14set

Conheça outros tipos de painéis de controle

Por: José M. setembro 14, 2017

No mundo do web hosting existem os famosos painéis de controle que servem para gerenciar os serviços de hospedagem de sites e facilitar a vida dos usuários. O mais conhecido entre eles é o famoso cPanel que está presente na maioria dos planos de hospedagem que é oferecida no mercado. A WebLink é uma das grandes empresas que oferecem esse tipo de serviço. Você pode conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta aqui. Porém, o que muitos desconhecem é que existem outras soluções que também exercem as mesmas funções ou são até mesmo são mais funcionais que o cPanel. Logo abaixo separamos as principais soluções entre os painéis de controle para hospedagem de sites para você conhecer e fazer boas escolhas no seu próximo projeto.

Vesta

O Vesta é um painel de controle com uma interface limpa e simples. O grande diferencial deste painel de controle é a sua rapidez que proporciona tanto na administração dos sites, quanto no desempenho dos mesmos, pois o painel oferece configurações otimizadas.

Totalmente gratuito

Só há pagamento por recursos adicionais, se o cliente final assim desejar.

Seguro

O Vesta conta com um firewall e filtros inteligentes que barra qualquer IP que faça muitas tentativas de login.

Código aberto e transparente

Você sempre pode inspecionar o código e certificar-se de que o não possui módulos de espionagem. A fonte aberta significa que você pode modificar o código da maneira que desejar.

Zpanel

O Vesta é um painel de controle para hospedagem livre e que é compatível com servidores baseados em Windows e Posix. O projeto em si não tem nenhum apoio comercial e toda a equipe de desenvolvimento trabalha por hobby sem nenhuma recompensa financeira direta.

Alta compatibilidade

O Zpanel integra-se com vários aplicativos e outras plataformas abertas, bem como é compatível com sistemas Windows, Linux, BSD e OSX.

Módulos e funcionalidades

O painel de controle vem com um conjunto básico de módulos essenciais, onde também é possível instalar novos módulos e funcionalidades apenas com um clique.

Segurança e colaboração

A equipe do Zpanel está sempre trabalhando para melhorar a segurança da ferramenta. Além disso, há também uma forte comunidade que ajuda a desenvolver outros recursos e aprimorar ainda mais o painel de controle.

ISPConfig

O ISPConfig é um painel de controle de hospedagem open source, estável e seguro. A ferramenta é compatível e suporta diversas aplicações e servidores, em especial as distribuições Linux.

Possui níveis de acesso

Com o ISPConfig é possível criar acessos em diversos níveis. Crie contas de administrador, revendedor, acesso para clientes e contas de e-mail.

Programa multilíngue

O painel de controle ISPConfig está disponível em mais de 20 idiomas, sendo eles os idiomas de origem latina e outros da região europeia.

Ferramentas de gestão

Conte com diversas ferramentas para gerenciar o seu projeto, sendo elas: gestão de contas de e-mail, usuários de FTP, banco de dados MySQL, usuários shell, DNS, Suporte IPv4 e Suporte IPv6.

hospedagem-painel-de-controle-weblink

WHM

O WHM é a abreviação de Web Host Manager que em tradução literal significa Gerenciador de Hospedagem Web. Esse painel de controle serve para gerenciar as contas de revendedores de hospedagem. O WHM pertence à mesma empresa desenvolvedora do cPanel e foi projetado para automatizar e gerenciar as tarefas de servidores.

Painel personalizável

Deixe o painel de controle com a cara da sua marca. No WHM é possível incorporar suas próprias cores, imagens e toda identidade visual da sua marca.

Gestão de usuários

Facilite a gestão de hospedagens, crie e gerencie contas de usuários, estabeleça níveis de preços e permita que seus clientes gerenciem melhor seus sites.

Monitoramento de recursos

Monitore os servidores a qualquer hora do dia com ferramentas específicas para controle e administração de recursos.

Plesk

O Plesk é outro painel de controle amplamente conhecido no mercado de web hosting, sendo um forte concorrente do cPanel. A ferramenta é relativamente nova e foi criada por antigos colaboradores da empresa Parallels em 2016.

Soluções sob medida

O Plesk oferece serviços e ferramentas sob medida para diferentes perfis de usuários como: desenvolvedores, agências, gerentes de conteúdo, administradores de TI, provedores de infraestrutura e interface gráfica intuitiva. Um dos diferenciais do Plesk está na sua interface gráfica de fácil entendimento e operação que muito se assemelha ao sistema operacional Windows.

Suporta servidores Windows

Enquanto alguns painéis de controle só são compatíveis em servidores Linux, o Plesk veio justamente para preencher essa lacuna e “abraçar” essa demanda de operar tanto no Linux quanto no Windows.

Interworx

O InterWorx é um sistema de gestão de servidor de hospedagem Linux que fornece ferramentas para administrar servidores e clientes finais. O painel possui dois modos de operação: Nodeworx que serve  para gerenciar todas as operações e contas do servidor. E o SiteWorx serve para proprietários de sites e usuários finais como uma ferramenta de gestão das suas contas de hospedagem web e recursos associados.

Gerencie seu negócio de hospedagem de sites

Para negócios de web hosting o painel da Interworx proporciona mais facilidades para gerenciar, alterar e automatizar diversos recursos referentes aos serviços de hospedagem.

Gestão simples para usuários

Com uma interface simples e funcional, o SiteWorx facilita a gestão de um site por meio de recursos que permitem instalar e configurar aplicações facilmente.

Suíte de estatísticas

Monitore e analise detalhadamente os dados dos seus recursos e saiba exatamente o que precisa ser alterado no seu serviço de hospedagem.

DirectAdmin

O DirectAdmin é um dos painéis de controle mais fáceis de utilizar, onde o mesmo possui 3 níveis de acesso: Administrador, Revendedor e Usuário. O painel de controle é compatível com várias outras aplicações web, sendo elas servidores web, bancos de dados, serviços de FTP e serviços de Firewall.

Recursos para administradores

Gerencie todos os recursos das contas dos revendedores e usuários finais. Crie pacotes completos com funcionalidades padronizados, gerencie DNS’s e IP’s e os recursos de todos os usuários.

Para revendedores

Nesta modalidade de conta, o revendedor tem total controle sobre o seu negócio, além de contar com recursos de gestão e monitoramento e informações do sistema.

Para clientes finais

Os clientes finais contam com os principais serviços e recursos comuns a uma hospedagem de site, como: administração de e-mails, estatísticas de uso, gerenciamento de DNS, serviço de FTP, backups, banco de dados e vários outros serviços necessários para a gestão de um site.

Froxlor

O Froxlor é uma ferramenta de código aberto um pouco diferente das demais, pois ele é um painel de controle para gerenciamento de servidores web e direcionada para provedores de hospedagem. Criado por administradores de servidores experientes, este painel promete facilitar a gestão dos serviços de hospedagem de sites com recursos altamente funcionais.

Gerencie tudo

Gerencie os recursos das contas de revendedores e limite o que os clientes finais podem usar no painel de controle dedicado.

Acompanhe o tráfego

Tenha os dados de tráfego, FTP e de e-mails devidamente apresentados em gráficos interativos e dinâmicos.

SSL grátis

O Floxlor já conta com o Let’s Encrypt integrado, conferindo assim mais seguranças às aplicações dos clientes finais.

Sentora

O Sentora é um painel de controle de hospedagem web gratuito para download e uso e foi desenvolvido para servidores ou computadores baseados em Linux, UNIX e BSD. O software é desenvolvido pela mesma equipe do Zpanel, escrito em PHP e utiliza vários outros pacotes de software GNU / open-source como Apache HTTPd, PHP, Dovecot, Postfix, ProFTPd e MariaDB.

Personalize como desejar

O Sentora possibilita baixar temas personalizados ou até possibilita que você crie o seu próprio modelo e o personalize com as necessidades da sua empresa.

Amplie as funcionalidades

Ampliar as funcionalidades do Sentora é muito fácil, pois a organização fornece uma plataforma simples, onde os desenvolvedores podem publicar seus módulos para que os usuários as instalem com um único clique.

Revenda White-label

O Sentora possibilita oferecer contas de revendas que permitem aos seus clientes revender sua hospedagem como se fossem as próprias criadoras da solução (White-label).

Virtualmin

O Virtualmin é um painel de controle de hospedagem web, projetado para facilitar a gestão de sites, usuários de e-mail, bancos de dados e aplicativos web. A instalação do Virtualmin fornece uma suíte de hospedagem web completa com email, bancos de dados, anti-spam, antivírus, análises e muito mais. Além disso, o Virtualmin transforma um sistema Linux em um sistema de hospedagem web completo, e está totalmente integrado com o Webmin.

Funcionalidades exclusivas

O Virtualmin também suporta recursos raramente encontrados em outros painéis de controle, como autenticação LDAP, autenticação de 2 fatores, gerenciamento de linha de comando e controles de acesso avançados.

Amplamente usado

O Virtualmin é o painel de controle open source mais popular e mais usado com mais de 100.000 instalações em todo o mundo. Além da versão gratuita também existe uma versão com suporte premium.

Versões avançadas

Além da versão principal, o Virtualmin também está disponível na versão Professional e também na versão Cloudmin Professional com recursos exclusivos e mais avançados.

hospedagem-weblink

Conclusão

E então, você imaginava que existiam tantos painéis de controle assim? Entretanto, ainda existem outras soluções que não foram abordadas aqui e quem também são extremamente interessantes. Por fim, muitas dessas soluções não são disponibilizadas pelas empresas de hospedagem por não serem muito fáceis de serem utilizadas pelos usuários iniciantes. Embora sejam melhores ou até mais viáveis, agora você sabe que existem muitas alternativas além do famoso cPanel.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/conheca-outros-paineis-de-controle/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *