13maio
hospedagem grátis

Como obter o melhor desempenho de uma hospedagem grátis

Por: Rafael H. maio 13, 2017

Quer ter uma experiência com criação de sites antes de investir numa hospedagem paga? Então este é o caminho: procure uma hospedagem grátis. Mas como escolher? Já que você terá algumas limitações, como conseguir o melhor desempenho para seu site? Descubra com as dicas que trouxemos para vocês!

Vale a pena testar uma hospedagem de sites grátis?

Se a sua intenção for de entrar com um site novo, de pequeno porte, por uma simples experiência na internet, a resposta é sim! Vale muito a pena. Os criadores de sites são muito úteis para quem precisa de um site, mas não tem como investir dinheiro a um primeiro momento. Imagina se todos os criadores de sites fossem pagos? Certamente deixaríamos de conhecer sites interessantes, de pessoas comuns, que não tinham nenhuma pretensão de transformar seu site em um projeto profissional. Então, se você se enquadra nesta categoria, a hospedagem grátis é uma ótima alternativa.

Outra utilidade para os criadores de sites gratuitos, é que permite que você conheça as ferramentas disponíveis antes de contratá-las. Uma maneira de criar um site sem riscos e escolher o melhor criadores de sites no final.

Claro que se você tiver dinheiro no bolso, o melhor é pagar por uma hospedagem de sites, pois você terá muitas possibilidades, além do seu site obter maior visibilidade e chance de crescimento. E a princípio, não é tão caro investir quanto se imagina, os próprios criadores de sites possuem diversos planos, sem pagar muito por isso. A WebLink, por exemplo, não possui serviço de hospedagem grátis, mas possui hospedagem de sites com planos a preços muito baratos.

Abaixo você pode ter uma ideia de como tiver o melhor proveito do seu site construído através de uma hospedagem grátis!

Como começar a pesquisar

Em uma pesquisa rápida nos sites de busca, é possível descobrir várias empresas fornecendo hospedagem grátis. Uma das empresas líderes em hospedagem grátis no mundo é a Hostinger. A WebLink faz parte do Grupo Hostinger Global.

O mais comum é que sempre nos perguntamos se o que está sendo oferecido é realmente verdade ou é confiável. Antes de acreditar numa empresa para um projeto importante, o melhor é analisar seus serviços e como ela anda se comportando no mercado.

Para ajudar aqueles que estão à procura de um serviço de hospedagem grátis, mas não desejam correr muitos riscos, abaixo segue alguns pontos relevantes sobre o assunto:

  • Identificar a motivação por trás dos serviços de hospedagem grátis;
  • Descobrir como esse tipo de serviço ganha dinheiro;
  • Buscar em sites especializados se o serviço da empresa é confiável;
  • Realizar uma lista das melhores empresas mais relevantes nessa área.

Com essas dicas, inicialmente você conseguirá escolher a melhor empresa de hospedagem grátis para publicar seu site.

Porque empresas oferecem hospedagem grátis?

O serviço de hospedagem grátis faz parte de uma categoria de modelo de negócios das empresas, são conhecidos como “freemium” (free premium), no qual um produto ou serviço é disponibilizados para os pequenos usuários, enquanto outros itens e serviços adicionais são cobrados a parte.

Vários tipos de empresas já oferecem este tipo de recurso, como o Skype, onde chamadas telefônicas via vídeo são mundialmente conhecidas. Por poder usar este serviço gratuitamente, a empresa ganha ao realizar ligações para outros telefones. Outro exemplo é o Google, que oferece serviço gratuito de e-mail e armazenamento de arquivos, mas cobra por serviços adicionais, como upgrade de espaço em disco.

Enfim, é assim que diversas empresas atuam no mercado, e as empresas de hospedagem também. Querendo ou não é um “chamariz” para atrair o cliente ao oferecer um produto ou serviço gratuitamente.

As empresas de hospedagem de sites podem ganhar por serviços adicionais, como os registros de domínio, certificado SSL e também por planos maiores e mais robustos de hospedagem de sites. Pois os serviços grátis de hospedagem de sites possuem limites de uso, mas podem ser facilmente estendidos e passar a serem pagos.

Em alguns casos, como veremos adiante, é possível experimentar o serviço de hospedagem grátis, incluindo alguns recursos adicionais, por um determinado período pré-determinado, como teste. E é aí que entra a sua experiência, podendo ser uma boa alternativa antes de desembolsar qualquer valor.

weblink hospedagem de sites

 

Dica 1# – Promessa demais, desconfie!

Ao acessar os sites das empresas que oferecem hospedagem grátis, desconfie se o serviço possuir muitos itens gratuitamente. Em um modelo freemium, a empresa precisará ter um grande número de clientes gratuitos para ter uma parcela proporcionalmente menor de clientes pagos (para sustentar o negócio). Portanto, seria inviável ter recursos sem restrição de produtos oferecidos gratuitamente. Se este for o caso, a empresa pode estar tentando crescer rapidamente, para aumentar sua base de clientes, e isso pode ser um risco para o seu site se hospedar lá. Se o negócio não se sustentar e “quebrar”, os clientes poderão ficar sem suporte, podendo até perder informações e talvez até sem recuperação.

O que você pode procurar, é um uso de hospedagem gratuita, mas com todos os recursos de um plano superior pago. Mas como assim? Você utiliza os recursos e produtos do melhor plano de hospedagem por um tempo limitado. Desta forma, dá a entender que a empresa quer fidelizar o seu cliente ao utilizar todas as ferramentas que ela tem para você ficar tentado contratar esses serviços futuramente.

Dica 2# – Como testar uma hospedagem grátis sem correr riscos?

Uma das medidas mais importantes que você deve considerar, isso não só para empresas de hospedagem grátis, mas em qualquer serviço que envolva internet ou serviço online, é que é sempre bom ter um backup atualizado de tudo que for publicado. Se algo der errado e você precise mudar de serviço no meio do caminho, um backup atualizado será fundamental. Então tenha um backup.

Outra questão importante é o crescimento do seu site. Se você identificar que o número de visitantes e/ou o uso de recursos vem aumentando ao longo do tempo, planeje uma migração para um plano de hospedagem paga, pois geralmente os planos de hospedagem grátis tem restrições a sites muito grandes.

Dica 3# – Principais recursos das empresas de hospedagem de sites grátis

Para você obter um bom desempenho para o seu site ao contratar uma empresa de hospedagem grátis, é preciso analisar se a empresa oferece todos os recursos que você vai precisar. Para isso, é importante separá-las por categorias.

Algumas empresas oferecem planos gratuitos por tempo indeterminado, mas com restrições na capacidade de uso do serviço, enquanto outras oferecem planos com menos restrições, mas com limite de tempo.

Tendo isso em mente, conheça alguns recursos que as empresas de hospedagem oferecem nos seus planos gratuitos:

    1. 2000MB de espaço em disco;
    2. 100GB de tráfego;
    3. 2 bancos de dados MySQL;
    4. Construtor de websites;
    5. Instalador automático de Scripts;

Dica 4# Criadores de sites

Apesar de não oferecer exatamente o serviço de hospedagem de sites, um criador de sites pode ser uma boa alternativa para aqueles que estão querendo ter presença na internet de maneira mais simples e descomplicada. Nesses casos, a hospedagem de sites já está inclusa no serviço (e como o serviço é gratuito, seu site terá hospedagem grátis).

Conclusão

O mercado de sites hoje é muito grande. Existem inúmeras opções, e o usuário pode desenvolver seu site de forma rápida e prática sem precisar de muito conhecimento técnico.

Sobre a escolha por criar um site com uma hospedagem grátis, cabe analisar as demandas dos seus projetos e definir qual tipo de plano gratuito vai suprir suas necessidades. Por meio das nossas dicas, procure o que será melhor para o seu site e boa sorte! Você pode ter um grande futuro pela frente seja com uma hospedagem grátis ou com um serviço pago.

Caso uma hospedagem grátis não atenda suas necessidades, você tem sempre a opção de adquirir uma hospedagem barata, como na WebLink.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/como-obter-o-melhor-desempenho-de-uma-hospedagem-gratis/trackback/

1 Comentários:

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *