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Como criar um plano de conteúdo para seu site

Por: Ariane G março 10, 2017

Você já sabe como é importante produzir conteúdo para seu site certo? Mas você tem conhecimento da forma correta, eficiente e imprescindível de sua análise? Digo a você com toda certeza que o que está sendo mostrado ainda é a forma mais atraente de conversão e posicionamento, sabe por quê?

A internet é extremamente permissiva, ampla e democrática, você sempre tem a possibilidade de adaptar o conteúdo ao seu leitor e somar algo na vida de cada um que acessar o site, é nisso que a análise desse material norteia sua estratégia.

Estamos escrevendo para você, sobre este assunto importantíssimo e que ainda não está sendo levado a sério pelos produtores de conteúdo, fique conosco aproveite nossas dicas e as inclua no seu checklist de criação de conteúdo.

Escrever não é simples, mas existem muitas formas fantásticas de tornar muito atraente

Antes de tudo, saiba que a maioria das pessoas tem dificuldade em expressar na forma escrita, você não precisa se “cobrar” caso pertença a este grupo, mas fica a diga:

  • Contrate um profissional que escreva e crie com empatia e que cative os seus clientes.

Porém, lembre-se que as ideias para seu site devem trazer consigo atrativos e diferenciais, jamais cópias errôneas ou informações fraudulentas e sem sentido.

  • O contexto da produção de material, precisa de fato agregar ao seu site, e é nessas horas que a análise de conteúdo passa a ser o “sangue” a energia que vai chamar , cativar e converter clientes, concorda?

O webwriting precisa que você acione seu modo criatividade, e tenha coerência e organização para formular um plano que tenha “poder” de contemplar o maior número possível de público.

Você deve estar pensando que tudo isso é complicado e que vai exigir muito investimento, pois acredite que não, tudo é muito simples, basta definir o caminho com passos bem elaborados.

Quais seus objetivos com o plano de conteúdo?

O que você mais precisa para seu site?

  • Aumentar as visitas?
  • Elevar sua comunidade de seguidores?
  • Captar novos leads?
  • Deseja novos assinantes para newsletters?
  • Venda de produtos?

Percebe que você tem como definir conteúdos bem específicos conhecendo a sua carência atual?

Conheça suas metas

Estabeleça metas possíveis, condizentes com a realidade, tamanho nem sempre é garantia de eficiência.

Conheça seu público

A comunicação em forma de conteúdo, será sua mensagem que tem como objetivo estabelecer a conexão entre seu site e o público, ok?

Mas você precisa saber também o seguinte:

  • Do que o seu público gosta?
  • Como gosta de receber o conteúdo? Em que momento será oportuno?
  • De que forma vou entregar a ele os conteúdos produzidos com tanto amor por mim?

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Que tipo de conteúdo você pode oferecer ao seu cliente?

Este é um ponto relevante que a análise de conteúdo não pode “nem piscar”, pois as estratégias são amplas e é importante que contemple todos os canais.

E conteúdo não é apenas a forma escrita, certo? Por isso invista em:

  • E-books bem ilustrados e dinâmicos;
  • Templates;
  • Entrevistas informativas;
  • Tutorias simples e úteis;
  • Infográficos divertidos e sintetizados;
  • Resenhas.
Pesquisar e desenvolver de um jeito melhor

A pesquisa consiste em buscar fontes com a informação que precisa para montar o conteúdo, mas também é expiar o que os outros estão criando a respeito.

A partir de então faça o seu muito melhor, bem mais interessante e construtivo, isso é um bom plano de conteúdo. Durante o desenvolvimento, leve em consideração:

  • O formato do conteúdo

O que é mais atrativo para aquele momento? Um post, uma foto, um vídeo?

  • O SEO é imprescindível;
  • A possibilidade de download;
  • O copy.

E assim por diante…

Quais os canais para seu conteúdo?

Aqui você deve considerar muito bem sua estratégia, há conteúdos específicos para cada canal, mas não ignore nenhum para os seus conteúdos.

  • O Facebook ainda lidera o ranking, é um bom apelo visual!
  • Twitter para facilitar os compartilhamentos;
  • Instagram bem querido por todos;
  • Pinterest prático e funcional;
  • Linkedin que cresce a cada dia.
Faça a programação de publicação

Com antecipação formule o calendário editorial do seu conteúdo, considere as datas, os meios e o tipo de conteúdo, pense estrategicamente sobre isso, inclusive a médio e longo prazo.

Defina também a periodicidade dos conteúdos, o que a análise de conteúdo, recomenda para seu site. Inclusive poderá usufruir de várias ferramentas para auxiliar nesta etapa.

Defina as métricas

A eficácia do seu do seu plano de conteúdo só se afirma se é possível ser medido, concorda? Os famosos KPIs, key Performance Indicator, são os melhores indicadores e você deverá acompanhá-los.

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Execute o plano de conteúdo

Está é parte prática e com certeza a mais agradável de todo o trajeto, é postar, acompanhar e interagir. Espero que você se surpreenda com o retorno que o seu plano de conteúdos.

Meça os resultados e comece tudo de novo

Percebe como tudo é muito dinâmico? A análise de conteúdos se renova a cada nova leva de material. Mas para verificar sua taxa de erros, que eu espero que seja mínima, e também medir os acertos é importante verificar as estatísticas. E a partir de então reformular o que não deu certo e investir ainda mais no que encantou os clientes.

No artigo de hoje:

  • Relacionamos dicas importantes para desenvolver um bom plano de conteúdo;
  • Destacamos que a análise de conteúdos não é estática e é vital para manter o site sustentável.
  • Lembramos das ferramentas e canais que você pode utilizar para promover o conteúdo do seu site.

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