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Como atrair visitantes para o seu site ou blog?

Por: Rafael H. junho 14, 2017

Hoje vamos falar sobre um assunto que causa dúvidas na maioria das pessoas que usa a Internet como um meio de propagar ideias ou de divulgar seus negócios. Vamos falar em como atrair visitantes para o seu site ou blog.

O objetivo principal de um site ou blog é atrair visitantes para que os mesmos consumam o seu conteúdo e gerem tráfego para o seu negócio ou projeto. A grande dificuldade está justamente em saber como usar as ferramentas e estratégias certas para conseguir atrair mais e mais visitantes.

Se o objetivo do seu site ou blog é gerar monetização, esse assunto então é mais que necessário: é a “espinha dorsal” do projeto e o motivo principal de todos os esforços em relação ao blog. Agora sem mais delongas vamos ao que interesse e saber como atrair mais visitantes para o seu blog.

1-Use o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito usada atualmente para atrair tráfego e clientes, pois a produção de conteúdo relevante para gerar negócios é considerada a “nova publicidade”.

Porém, para ter êxito e resultados com esse tipo de estratégia é preciso planejamento e muito trabalho, pois não dá pra sair criando qualquer coisa sem conhecer e sem identificar qual o tipo de conteúdo é mais aceito pelo seu público-alvo. Vamos ver então como usar essa estratégia de forma mais assertiva.

Conheça o seu público

Como em qualquer vertente da ciência do Marketing, o conhecimento do público-alvo é fundamental para direcionar as ações certas e maximizar os esforços das ações.

Conhecer a faixa etária, o gênero, gostos e preferências, programas favoritos e outras informações são essenciais para direcionar conteúdos relevantes para o público certo. Já pensou em ter um grande trabalho e ninguém visualizar? É isso que acontece na maioria dos casos quando não se conhece o público-alvo nem se planejam as ações.

Conheça bem sobre o assunto

Parece até meio óbvio, mas ainda há pessoas que se aventuram nessa área sem ao menos ter plenos conhecimentos sobre um determinado assunto.

Para ter êxito e obter reconhecimento, no mínimo é importante dominar o assunto em questão. É justamente esse domínio do assunto que fará com que uma marca ou um indivíduo consiga despertar interesse no conteúdo apresentado. É isto que irá gerar o que chamam de autoridade!

Faça um planejamento de postagens

Aqui entra a parte operacional do marketing de conteúdo. A “calendarização” das postagens ajuda a ter uma visão geral e do controle da produção de conteúdo.

Saber exatamente quando e o que postar torna o trabalho mais assertivo e menos suscetível a erros. É como se você desenhasse metas de produção com as datas certas para não perder o foco do trabalho. É simples, mas a maioria não usa essa estratégia.

2-Invista nas redes sociais

As pessoas estão cada vez mais conectadas e “grudadas” em seus perfis sociais e isso faz com que esse meio se torne uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com os possíveis clientes.

redes sociais

É indiscutível que as redes sociais são ferramentas presentes e atuais em qualquer estratégia de marketing, seja para pequenas ou grandes empresas e por conta disso você pode (e deve) usá-las para atrair visitantes para o seu blog. Vamos ver como é possível usando as principais redes sociais.

Facebook

Esta é a rede social mais usada no mundo todo e ultrapassa o número de 1 bilhão de usuários cadastrados. Para atrair mais visitantes para o seu blog com o Facebook é preciso seguir praticamente as mesmas estratégias sobre produção de conteúdo, porém aplicadas à rede social.

O primeiro passo é criar uma página oficial da marca ou negócio e planejar o conteúdo de acordo com o público-alvo. A grande diferença é que a interação pode ser constante e imediata e isso pode gerar mais proximidade com o público, gerando assim mais visitantes para o seu blog.

Twitter

Esta é uma rede social que pode gerar tráfego rapidamente graças ao seu perfil mais dinâmico e interativo. A concisão dos tweets pode gerar conversação rápida e dependendo do número de seguidores o tráfego pode ser intenso.

Vale lembrar que como qualquer outro meio é preciso também planejar as ações nessa rede social e não ficar “tweetando” a esmo e sem conexão com os objetivos e propósitos do seu negócio.

Instagram

O Instagram é outra rede social de grande potencial, porém o seu foco é puramente visual. Esta ferramenta é muito indicada para marcas e empresas que possuem um apelo mais direcionado à imagem.

Para atrair visitantes para o seu blog com esta ferramenta, vale a pena investir em ações e postagens direcionadas aos usuários com um apelo visual mais elaborado.

3-E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para gerar tráfego e estabelecer relacionamento direto com os usuários e clientes. Para atrair visitantes para o seu blog, o e-mail marketing pode ser utilizado como um meio de propagar campanhas e ações direcionadas a determinados grupos.

Um exemplo prático é poder segmentar os usuários e direcionar conteúdos diferentes e de acordo com o perfil de cada público. Você pode criar listas só com mulheres de 18 a 25 anos e disparar campanhas que abordam temas específicos para esse público.

Desta forma, o e-mail marketing possibilita criar diversos cenários e situações e com isso estabelecer formas de comunicação diferentes e isso só vai ajudar a atrair mais visitantes para o seu blog.

4-Participe de fóruns e comunidades

Essa é uma estratégia pouca usada, mas que pode trazer muitos resultados positivos para o seu projeto. Participar de fóruns e comunidades é uma excelente alternativa para atrair mais visitantes para o seu blog, pois a própria natureza desses ambientes favorece a circulação de ideias.

Nesses ambientes as pessoas têm ideias e dúvidas em comum, podendo ser uma fonte de inspiração e até mesmo de novas oportunidades. A discussão de ideias e de soluções proporciona a abertura para expor o seu conteúdo. Já pensou que alguém pode estar procurando a resposta para a solução que você já tem?

Sendo assim, vale muito a pena participar de comunidades e fóruns, pois certamente, se você tem um conteúdo relevante, atrair visitantes para o seu blog não vai ser o problema.

network

5-Guest Post

O Guest Post é uma excelente forma de gerar tráfego para um público que ainda não conhece a sua marca. Essa estratégia nada mais é do que convidar alguém influente ou com grande conhecimento de um assunto para publicar em seu blog ou site.

A grande vantagem disso tudo é que você ou o convidado podem se tornar conhecidos e atrair uma nova audiência para o seu blog. O Guest post também ajuda a impulsionar consideravelmente a posição do seu blog em mecanismos de buscas, pois os links gerados por outros sites e blogs é um dos fatores importantes de rankeamento do Google.

Uma das formas de começar a investir nessa estratégia é muito simples: comece a “mapear” possíveis blogs e sites que possuem assuntos relevantes e parecidos com o seu nicho de mercado e tente estabelecer parcerias para trocar conteúdos entre ambos. Certamente essa estratégia irá atrair novos visitantes para o seu blog e até mesmo gerar mais negócios.

6-Acerte no design

Este é um dos pontos principais que passa despercebido quando o assunto é como atrair visitantes para o seu blog. Da mesma forma que o conteúdo é importante para gerar tráfego, o design de um blog é fundamental para manter essa audiência cativa e confiante.

Já pensou a decepção em acessar um blog e se deparar com layout cheio de cores exorbitantes, banners giratórios e navegação confusa?

Por mais que o conteúdo seja interessante, o design mal elaborado não irá transmitir confiança nos usuários fazendo com que os mesmos abandonem o blog rapidamente.

Sendo assim, o casamento entre design e conteúdo deve ser estrategicamente pensado para que nem um ou outro aspecto esteja faltante ou se sobressaia. Este é um dos grandes segredos para gerar tráfego em seu blog.

design

7-Como atrair visitantes para o seu blog com seu network

A nossa última dica para gerar visitantes para o seu blog é algo simples, porém pouco praticado na Internet. O network é uma estratégia pouco utilizada para este fim, mas possui um potencial enorme.

Aproveitar a sua rede de contatos ou gerar novos contatos é uma maneira inteligente e eficaz para gerar novas conexões e consequentemente, novas oportunidades. Neste caso, o network pode ser algo mais amplo e praticado no meio online e principalmente no mundo real.

Troque “figurinhas” com outras pessoas e profissionais, entenda suas principais dúvidas e medos e quem sabe daí possam surgir parcerias interessantes e promissores para todos. Essa é a essência do network.

Conclusão

Para ter bons resultados com o seu blog é preciso investir em várias estratégias e sempre analisar qual o tipo de conteúdo gera mais tráfego.

Entender o seu público-alvo e a sua audiência em geral é um dos principais fatores para a geração de tráfego qualificado, pois só assim é possível identificar quais canais geram mais resultados.

Por último, e como já foi dito, vale a pena investir em bons conteúdos e num bom design para que a sua audiência veja o seu blog como uma excelente referência.

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