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Guest Posts – Construa conteúdo relevante e bombe seu blog

Por: Rafael H. junho 9, 2017

Criar e desenvolver conteúdos com qualidade para internet exige trabalho minucioso e tempo. Planejamento, domínio dos temas e pesquisa são essenciais para um resultado promissor. Blogs e sites, hoje, são os principais meios de comunicação e divulgação de trabalho, mas, mantê-los atualizados com uma mesma linha temática predominante, nem sempre é uma tarefa fácil. Sair da zona de conforto, no entanto, pode ser um bom método para dinamizar e deixar seu blog com a atualização das publicações em dia. O fato é que com a velocidade do crescimento da tecnologia não dá pra parar no tempo, é preciso caminhar simultaneamente com todo esse disparo tecnológico diante de um mercado tão competitivo. É por isso que donos de blogs e sites têm apostado nos guest posts, um meio de atrair leitores, dinamizar a página e alavancar o número de visitantes.

O que é um Guest Post

O nome faz jus à sua tradução: post de um convidado. É simples e traz resultados significativos! Basta que outra pessoa, convidada pelo dono do blog ou site, escreva em seu lugar. Este convidado a fazer o artigo assinará o texto. Esta opção é mais utilizadas em blogs. Em alguns casos os guest posts são escritos pelos próprios leitores de páginas que tenham um número expressivo de visitantes. Mas, também podem ser escritos por profissionais, especialistas em temas. O guest post é uma publicação que tem que estar acordo com os temas desenvolvidos em blogs e sites. Ele atrai o leitor que está sempre em busca de algo novo, de informações, e acrescenta dinâmica à página.

Benefícios

O resultado de um guest post é uma via de mão dupla, pois os dois lados saem ganhando. O autor do guest post ganha visibilidade, pois assina pelo que escreveu e atinge diferentes pessoas, alcançando um novo público. Já o blogueiro ganha textos diferenciados, com qualidade, ponto de vista diferente e força com os targets. Nem sempre quem escreve os artigos são blogueiros iniciantes, mas especialistas em assuntos relacionados ao blog, isso dá credibilidade à página. E mais, é possível fazer links de algumas palavras do guest post para o blog do convidado que o escreveu. Como retorno pode-se conseguir bons backlinks.

Mas, mesmo com todos esses benefícios, há muitos blogueiros que ainda não se sentem motivados para disponibilizar espaço em seu blog sem cobrar por esta troca. Aqui se encontra um conflito: convencer o dono do blog que ele pode confiar em seu artigo e que isso será muito bom para ele.

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Blogs e guest posts

Geralmente são os blogs mais famosos que fazem essa ponte entre os convidados e as redes. Eles também já deixam isso visível através links ou artigos, na primeira página. Mas, também não dá para sair procurando qualquer blog, o melhor, mesmo, é pesquisar aqueles que tenham uma editoria, linha de temas, em que seus artigos se enquadrem. Construir uma rede de contatos e interesses de acordo com seu trabalho é fundamental.

Objetividade

Como já ficou claro, os guest posts consistem no relacionamento entre donos de blogs e escritores (sejam eles leitores ou especialistas em temas). A objetividade do que se quer alcançar tem que estar bem alinhada pelas duas partes. Antes mesmo de encontrar o blog para o qual escrever, o autor do artigo precisa ter o seu objetivo esclarecido. Um texto bem fundamentado pode abrir vertentes para outras postagens e dar credibilidade ao seu próprio blog, que, em alguns casos, está dando os primeiros passos e precisa de visualizações.

Quanto mais aceitação para publicar em outros blogs, mas o trabalho do autor ou blogueiro, ficará conhecido. O foco também está em onde o artigo será publicado, pois não adiante ter a assinatura visualizada em várias páginas apenas para fazer número. Mas, isso não exclui o mérito de escrever para uma vasta gama de sites e blogs, desde que seja pelo mérito do conteúdo e que siga uma linha editorial.

Alguns cuidados

Tudo o que vai para as redes está exposto a qualquer pessoa. Por isso é bom tomar cuidado com o que vai escrever. A exigência de conteúdos, independente do tema, está cada vez maior. Por isso, é procurar estabelecer contato e travar relacionamentos com portais de interesse de seu público alvo.  As pessoas estão acompanhando a evolução da tecnologia. Logo, público inteligente, exige publicações inteligentes! Construir conteúdo interessante tem grande importância para quem lê, bem como, para quem publica. É importante que os leitores enxerguem os valores e visão de quem escreve, isso fideliza os visitantes. Para se manter na rede é preciso explorar temas e conteúdos que conquistem o público.

Frequência dos guest posts

Na luta constante contra o tempo, algumas empresas e donos de blogs, em busca de manter as estratégias de marketing de conteúdo, acabam contando com os artigos dos guest posts. Isso porque é preciso manter uma rotina de publicações. Estes posts de convidados precisam ter uma frequência, geralmente um vez por semana.

Agora, se o foco está no crescimento do blog ou na publicidade, a tática é outra, além de guest posts semanais, eles devem ser publicados num período de, pelo menos, seis meses. Quem faz uso desse procedimento garante o resultado. Vale lembrar que é bom não extravasar no números de links que você vai incluir nos artigos, isso pode ser visto como poluição visual e cansar a leitura dos visitantes.

Influência das mudanças

Inúmeras são as mudanças que têm acontecido nas redes, nos últimos anos. A exemplo disso podemos citar o site de pesquisas Google. Até mesmo este site consolidado foi submetido a mudanças como a oficialização do algoritmo Google Hummingbird, ou a maneira minuciosa de interpretação de sites bastante acessados e, até mesmo, nos resultados de busca. Este avanço dificultou o trabalho, mas, em contrapartida, tornou possível enxergar resultados mais precisos e eliminar as páginas que só conseguiam resultados rápidos através das black hats. Isso mostra que é preciso ter qualidade nos conteúdos para estar no topo do ranking.

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Relação entre guest post e trabalho SEO

Como já vimos os guests posts são uma forma de conseguir conceituados backlinks para o seu blog ou website, afinal, conseguir backlinks qualificados é essencial para subir no posicionamento de buscas.  É como o trabalho do SEO – Search Engine Optimization, que realiza a otimização de websites e aumenta os números de acessos. Esse trabalho é feito através de técnicas estratégicas que levam uma página a melhorar o posicionamento nos resultados das buscas através do Google e Bing, por exemplo. Para entender melhor, basta idealizar o endereço de seu blog ou website no topo das posições apontadas na pesquisa Google. Isso acontece porque a qualidade e quantidade de links que fazem alusão ao seu site ou blog, são determinantes para ranking do Google.  

Conclusão

Independente de seu objetivo visar ganho de reconhecimento ou se tornar um guest blogger, é preciso firmar, consolidar relacionamento com outros blogueiros. Todos os donos de blogs e sites precisam de conteúdo, então mostre que seus artigos acrescentam valor a estas páginas. Esta também é uma oportunidade de aumentar o número de visitantes de seu trabalho e, até mesmo, o número de seguidores nas redes sociais. Por isso a importância de sempre que publicar um material tê-lo linkado ao seu blog. Os links do guest post sempre aparecem em dois extremos: no início ou no final da publicação. Eis o diferencial para fazer seu posicionamento crescer nos resultados das buscas no Google.  

 

 

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