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Qual o melhor template para colocar no seu website?

Por: José M. novembro 27, 2017

Há uma infinidade de ferramentas na internet que oferecem modelos de templates prontos, mas como saber qual é o melhor template para o seu site? Já demos alguns exemplos aqui no blog dos modelos de templates mais conhecidos e onde encontrá-los e hoje, abordaremos as práticas recomendáveis para obter sucesso com o seu site e como definir a melhor opção para sua necessidade. Bom, vamos lá! Logo em seguida separamos algumas dicas para auxiliar você nessa escolha.

O template deve ter harmonia com sua proposta de negócio

Antes de tudo, tenha em mente que o seu site é a representação da sua empresa na internet. Ele deve ter a “cara” da sua empresa, traduzir visualmente a mensagem que deseja passar: sua essência, missão, atuação no mercado, serviços e etc.

O site também deve falar a “língua” do público que você deseja atingir, ou seja, ter perfeita harmonia entre o seu tipo de negócio e perfil do cliente. Digamos que sua empresa oferece soluções de publicidade online, este segmento requer maior dinamismo e criatividade, o cliente não vai lhe dar credibilidade se o seu principal serviço é divulgar empresas se a sua própria publicidade é falha.

Já se você trabalha, por exemplo, com a área da saúde, seu site requer cores mais cleans e um layout mais simples, uma abordagem mais formal e sem detalhes chamativos. Ao pensar na escolha de um template, tenha em mente o que você deseja que o cliente sinta ao navegar no site. Toda a comunicação das páginas deve conversar entre si e sustentar a mensagem que deseja passar.

Necessariamente, o template deve ser responsivo? Sim!!!

Sim! O template do site deve ser responsivo. Muitos dizem que é recomendável, mas sabemos que vivemos a era em que tudo está a um clique na palma da mão. O acesso à internet via smartphone é uma realidade que tomou conta do mundo tecnológico, grandes e pequenas empresas têm investido em soluções que atendam essa demanda.

Ter um site não responsivo coloca sua empresa atrás no mundo dos negócios, principalmente se o seu ramo for algo ligado ao mundo digital. Esqueça toda e qualquer estratégia se o seu site não for responsivo para celulares e tablets.

Para se ter uma ideia de como é importante ter um site responsivo, o Google implementou um algoritmo em 2015 que prioriza a entrega de resultados na rede de pesquisa a sites adaptados para mobile.

Ou seja, além de ser preferência para os usuários, por oferecer mais comodidade, se o seu site está fora do padrão, automaticamente tem mais dificuldades para aparecer na rede de pesquisas do principal buscador do mundo.

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Aparência e funcionalidade andam juntas

Ok, você optou por um template rico em detalhes e dinâmico, tudo para conferir ao site aquele ar de empresa tecnológica e criativa. Mas a opção escolhida atende suas reais necessidades? Além de bonito seu site deve ser funcional, tanto para as necessidades da empresa quanto para o cliente que navegará nele.

Alguns templates focam mais em imagens, outros no conteúdo que irá compor o site. Sendo assim, é primordial que seja avaliado todos os elementos que farão a composição do site e se o template se adequa à isso. O template escolhido precisa se encaixar com as informações que se deseja transmitir.

Preserve a navegabilidade do site

Um site que possui um menu dividido em muitas categorias deve ter um template que facilite a entrega de informação, pois um cliente que se sente perdido ou tem dificuldades de localizar o que procura, facilmente irá desistir de navegar. É recomendado não exagerar na quantidade de páginas e na profundidade de navegação do site.

Alguns sites têm a necessidade de ter mais informações, possuem um menu com maior diversidade de categorias, ou até mesmo possuem campos a serem preenchidos, como formulários, por exemplo.

Nestes casos, é aconselhável rever as páginas uma a uma e avaliar. Tentar simplificar e minimizar ao máximo a quantidade de informações diferentes dispostas no site é imprescindível para que o cliente não tenha dúvidas e fique perdido.

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Templates otimizados para SEO

Levar em consideração os padrões de otimização indicados para a busca web, é uma opção quase que obrigatória quando sua marca tem presença online. Quando o assunto são as boas práticas no âmbito digital, é preciso ter bastante atenção, pois isso determinará a quantidade de impressões e acessos que o seu site terá.

O Google tem padrões definidos, alguns essenciais, para que um site apareça nos resultados de pesquisa. Muitos templates já são otimizados e “amigáveis” ao Google, portanto, opte por estes modelos e, caso goste de um template que não possui essa otimização, por mais bonito que seja, busque por outro que atenda aos padrões de SEO.

Pense na praticidade ao fazer atualizações

Escolha um template que seja fácil de customizar, nada melhor que ter praticidade e poder fazer alterações e atualizações sem complicações. Se você não é especialista em programação ou não quer ter trabalho com códigos, quanto mais simples for manusear o seu site melhor será.

Nesse sentido, o mais viável é contar com templates próprios para a plataforma que você utiliza ou vai utilizar. Existem diversos sites que comercializam templates prontos para diferentes tipos de plataforma, no caso do WordPress, por exemplo, – para quem busca algo – mais simples -, há a disponibilidade de uma variedade de modelos gratuitos.

Templates pagos ou gratuitos?

Tudo depende do nível de personalização desejado. Há uma infinidade de modelos gratuitos muito utilizados no mercado, que permitem que você deixe seu site bastante atraente, porém para quem busca uma identidade única e totalmente personalizada, os templates pagos são a melhor opção.

Tenha em mente que quanto mais recursos quiser, mais pagará por isso. Avalie antes de escolher o que seu site precisa e de quais funcionalidades não pode abrir mão. Ambas opções podem ser encontradas com qualidade, por isso, o que vai determinar entre a gratuidade e um template pago são os recursos escolhidos.

Otimizações básicas para o seu site

O template é o primeiro passo a ser definido na montagem do seu site, após definido o layout que o site terá vem a preocupação com as otimizações. Falamos aqui da importância de optar por um template otimizado para SEO, agora apresentaremos algumas dicas de otimização para complementar a estrutura do seu site.

A otimização para SEO é responsável por conferir relevância ao site e contribui para que ele seja bem posicionado. Quanto melhor posicionado mais fácil o site será localizado e, consequentemente, o alcance será maior, contribuindo para que os clientes cheguem até você.

Palavras-chave

A escolha de palavras-chave é a primeira coisa a se fazer em SEO, pois elas definirão toda a otimização da página de um site. Você pode utilizar o próprio Google Planner para realizar um estudos das palavras mais pesquisadas e relevantes para o seu tipo de conteúdo. Considere analisar a concorrência de mercado para saber suas chances de impressão e cliques com a palavra-chave escolhida.

URL amigável

Uma URL amigável é aquela cujo endereço contém palavras ou frases sugestivas sobre o conteúdo da página em questão. Veja um exemplo: /qual-o-melhor-template-para-o-seu-site.

Meta tags e títulos

As meta tags são uma espécie de “etiqueta” que descreve o conteúdo do seu site para os buscadores, como o Google. Nela, você deve inserir as palavras-chave que facilitarão que os usuários localizem essa página nas redes de pesquisa. Já os títulos devem conter a palavra-chave principal, pois é importante que se explique em poucas palavras o conteúdo da página.

Qualidade do conteúdo

O Google dá preferência a conteúdos relevantes, ou seja, aqueles que correspondem fielmente à pesquisa realizada pelo usuário. Para isso, é importante que a URL, título e descrição da página representem a mesma informação.

Organize seu conteúdo em tópicos e subtítulos para facilitar a leitura e manter a disposição de informações organizadas, isso facilita na leitura do robô de busca também para que ele entenda do que se trata a respectiva página. Formate títulos e subtítulos adequadamente para sinalizar que são importantes, essa formatação pode variar do h1 ao h6.

Imagens

É recomendável a presença de imagens ao longo do conteúdo, estas, devem ser renomeadas com a palavra-chave principal.

Lembrando que essas são otimizações básicas que todo bom site deve ter, por isso mantenha-se informado e aplique sempre as melhores práticas para obter sucesso com a estratégia de seu site. Aqui, no blog, há sempre uma dica para te auxiliar nesse processo.

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Conclusão

Então, sua dúvida sobre “qual o melhor template para o seu site” foi esclarecida? Como falamos, tenha sempre em mente quais são suas principais necessidades, a escolha do melhor template depende disso. Avalie qual estilo de comunicação será adaptada no site, a imagem que deseja passar, as funcionalidades essenciais para o seu negócio, categorias indispensáveis que o site precisará ter, o mercado em que atual e o que o seu cliente tem interesse. Não leve em consideração apenas o “visual” e a beleza do template, mas considere todas as variáveis que farão a diferença e que atenderão adequadamente o que o seu site precisa.

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