31ago
woocommerce-hostinger

WooCommerce | O plugin que transforma o seu site em um e-commerce

Por: Rafael H. agosto 31, 2017

Quer conhecer uma ferramenta legal e muito funcional? Você já ouviu falar do WooCommerce? Quem já trabalha com o WordPress deve conhecer muito bem, porém para desenvolvedores e usuários iniciantes, essa ferramenta pode não ser muito conhecida.

Por falar nisso, o WooCommerce é desenvolvido pela Automattic, a mesma organização que criou o WordPress, logo as duas plataformas são extremamente compatíveis e trabalham muito bem juntas.  

No post de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta e o que ela pode fazer pelo seu negócio. Se até hoje você achava complicado criar uma loja virtual, ao conhecer o WooCommerce certamente o seu conceito irá mudar a partir de hoje.

O que é o WooCommerce

O WooCommerce é um plugin que começou a ser desenvolvido em 2008 por 3 entusiastas do WordPress e a partir daí se tornou um dos plugins e ferramentas mais conhecidas entre os usuários do WordPress.

Atualmente a ferramenta está presente entre 28% a 30% de todas as lojas virtuais da Internet, ultrapassando a marca de mais de 3 milhões de downloads.

Até o momento a equipe do WooCommerce conta com 52 colaboradores que trabalham de forma autônoma e distribuída em 19 países. São profissionais de diversas culturas, que falam idiomas diferentes e que trabalham constantemente para criar inovações para a ferramenta.  

O que é possível fazer com o WooCommerce

Além da facilidade que o plugin oferece para criar lojas virtuais, o WooCommerce possui outras funcionalidades excepcionais que podem fazer a diferença em qualquer negócio.

Venda qualquer produto em qualquer lugar

Se a sua necessidade é vender pela Internet, o WooCommerce é a ferramenta ideal, seja para vender produtos físicos ou produtos digitais.

Para quem deseja ir além é possível adicionar funcionalidades extras e oferecer outras modalidades de vendas. Um exemplo disso é a possibilidade de criar programas de membros e assinaturas periódicas de serviços e produtos.

Sistema de logística integrada

O WooCommerce conta com um sistema de cálculo de entrega, onde é possível inserir um valor único ou com cálculo em tempo real.

Com o plugin também é possível limitar sua área de abrangência para alguns países ou disponibilizar entregas para o mundo todo.

O grande diferencial do WooCommerce é que ele suporta até mesmo o sistema drop shipping, onde uma loja não possui um estoque próprio e a entrega é feita diretamente pelo fornecedor.

Ofereça diversas opções de pagamento

No WooCommerce é possível integrar várias formas de pagamento à sua loja virtual, desde as bandeiras mais conhecidas como outros sistemas regionais não tão conhecidos.

Aceite Paypal, transferências diretas ou configure o envio para o cliente pagar somente ao receber o produto. Além disso, a ferramenta aceita mais de 140 métodos de pagamento e com certeza algum deles vai ser o ideal para o seu negócio.

Seguro e gerenciável

Uma das preocupações em plataformas virtuais é justamente com as questões de segurança de dados e informações. Já imaginou se a empresa por trás da plataforma resolve encerrar as atividades repentinamente?

No WooCommerce você tem o controle total da sua loja virtual, desde o controle tributário até as contas dos clientes finais. Além dessas informações estarem inteiramente sob seu alcance, a plataforma é submetida a auditorias frequentes para manter e garantir a segurança dos usuários.

WooCommerce + Storefront + WordPress= Combinação perfeita

A descrição acima fala por si só, mas se você ainda não sabe, o Storefront é um tema gratuito desenvolvido exclusivamente para ser integrado com o WooCommerce.

O casamento entre as 3 tecnologias permite melhor usabilidade e elimina as possibilidades de conflitos entre temas e plugins. Além disso, o Storefront é um tema puramente clean, intuitivo, flexível e responsivo.

O WooCommerce é uma solução escalável

Por ser um open source, o WooCommerce permite ser adaptado conforme as necessidades de cada projeto ou cliente. Não importa o tamanho ou o segmento do seu negócio, pois o plugin certamente vai atender às suas necessidades e ser a solução ideal para o seu e-commerce.

A segurança também não é um problema, pois o WooCommerce é auditado por uma equipe de desenvolvedores que trabalham arduamente para detectar e corrigir eventuais falhas e bugs.

Além de escalável, o plugin também conta com uma equipe de suporte de alto nível e prestativa para ajudá-lo a criar exatamente o que você precisa para o seu negócio.

Extensões compatíveis do WooCommerce

Se você quer ir mais longe com o WooCommerce, saiba que o plugin possui centenas de extensões que servem para aprimorar ainda mais o seu e-commerce.

Logo abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre elas, entre extensões gratuitas e pagas.

Extensões Gratuitas

Facebook for WooCommerce

Essa funcionalidade permite criar uma extensão da sua loja virtual no Facebook. A integração cria uma guia onde é possível adicionar a sua página oficial do Facebook e também permite exibir os seus produtos diretamente em seu feed. Não é legal e prático?

Yotpo Social Reviews

Essa extensão serve para fazer a gestão do relacionamento entre os usuários e clientes. Com ela os clientes podem criar avaliações, comentários, enviar fotos e opiniões reais sobre os produtos.

A extensão é fácil de ser configurada e ajuda na conversão de vendas, pois avaliações e depoimentos servem como ferramentas para convencer aquele cliente que está em dúvida sobre determinado produto.

WooCommerce Bundle Style Coupons

Com essa extensão é possível criar cupons de descontos específicos para um conjunto de produtos. Por exemplo, essa ferramenta serve em casos onde a sua loja virtual pretende oferecer descontos para kits de produtos ou para determinados itens comprados em conjunto.

Dessa forma, o cupom só irá funcionar quando aqueles determinados produtos estiverem no carrinho de compras. É uma ferramenta importante para aumentar o volume de vendas ou aumentar a rotatividade de determinados produtos.

Extensões Pagas

WooCommerce Memberships

Com essa extensão é possível criar área de membros e vender produtos ou serviços exclusivamente via assinatura. Crie restrições e gerencie subscrições dos membros de maneira fácil e prática.

Essa extensão é ótima para criar clubes de venda ou clube de assinantes, proporcionando maiores receitas com conteúdos ou produtos especiais e direcionados para um público selecionado.

WooCommerce Subscriptions

Esta ferramenta é similar à anterior, porém agora é a vez de gerenciar pagamentos recorrentes e assinaturas.

Com essa ferramenta você pode inserir uma variedade de inscrições para produtos, serviços físicos ou virtuais. 

Gerencie produtos vendidos mensalmente, assinaturas de serviços semanais ou mesmo pacotes de cobrança de software anual. Adicione taxas de inscrição, ofereça amostras gratuitas ou defina períodos de validade.

Dynamic Pricing

Você pretende vender no atacado ou criar promoções em grande quantidade? Se a resposta for sim, essa extensão é perfeita para o seu negócio.

Essa ferramenta permite criar descontos em massa e descontos baseados em quantidades de produtos. Configure quantidades e os valores de descontos de determinados produtos ou crie regras específicas para membros especiais.

Plugin WooCommerce Correios

Uma facilidade para quem deseja começar no mundo do e-commerce é este prático plugin que permite integrar a sua loja virtual aos serviços dos Correios brasileiro.

Embora não tenha nenhum vínculo oficial nem incentivo da empresa, o plugin foi desenvolvido com base na documentação do Webservices Correios e com apoio da Infranology, uma empresa que desenvolve soluções para a Internet.

WooCommerce em diversos idiomas

Para projetos globais ou para empresas que comercializam os seus produtos em diversos países, existe um plugin que é capaz de traduzir toda sua loja virtual em diversos idiomas.

A tradução se estende a todos os produtos, categorias e atributos. Além disso, o plugin também permite a conversão de moedas diretamente na loja virtual e é compatível com as outras principais extensões, algumas delas que já vimos anteriormente aqui no artigo.

Aproveite para conhecer nosso VPS WordPress e montar seu e-commerce com o plugin Woocommerce. Não perca tempo!

vps-wordpress

Conclusão

O WooCommerce permite infinitas possibilidades quando o assunto é e-commerce e vendas pela Internet. O plugin é amplamente utilizado no mundo todo e as suas extensões, como vimos, permitem ir muito além do que uma simples loja virtual.

A integração com o WordPress é um dos fatores que mais se destacam na ferramenta, sendo ela mantida pela mesma organização.

Por fim, se você procura por uma solução fácil, gratuita e amplamente aceitável no mercado web, não deixe de conhecer o WooCommerce. E se você já conhece, aproveite mais ainda essa fantástica ferramenta.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/woocommerce-o-plugin-que-transforma-o-seu-site-em-um-e-commerce/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *