20set

Como ter um site ou e-commerce pode te ajudar a ganhar dinheiro online

Por: José M. setembro 20, 2017

Crise, desemprego, oportunismo, curiosidade, não importa a razão, cada vez mais pessoas querem saber como ganhar dinheiro online. E afinal, como fazer isso? Neste artigo, vamos responder esta pergunta em detalhes, mas antes você precisa saber de uma coisa muito importante. Ter uma fonte de renda online não é a mesma coisa que ganhar dinheiro fácil. Isso simplesmente não existe. Você vai ter muito trabalho e também algumas vantagens, como ser dono do seu próprio nariz. Só não se engane, certo?

Como ganhar dinheiro online? Vender!

Pois é, neste ramo você será um vendedor. Se não estiver vendendo algo para si próprio, estará vendendo alguma coisa para os outros, através de publicidade. Porém, há várias coisas que você pode vender, assim como há várias formas de publicidade online. Neste sentido, das três opções do título, o e-commerce é a mais fácil de entender para os não iniciados. Afinal, é apenas uma loja virtual, certo? Mais ou menos. Existem algumas similaridades, mas também existem técnicas que são específicas do meio online. No mundo virtual, seu mindset precisa ser reprogramado para pensar fora dos limites físicos. Por isso, vejamos algumas características dos três meios:

Blog: originalmente era apenas um espaço pessoal, uma espécie de mural onde um indivíduo podia expor suas ideias. Esse princípio permanece presente. Blogs costumam ter um tom mais pessoal, conversando diretamente com o leitor.

Site: certamente você pode ter um site com um toque pessoal, mas em geral a ideia é passar um ar de profissionalismo, algo mais “institucional” que um blog. Se você observar os sites de empresas, verá que a maioria também mantém um blog.

E-commerce: tem um design especificamente voltado para a venda de vários itens. Os conteúdos são os próprios produtos: imagens, especificações técnicas, preços, condições de entrega e pagamento. Também podem ter site e/ou blog relacionados.

Como se vê, um tipo de página não necessariamente elimina as outras. Por isso, a coisa mais importante que você precisa saber é o que quer ou pode vender. Vejamos quais são as possibilidades:

Serviços e conhecimentos: o que você sabe fazer? Já foi professor? Consultor de empresas? É advogado? Contador? Engenheiro? Quase todas as profissões podem ser oferecidas online, tanto como serviço, quanto como conhecimento.

Produtos em geral: Não precisamos nos estender nesta parte, trata-se de comprar e vender coisas, mas você também pode produzir algo e neste caso, há caminhos específicos a seguir.

Publicidade: Desde o seu perfil no Facebook até a mais sofisticada página de multinacional, toda a internet é basicamente um gigantesco outdoor multifacetado. Você pode ser um agente dessa teia de propagandas se conhecer os caminhos.

Sendo assim, vamos ver como ganhar dinheiro online, considerando a venda de serviços como exemplo. Como boa parte das dicas de um, vale para os demais, no final, pontuaremos as principais diferenças para os outros dois.

dinheiro-online-weblink

Como ganhar dinheiro online vendendo serviços

Perceba que, neste caso, seu produto é você mesmo (ou sua equipe). Vamos imaginar que você seja um professor de física. Idealmente, você já tem perfis pelas redes sociais e alguns seguidores, o que você precisa para começar é de um blog. Não pense apenas em ensinar física, pense em ensinar. Afinal, o que professores sabem fazer é aprender para ensinar, certo? Um dos tipos de clientes mais abundantes na internet são aqueles que precisam aprender algo, principalmente para problemas cotidianos. Por isso, seu blog deve demonstrar quem você é, mas essencialmente fornecer boas informações sobre a sua área de atuação e sua experiência nela. Também deve deixar claro que tipo de serviço as pessoas podem esperar quando te contratarem. Porém, isso é apenas o princípio, porque a parte mais difícil está em se fazer notar. Ou seja, fazer com que as pessoas cheguem até seu blog. Para isso, há basicamente dois caminhos, conforme veremos a seguir.

Como ganhar dinheiro online utilizando o Google

Assim como você, todas as pessoas buscam o que precisam pelo Google ou outras ferramentas similares. Você pode pagar para aparecer na primeira página, quando as pessoas pesquisarem termos relacionados ao seu negócio. Ou, pode utilizar uma técnica conhecida como Search Engine Optmization. Em termos simples, significa utilizar termos de busca relacionados ao serviço, nos textos do seu blog. Por exemplo, “física para vestibular” ou “física para concursos”, no caso do nosso professor. A técnica vai exigir algum estudo e é bem mais complexa do que parece à primeira vista, mas pode te colocar na primeira página do Google sem gastar nada além de tempo. E você sabe que a maioria das pessoas não passa da primeira página, portanto, é lá que você quer estar.

anúncios-dinheiro-weblink

Como ganhar dinheiro online utilizando o Facebook

Se você usa o Facebook, sabe que existem anúncios por lá. Neste caso, não há atalhos gratuitos. Mesmo que você tenha muitos amigos, para vender qualquer coisa será preciso pagar os anúncios. O importante neste caso é saber como utilizar os anúncios, já que a maioria das pessoas não terá interesse neles, a menos que alguma coisa lhes chame a atenção. Nosso professor de física, para voltarmos ao exemplo, pode escrever um pequeno e-book contendo, digamos, “10 dicas para gabaritar física no vestibular”. O anúncio será, na verdade, uma isca. No meio, chama-se isso de magnet lead. Algo como um “imã de seguidores”. Você oferecerá o e-book no anúncio, em troca do cadastro dos interessados, assim, começará a formar uma base de futuros possíveis clientes. Também utilizará esta ferramenta para atraí-los ao seu blog e acostumá-los a acompanhar suas dicas, ensinamentos e o que mais decidir postar.

E o dinheiro? Quando começo a ganhar de verdade?

Aí é que está o barato da coisa. Se você se esmerar nos passos anteriores, você terá um serviço específico, bem detalhado e muitos potenciais consumidores. O segredo está naqueles passos, não aqui. Nesta última etapa, as pessoas já estarão dispostas a comprar algo de você, desde que possam pagar e você seja profissional. Portanto, resta apenas explicar umas poucas diferenças para produtos e publicidade:

Produtos: dependendo do produto, um site pode ser mais adequado que um blog, mas a lógica de vendas é basicamente a mesma. Se forem muitos, parta para um e-commerce e mantenha um blog em paralelo.

Publicidade: novamente, a lógica é atrair público para o seu blog ou site, mas neste caso, você pode revender espaços da sua página para propaganda. Quanto maior o tráfego de pessoas, maiores as possibilidades de ganho.

E então? Que tal começar agora mesmo? Não se preocupe muito em saber tudo o que há para saber. Um ótimo passo para isso é hospedar seu site ou blog em uma empresa de hospedagem de qualidade e confiança. A WebLink oferece diversos planos de hospedagem barata para quem está começando no ramo.

blog-weblink

Conclusão:

No artigo de hoje vimos onde você deve focar para ganhar dinheiro, especificamente considerando cada nicho: blog, site e Facebook. Vimos também que, para ganhar dinheiro online, você pode oferecer serviços, vender produtos ou mesmo abrir espaços para anunciantes, porém, para o sucesso é necessário ser flexível.

Conheça mais sobre os diferentes tipos de hospedagem nos nossos outros posts!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/como-ganhar-dinheiro-online/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *