na próxima tela.

banco de dados criado com sucesso

Passo 4 – Instalar o OpenCart

Esse é o passo definitivo para você aprender a como instalar o OpenCart. Para começar, entre na URL em que os arquivos de instalação foram adicionados. Oriente-se pela tela abaixo.

instalação do opencart

Ao chegar na terceira tela, você vai precisar inserir os dados do banco de dados que criou anteriormente. Sendo assim, apenas repita as credenciais nos campos exigidos.

dados de acesso do banco de dados mysql

Ao clicar no botão azul Continue, você será levado à tela de instalação completa do OpenCart.

instalação do opencart finalizada

A partir isso, já é possível configurar páginas de produtos, definir sistemas monetários e montar uma campanha de marketing para divulgar sua loja virtual. E, claro, começar a vender.

Resumo

Você acabou de aprender a como instalar OpenCart de duas formas diferentes. O CMS é mais do que recomendado para quem quer começar e desenvolver um negócio online.

E, depois da instalação, basta criar e personalizar as páginas dos produtos, definir os preços, esquematizar as entregas e divulgar sua loja virtual.

É assim que você vai conseguir uma renda extra pela internet.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/loja-virtual-opencart-cms-e-commerce/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *