02maio
a importância da segurança no e-commerce para garantir a satisfação e a segurança dos clientes

Segurança no e-commerce: dicas para manter seu cliente seguro e satisfeito

Por: Andrei L. maio 2, 2018

Qual é o dono de qualquer negócio online que não quer ter clientes fiéis e que se sintam seguros e satisfeitos para gastar dinheiro na sua loja virtual? Pois saiba que, para conseguir conquistar esse nível de relacionamento com o consumidor, é preciso prestar atenção em um ponto muito importante: a segurança no e-commerce.

A era da Internet trouxe um conjunto de mudanças em vários aspectos do dia a dia das pessoas. A maneira como elas pessoas consomem informações é diferente de anos atrás, assim como é diferente o modo como consomem produtos e serviços.

A Internet também trouxe uma mudança significativa na forma como nós vendemos e compramos os mais variados produtos. Isso vale para produtos alimentícios, vestuário e até bens mais caros, como imóveis e veículos.

O e-commerce é uma tendência que chegou para ficar. Além de apresentar várias vantagens para os clientes, que efetuam as suas compras graças a um clique, ele também representa benefícios para os empreendedores.

O comércio eletrônico é uma excelente oportunidade de negócios. Porém, é importante estar ciente que esse tipo de empreendimento também deve contar com um planejamento eficiente, boa divulgação e um amplo conhecimento das tecnologias envolvidas.

Além disso, a questão da segurança no e-commerce é um elemento muito importante quando o assunto é comércio eletrônico, tanto para o gestor quanto para os clientes. É essencial que uma loja virtual esteja devidamente protegida contra invasões e fraudes.

Segurança no e-commerce: cliente mais seguro e satisfeito

É natural que as pessoas se tornem desconfiadas quando o assunto é fornecer dados de cartões e contas bancárias. Afinal, ter esses dados roubados por pessoas mal intencionadas pode gerar um prejuízo enorme.

A desconfiança é um fator que pode inibir uma pessoa de efetuar uma compra em um e-commerce, se tornando um empecilho para que o negócio obtenha o lucro esperado. 

Por isso, garantir a segurança no e-commerce é fundamental para que seu negócio online prospere e fidelize clientes com o tempo. Fique abaixo com algumas dicas que podem ajudar você a chegar lá sem grandes problemas.

Faça questão de possuir uma boa plataforma

Para uma loja virtual, a plataforma atua como um sistema que tem o intuito de facilitar o gerenciamento, atuando na parte de estoque de produtos, controle de preços e de vendas dos produtos.

Por isso, na hora de optar por uma plataforma é importante estar ciente de que ela tenha a qualidade necessária. Sendo assim, as características mais adequadas de uma plataforma que transmita segurança para o seu e-commerce são:

  • Contar com constantes atualizações;
  • Possuir um bom suporte técnico;
  • Apresentar um layout responsivo;
  • Possibilitar a utilização de sistemas de segurança, tais como o SSL.

LEIA MAIS: Magento, a plataforma mais utilizada no e-commerce.

Obtenha o certificado SSL

O SSL, conhecido como Secure Socket Layer, corresponde a um tipo de certificado de segurança que tem o objetivo de possibilitar que os dados informados sejam enviados do site para o servidor com criptografia.

Outro aspecto interessante do certificado SSL é que ele não funciona apenas para garantir a segurança dos dados. O SSL também auxilia nas técnicas de SEO, possibilitando que a loja virtual seja encontrada com mais facilidade nas páginas de busca.

Isso ocorre porque, no ano de 2014, o Google incorporou a utilização de certificados SSL em seus critérios de posicionamento. Assim, esse método de segurança também um fator que contribui para favorecer um bom ranqueamento para o site.    

Vale salientar que um bom posicionamento no Google é essencial para que o seu e-commerce receba acessos e seja conhecido. 

Esteja sempre atento a qualquer tipo de vulnerabilidade

É importante que um gestor de e-commerce mantenha contato constante com a sua equipe de TI. A ideia é sempre estar em busca de eventuais vulnerabilidades que possam comprometer a segurança do seu e-commerce. Por isso, algumas medidas são essenciais como:

Solicite senhas fortes

No momento em que o cliente for efetuar cadastro, peça que a seja forte e complexa. Ainda que muitos clientes possam considerar tal medida chata e até exagerada, é fato que esse é um procedimento que traz vantagens.

Conte com uma eficiente blindagem de sites

Quem tem uma loja virtual pode contar com softwares que proporcionam a blindagem do site, mantendo-o protegido contra a ação de invasores que podem gerar danos.

De uma forma geral, esses softwares possuem a capacidade de bloquear o acesso dos hackers a informações sigilosas dos clientes e também dos bancos de dados. Com isso, é possível evitar a queda do site e a presença de malwares.

Fique livre de malwares

Os malwares consistem em softwares perigosos, que podem invadir o servidor e acessar o banco de dados da loja virtual, roubando dados e também senhas dos clientes.

Além disso, os sites que podem afetar os clientes com malwares não transmitem credibilidade e por isso não são bem vistos pelos buscadores.

Não se esqueça de usar os gateways de pagamento

Além de softwares de segurança é importante também poder contar com os gateways de pagamento.

Esses sistemas realizam a proteção no instante da finalização da compra. Eles usam uma comunicação criptografada entre o servidor e o meio de pagamento usado pelo cliente. 

Utilize um servidor dedicado para a loja virtual

O uso de um servidor exclusivo para o e-commerce permite que os ataques não causem danos para o sistema. Assim, você consegue garantir que os dados da sua loja fiquem sempre seguros e disponíveis para acesso pelo usuário.

Tenha sempre o auxílio de profissionais da área

É grande a quantidade de hackers e pessoas mal intencionadas aptas a burlar sistemas de e-commerce. Por isso, a presença de uma empresa que tenha condições de fornecer a segurança necessária é muito importante.

É relevante, nesse caso, contar com empresas que possuam o selo PCI. Usado no mundo inteiro, este recurso é garantia da competência e capacidade técnica quando o assunto é proteção de dados.

dicas de segurança no e-commerce para conquistar clientes

Conclusão

Por fim, a segurança no e-commerce é algo essencial, assim como ter uma loja virtual com fácil navegação e os produtos bem apresentados. Essas são características básicas para atrair mais visitantes ao seu negócio online

A segurança é vital para o sucesso de um e-commerce, pois se os clientes não se sentem seguros na hora de efetuarem uma compra não há como ter êxito nas vendas.

Por isso, ao seguir as dicas citadas, você estará garantido a confiança dos consumidores, conseguindo consolidar uma base forte de clientes.

Sabemos que segurança nunca é demais. E se você gostou desse artigo, compartilhe-o com seus amigos e contatos nas redes sociais.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/seguranca-no-e-commerce/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *