20jun
certificado ssl weblink

Certificado SSL: Segurança e credibilidade

Por: Rafael H. junho 20, 2017

O certificado SSL (Secure Socket Layer) tem na sua síntese: Segurança! Porque, sem dúvida, esta é a preocupação central de quem realiza qualquer tipo de transação pela internet atualmente.

Quando dizemos transações, não necessariamente queremos dizer transações financeiras.

Todo tipo de transações de dados, sendo estes de qualquer tipo, exigem segurança. Atualmente, especialmente no Brasil, realizar trocas simultâneas de dados tem sido um grande problema.

Segundo a Symantec, empresa multinacional de segurança na internet, 54 pessoas são vítimas de crimes virtuais por minuto no Brasil.

Além disso, mais de 42 milhões de brasileiros já foram afetados de alguma forma por hackers e criminosos virtuais. Portanto, fica nítida a fragilidade que possuímos nos processos de transação virtual.

Mas, em que acarreta esta falta de segurança?

A desconfiança, acoplada à falta de segurança, pode gerar uma série de atrasos nos processos de negociação pela internet.

Um exemplo clássico é o uso do cartão de crédito em sites de lojas virtuais. Quem nunca teve medo de acabar com o cartão de crédito clonado?

Esse medo acarreta em desistência de compras, ou a clonagem do cartão leva, muitas vezes, à descrença no site ou loja virtual.

Existe algum mecanismo que pode mudar trazer confiança ao consumidor do meu site e segurança para as transações?

Sim, existe! E este mecanismo é o Certificado SSL!

ssl weblink

 

Saiba o que é o Certificado SSL e como ele funciona!

Possivelmente, você já deve ter reparado, ao acessar um site, ao lado do URL da página, o nome “Seguro”. Ou até mesmo a letra “s” após o “HTTP”.

Estes são fatores que indicam a presença do fator segurança no site. O Secure Socket Layer é um mecanismo de proteção de dados, aplicadas à sites de navegação na internet.

O princípio de funcionamento desse mecanismo é o uso de algoritmos de criptografia. Ou seja, a codificação dos dados para uma linguagem ilegível aos hackers.

Ao realizar o processo de criptografia, o Certificado SSL, garante a segurança para os dois lados da transação.

Por exemplo: num processo de compra online via cartão de crédito, o site com Certificado SSL vai proteger o consumidor contra clonagem de dados e rouba de informações pessoais.

Além disso, protege o site de compras contra a invasão de criminosos e softwares maliciosos, conhecidos como “vírus”.

O Secure Socket Layer protege também transação de dados sensíveis, como códigos e documentos, entre dois servidores.

certificado ssl weblink

Entenda um pouco o princípio da criptografia via Certificado SSL

Entender o processo de criptografia não é algo tão simples e superficial. Tentaremos explicar sucintamente esse princípio.

A criptografia nada mais é do que um mecanismo de codificação e descodificação de dados. No qual, cada uma das etapas é realizada por duas chaves.

Como dito, são duas chaves: uma pública e outra privada. Existe uma codificação específica para cada par de chaves.

Assim, o processo de codificação ocorre através da primeira chave e o processo de descodificação com a segunda.

Garantindo, assim, que só haja acesso aos dados criptografados por aquele que possuir a chave privada no processo de transação.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Certificado SSL, é importante que entenda também todos os benefícios da aplicação deste mecanismo em seu domínio.

Saiba a Importância do certificado

Utilizá-lo no seu site tem grande importância, pois traz uma série de benefícios. Além de garantir funções essenciais para uma plataforma de e-commerce ou de transação de documentos.

Podemos dividir esta gama de vantagens em dois pilares principais:

Segurança

Como já ficou nítido nas últimas seções, a principal função do Certificado SSL é garantir a segurança de ambas as partes de uma transação de dados online.

Atualmente, é comum que cyber criminosos clonem sites de transações bancárias ou de lojas virtuais.

Constrói-se plataforma quase idênticas aos originais. Facilitando assim, uma coleta de dados pessoais das partes envolvidas no processo. O Certificado SSL garante aos usuários e fornecedores a veracidade das identidades dos envolvidos.

Isso por quê exige a confirmação da autenticidade de quem participa nas transações.

Credibilidade

Segurança para o consumidor e credibilidade para o vendedor. Este é o principal benefício que traz o Certificado SSL para sua loja virtual.

Não há dúvidas de que provar para o seu cliente que é seguro comprar com você, eleva substancialmente a credibilidade do seu site.

Ao possuir o selo de segurança do Certificado SSL, exibido no canto superior da página, o cliente terá certeza de que poderá realizar transações com você

Não haverá insegurança de disponibilizar dados de cartão de crédito, o que agilizará todo o processo, trazendo benefícios para quem compra e quem vende.

seo weblink

Credibilidade, Segurança e SEO

É mundialmente aceito que, para ter visibilidade, seu site necessita de um bom SEO (Search Engine Optimization).

Atualmente, provar para os mecanismos de busca que o seu site tem segurança e credibilidade, eleva, e muito, a posição dele no ranking do Google e demais mecanismos.

Isso ocorre devido à importância que o meio virtual tem dado para elevação do nível de segurança dos sites.

Com isso o Google divulgou, há 3 anos, que: aqueles sites que tiverem o Certificado SSL terão preferência no ranking das buscas.

Este é o motivo de URLS HTTPs estarem sempre no topo das suas buscas!

Entenda em nosso vídeo como adquirir e ativar o seu certificado SSL. 

Conclusão

O Certificado SSL trabalha com o princípio da criptografia. Esse mecanismo garante a autenticidade e segurança na troca de dados sensíveis pela internet.

Além disso, usar o Certificado SSL, eleva a credibilidade do seu site, estimulando clientes a comprar em sua loja virtual.

Por fim, lembre-se, o SEO é fundamental para um site! Com o Certificado SSL você coloca seu site no topo do ranqueamento do Google!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/certificado-ssl-seguranca-e-credibilidade/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *