30jan

Hospedagem de sites | Como escolher um bom serviço?

Por: José M. janeiro 30, 2018

O processo de criação de um site não passa apenas pela construção de layouts, codificação e outras tarefas que envolvem web design. Um dos fatores de sucesso para que o seu projeto web saia da forma que você deseja está na escolha de um bom serviço de hospedagem de sites.

E para que tudo ocorra bem e você não tenha surpresas desagradáveis conforme o crescimento do seu projeto é importante saber quais são os principais critérios a avaliar na escolha de um bom serviço de hospedagem.

No artigo de hoje vamos mostrar o que considerar em um serviço de hospedagem de site e também como avaliar os principais atributos da empresa que está por trás do serviço. Se você quer saber mais sobre essas dicas continue lendo e no final não se esqueça de deixar a sua opinião. 

O que uma boa hospedagem de sites deve ter?

Em primeiro lugar, tudo vai depender do que você espera do seu projeto e qual é a sua finalidade. Os recursos oferecidos pelas empresas de hospedagem de sites podem beirar o infinito, mas é preciso ser bem específico para acabar não contratando serviços desnecessários.

Veja aqui como uma empresa de hospedagem pode ajudar a otimizar o seu site

Por outro lado, um bom serviço de hospedagem de sites precisa ser compatível com o que você espera atingir na Internet e principalmente acompanhar o crescimento do seu site. Logo abaixo nós vamos detalhar um pouco mais sobre essas características e recursos.

O que considerar antes de escolher uma boa hospedagem de sites?

Como vai ser o seu o seu projeto web? É um site simples que vai contar a história da sua empresa ou de alguma marca? Vai ser um portal de notícias? Vai ser apenas um passatempo onde você vai postar suas fotos e vídeos?

Ou os seus planos são mais empreendedores e você vai criar um site para ganhar dinheiro na Internet ou uma loja virtual? Definindo isso, as empresas de hospedagem possuem soluções direcionadas para cada tipo de projeto.

Sites simples e blogs pessoais

Sites institucionais e blogs pessoais não possuem grandes necessidades de recursos, pois a quantidade de tráfego gerado e recursos consumidos podem ser muito bem suportados com um plano de hospedagem básico ou compartilhado.

Por outro lado, se a sua ideia é fazer o seu projeto crescer exponencialmente vale pensar em um plano com recursos médios ou que possa pelo menos ser escalonado de maneira fácil. Os planos de hospedagem compartilhada são muito mais econômicos do que outras modalidades e por isso, esse tipo de serviço é ideal tanto em questões de recursos quanto em questões de valores.

Portais de conteúdo

Se a sua ideia é criar um portal de conteúdo ou de notícias aí a história já muda. Esse tipo de site é conhecido por abrigar uma grande quantidade de conteúdo e não é só texto. Em geral, os portais trabalham com imagens, vídeos e outros formatos de conteúdo. Por isso, para esse tipo de projeto a ideia é contratar um serviço de hospedagem que possui recursos médios a avançados. Porém, tenha em mente que os custos também serão mais elevados.

Loja virtual e e-commerce

Já um e-commerce ou uma loja virtual possuem necessidades diferentes, pois o volume de dados e tráfego pode ser de moderado a intenso. Sendo assim, um plano de hospedagem ideal para este tipo de projeto pode ser um plano intermediário. Mas tudo vai depender do crescimento do seu negócio. Em geral, esse tipo de site requer outros tipos de recursos que vão além da simples hospedagem. A segurança de dados é um desses recursos que não pode faltar no seu projeto de e-commerce.

Leia aqui os 10 maiores erros na gestão de um e-commerce

hospedagem-sites-weblink

Aspectos da empresa por trás do serviço de hospedagem de sites

Agora vamos entrar nos aspectos que dizem respeito à empresa de hospedagem que vai prestar o serviço. Isso é extremamente importante, tendo em vista que escolher o provedor é diferente de escolher o serviço. Na área de hospedagem de sites, pouca coisa muda em relação aos fatores técnicos (falando de forma genérica) e tudo vai depender de como a empresa provedora vai conduzir e ofertar as suas soluções.

Histórico e Reputação

O histórico comercial da empresa de hospedagem e também a sua reputação no mercado diz muito sobre a qualidade dos seus serviços. Por isso, antes de sair contratando qualquer empresa, analise bem como é a avaliação dessa empresa no mercado. Isso é muito fácil de fazer, pois existem diversos sites ou até mesmo indicações de amigos ou profissionais que podem muito bem fornecer feedbacks reais sobre a qualidade da empresa.

Tratamento com o cliente

Assim como a reputação, também é preciso analisar como a empresa se relaciona com seus clientes principalmente no que se refere ao suporte técnico. Isso é um pouco mais difícil de ser realizado, tendo em vista que você ainda não é um cliente da empresa. Porém, da mesma forma é possível pesquisar em fóruns e redes sociais e também com amigos e clientes que já possuem o serviço dessa empresa.

Capacidade de resolução de problemas

Toda empresa de hospedagem de sites vai passar por algum problema em algum momento. Isto é relativamente normal e deve ser levado em consideração. Porém, a grande diferença é como essa empresa resolve esse problema e quais são as medidas que ela toma para quando um problema foge das soluções convencionais. 

Por exemplo, quanto tempo o seu site fica offline por algum problema técnico e em quanto tempo a empresa apresenta uma solução. Outro exemplo é se a empresa dá desconto no serviço quando ela não consegue atingir o que foi estabelecido em contrato. Esses são apenas alguns dos critérios que devem ser levados em consideração ao escolher uma boa empresa de hospedagem de sites.

Estrutura e capacidade técnica

Por mais que você não seja um expert na área de web hosting é importante conhecer e saber como é a estrutura da empresa que está oferecendo os serviços de hospedagem de sitesEsse fator é importante, pois é imprescindível ter certa segurança e saber que a empresa possui condições necessárias para oferecer bons serviços.

Por isso, questione e procure saber quais são os recursos que serão oferecidos e quais garantias você terá caso seja prejudicado pela falta de estrutura ou falha técnica por parte da empresa de hospedagem. Novamente vale o conselho de buscar feedbacks de outros profissionais ou pessoas que conhecem a empresa ou já usam os seus serviços.

painel-controle-weblink

Painel de administração dos recursos

O painel administrativo é uma ferramenta comum e existem em praticamente todos os serviços de hospedagem de sitesA maioria das empresas utiliza o famoso Cpanel, porém independentemente de qual ferramenta for oferecida é preciso saber se a mesma é fácil de ser utilizada. Também é importante que o cliente tenha acesso às configurações e aos recursos do seu serviço de hospedagem. Isso é o mínimo que uma boa empresa deve oferecer.

Se você for trabalhar com e-commerce, a história muda um pouco

Um dos principais pontos de um bom serviço de hospedagem de sites voltada para o e-commerce é que todo o serviço tem que ser pautado em segurança. A segurança dos dados que serão trafegados é extremamente importante e essas soluções devem tornar o site muito mais seguro, tanto para o cliente, quanto para os usuários que irão acessar o site.

Certificados SSL

Uma dessas questões de segurança pode ser resolvida com os famosos certificados SSL. Existem certificados que podem ser adquiridos separadamente ou até mesmo adquiridos já com os serviços de hospedagem de sitesEm geral, os provedores já comercializam esse tipo de serviço juntamente com os planos.

Saiba mais sobre a importância do certificado SSL neste artigo

Outro fator importante na parte de segurança de dados é verificar se a empresa de hospedagem oferece soluções sob medida, pois muitas vezes o seu projeto web precisa de alguma solução que vai além daquelas que já existem no mercado.

Ferramentas de segurança

Além do certificado SSL a empresa de hospedagem também pode fornecer outras ferramentas e recursos que vão garantir a segurança do seu site. Um desses recursos ou ferramentas podem ser firewalls, proteção de diretórios configurados por senha, backups programados e vários outros recursos que vão inibir a tentativa de invasão feita por hackers ou pessoas mal intencionadas.

Segurança para contas de e-mail

As contas de e-mail também precisam de proteção, por isso é importante analisar quais são as ferramentas que a empresa de hospedagem oferece para proteger o seu e-mail contra spam e outros problemas indesejados. Além da segurança, o serviço de e-mail também precisa oferecer outras funcionalidades padrões como encaminhamento, autoresponder, configurações e gerenciamento de contas.

hospedagem-weblink

Conclusão

Escolher um bom serviço de hospedagem de sites não é uma tarefa muito difícil, porém é necessário se atentar a algumas questões técnicas que vão ajudar o seu projeto a crescer. A melhor forma de saber se um serviço é realmente bom é procurar indicações e opiniões de amigos e pessoas que já utilizam o mesmo e assim comprovar a qualidade.

Aqui na WebLink oferecemos serviços de qualidade que se encaixam em qualquer orçamento e porte de empresa. Seja você uma pequena empresa, uma multinacional ou um empreendedor iniciante, saiba que temos soluções ideais para os seus projetos ou negócios.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/bom-servico-de-hospedagem-de-sites/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *