06out

Como uma hospedagem de sites pode ajudar a aproveitar bem o seu público?

Por: José M. outubro 6, 2017

A corrida do milhão que as empresas têm enfrentado na internet têm se tornado cada vez mais acirrada. Em tempos tão competitivos a busca por audiência online deixou de ser a única preocupação para quem busca aparecer e vender mais utilizando recursos digitais já que o engajamento de público é a chave para o sucesso do seu site. Qual a contribuição do meu site no engajamento conquistado? Como saber se estou aproveitando bem o meu público? Estes pontos serão abordados neste artigo que é ideal para você que busca extrair o melhor que a internet tem há oferecer ao seu negócio.

Mas como fazer para tornar-se conhecido com tantas empresas investindo em digital?

Para que um lead chegue até você, definir um público-alvo é a primeira tarefa do processo, pois isso facilita todo o processo de criação do seu site e o objetivo que se deseja alcançar. Definir personas, hábitos e, por fim, entender como seu cliente pensa. Saber o comportamento de compra de seu público é o foco neste processo.

Quem não é visto não é lembrado

Já dizia um velho ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. E, estar em destaque nos buscadores, faz com que um mero visitante de seu site venha a se tornar um lead e até mesmo um cliente fidelizado. Antes de tudo, é importante ter em mente que quanto mais engajamento seu site tiver mais chance de conversão e relevância ele terá. São muitos os recursos – entre eles as técnicas de SEO – capazes de auxiliar em sua estratégia, mas o primeiro deles é ter um bom site e oferecer a melhor experiência ao usuário. O seu site é a premissa, é o ponto essencial para que as demais ações apresentem o resultado esperado. E para que um site atenda aos critérios básicos de otimização contar com uma empresa de hospedagem eficiente é primordial. O serviço de hospedagem de sites é responsável por manter dados e todas as informações pertencentes ao seu domínio. É onde ficam hospedados todos os arquivos do seu site.

As vantagens da hospedagem de sites para ter um site otimizado

Além de atuar como banco de dados, a hospedagem oferece um acompanhamento completo de tudo o que acontece com o seu site. Logo a seguir, você verá as principais vantagens para ter um site otimizado e o porquê o serviço de hospedagem é tão importante:

Velocidade durante a navegação

A velocidade de processamento e carregamento do seu site e de todas as páginas que o compõe é um fator muito importante. O provedor de hospedagem é responsável pela entrega deste conteúdo favorecendo a rapidez e até mesmo influenciando no ganho de autoridade do seu domínio.

Uptime adequado

Com um bom provedor de hospedagem as quedas do site podem ser reduzidas. Se o seu site funcionar hora sim/hora não a experiência do usuário cai e se torna mais difícil um bom posicionamento orgânico, ou seja, que o seu site apareça facilmente nas pesquisas realizadas nos buscadores. Um uptime aceitável é de no mínimo 99,99% – aproximadamente 45 minutos fora do ar por mês. Sim, acredite! O ideal é que o site fique no ar o mais próximo possível de 100%.

A hospedagem de sites e os recursos auxiliares

Registrar o seu domínio e definir seu público-alvo é o pontapé inicial para a presença online. Mas quais recursos são oferecidos para que você possa administrar seu site? Com um provedor de hospedagem é possível controlar grande parte da versão online de sua empresa, além do gerenciamento do site é possível fazer muito mais com a ferramenta. Os principais recursos são: gerenciar domínios e subdomínios, administrar contas de e-mail, personalizar opções de segurança do site, configurar outros aplicativos, como por exemplo, o WordPress.

hospedagem-sites-weblink

Influência da hospedagem de sites para uma estratégia de alcance de público

O provedor de hospedagem é indispensável tanto para quem vai criar um site quanto para quem já tem um. Quando o foco é engajamento, todos os recursos fazem a diferença, seja para quem está começando ou para quem busca ainda mais alcance. Em geral, alguns dos recursos da hospedagem relevantes para acompanhamento de público, são:

  • Dados de desempenho;
  • Quantidade de usuários navegando;
  • Tempo de navegação;
  • Gerenciamento do servidor;
  • Como o servidor está operando com o volume de visitas e tráfego recebido;
  • Integração com o Google Analytics para relatórios mais direcionados à performance.

Atingindo o seu público: Site X Redes Sociais

Muitas pessoas têm dúvidas se o melhor caminho é  investir mais em um site (seja institucional, e-commerce, blog, etc) ou trabalhar apenas com as redes sociais. Tudo vai depender do objetivo definido, mas independente da escolha, de um jeito ou de outro, você vai precisar de um site. Vamos pensar o seguinte: a internet é uma vitrine onde inúmeros “produtos” brigam por espaço. No site o cliente tem acesso ao seu canal exclusivo e você não estará dividindo a atenção da tela com outros “produtos”. Quem entra diretamente no site é porque teve interesse especificamente em você e no que está oferecendo – estes são seus potenciais clientes. O papel do seu site é despertar e gerar uma procura futura. No seu site é possível trabalhar melhor o conteúdo, apresentar o seu negócio. Claro, a disputa será nos buscadores, porém a hospedagem pode ajudar, inclusive nisso, devido ao gerenciamento que possibilita que você adeque o site para que ele funcione cada vez melhor.

O seu site é a melhor forma de gerar leads

Quase todas as estratégias de marketing digital envolvem a captação de leads e tudo vai depender do comportamento que se espera do visitante do site. Tenha em mente que todo o site deve conter um conjunto de otimizações que leve o cliente ao objetivo principal e algumas maneiras de conseguir a geração de potenciais clientes são:

  • Formulários de contato;
  • Landing Pages;
  • E-mail marketing;
  • Box de atendimento chat;
  • Conteúdo atrativo

A hospedagem de sites e a mensuração de performance

Agora que você já sabe todas as funções da hospedagem de sites e como utilizá-la a seu favor chegamos então à questão central: como saber se estou aproveitando bem o meu público? Domínio registrado, site configurado e estratégia definida. Mas como mensurar a efetividade da administração do tráfego que tem recebido? A resposta é: a hospedagem favorece o confronto de dados necessários para que seja realizada a análise de performance. Dessa maneira, a avaliação com relação ao seu público fica simplificada. Por meio da integração com o Google Analytics a hospedagem permite acesso às estatísticas e números obtidos com relação aos visitantes do site. Assim, consegue-se obter informações sobre o volume de acessos no site, quantidade de impressões de suas páginas, número de cliques, tempo que o cliente tem navegado, taxa de desistência, entre outros dados que podem ser obtidos por meio de relatórios personalizados.

hospedagem-servidores-weblink

Avaliando os dados obtidos

A partir deste “dossiê” é possível traçar quantas pessoas navegaram e quantas converteram. Essa conversão pode ser uma venda, um pedido de contato, um compartilhamento de link, enfim, dependendo da atitude que esperamos que o cliente tenha ao visitar o site. Confira o detalhamento dos principais fatores de avaliação:

Poucas visualizações

Se o seu site ou blog tem tido poucas visualizações é sinal que a relevância está baixa. Deve-se avaliar a qualidade da estrutura do site e principalmente a qualidade do conteúdo.

Número de cliques

A hospedagem contribui para as boas práticas de SEO, mas é importante estar atento às recomendações de otimização para a web. Se o seu site está aparecendo, mas não tem sido clicado pode ser por não ter palavras de destaque que chamem a atenção ou não esteja com título e descrição devidamente configurados.

Tempo médio de navegação

Não há um padrão para o tempo estimado que o cliente navega no site, porém se o tempo de navegação estiver muito baixo pode ser sinal de problemas. Se o cliente permanece pouquíssimos segundos, significa que não chegou nem a fazer uma busca no site. Talvez por não ter encontrado o que procurava de maneira simples ou por falta de interesse.

A hospedagem de sites como facilitadora para que você alcance e trabalhe seu público-alvo

Sim, a hospedagem de sites é um agente facilitador. Ao saber como está o aproveitamento do seu público com a análise das informações promovidas pela hospedagem do site deve-se confrontar com os resultados obtidos por meio de sua integração com o Google Analytics. Esta análise promove a avaliação de desempenho do site, além de contribuir para a definição de estratégias. E sem dúvidas a hospedagem contribui para a otimização de seu site. Lembre-se sempre: esteja atento às oportunidades de melhoria para impulsionar seus resultados nos buscadores da internet.

hospedagem-velocidade-weblink

Conclusão

O que achou destas informações? Agora você poderá avaliar melhor o aproveitamento de seu público bem como explorar a hospedagem de sites a seu favor. Acompanhe todos os recursos e avalie sempre o que pode ser feito para melhorar a performance do site. Em caso de dúvidas contate seu provedor de hospedagem para auxiliar na tomada de decisões, para que possam definir juntos as melhores ações a serem tomadas no seu negócio.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/aproveite-o-seu-publico-com-hospedagem-de-sites/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *