09nov

A Influência da Hospedagem de um Site no posicionamento do Google

Por: José M. novembro 9, 2017

Muito se fala a respeito de Otimização de Sites (SEO) e, na maioria dos artigos, o foco é sempre relacionado ao Link Building. Porém existem fatores que estão muito mais fáceis de serem resolvidos e que tem impacto considerável nos resultados das buscas de cada site. Afinal de contas, o que o Google preza é garantir uma boa experiência para os usuários que fazem as pesquisas diariamente em seu site. Se o objetivo é garantir esta experiência, claramente podemos notar que as hospedagem de sites tem influência nestes resultados. Estes são aspectos de otimização seo On-Page, que com certeza são tratados por uma boa Consultoria SEO.

Mas qual a influência da Hospedagem do Site no resultado? Como isso acontece?

Quando tratamos de Otimização para mecanismos de busca, especialistas classificam este processo de otimização em 2 etapas, sendo o SEO On-page e o SEO Off-page. Basicamente o On-page é aquele trabalho de otimização que se concentra dentro do site, em melhorar a qualidade do mesmo para por consequência melhorar a experiência do usuário que visita. Já o SEO Off-page é a importância que o site possui na internet, como links de outros sites apontando para suas páginas e a influência nas mídias sociais. Pois bem, se o objetivo é garantir boa experiência aos usuários, alguns aspectos estão diretamente relacionados a hospedagem do site, como:

Tempo de resposta do servidor: uma experiência terrível aos visitantes é um site que demora para começar a carregar. E, neste sentido, o tempo de resposta do servidor é bastante importante neste processo. Hospedagem de sites onde a empresa coloca uma quantidade muito grande de sites dentro de um mesmo hardware acarreta em lentidão e por consequência o tempo de resposta do servidor é alto. Embora este seja um problema que possa estar relacionado também ao site, mas normalmente o problema é causado por um servidor sobrecarregado;

Disponibilidade: outro fator de suma importância é o site estar sempre ativo sem interrupções no serviço. Não há nada pior que um usuário tentar acessar um site e o mesmo estar offline. Serviços de hospedagem ruins normalmente possuem uma instabilidade muito grande e apresenta problemas de disponibilidade com frequência;

Tempo total de carregamento: não adianta somente ter uma resposta rápida, mas também o site tem que ser aberto de forma rápida. Existem estudos que apontam que a cada segundo a mais que um site leva para terminar de carregar perde-se um percentual de visitantes muito grande. Ainda mais quando pensamos que é cada vez mais comum acesso de outros dispositivos como celulares e tablets, onde normalmente tal acesso utiliza uma transferência 3G que possui uma velocidade menor do que redes locais.

weblink-google

Um caso real de Otimização SEO que funcionou melhorando o On-page

Embora muitos desconsideram essas questões em um trabalho de otimização SEO, um bom exemplo foi o caso da Imobiliária Imóveis Ribeirão Preto. Recentemente a empresa começou um trabalho para melhorar os resultados nos mecanismos de pesquisa. E um dos primeiros pontos que foi abordado pela consultoria contratada foi a necessidade de melhoria na hospedagem do site. A empresa teve uma surpresa quando ao trocar a hospedagem que o site estava hospedado gerou um aumento de mais de 40% na visitação do site e por consequência nos negócios gerados provenientes da internet. Bastou melhorar a qualidade do acesso e assim que o Google reindexou as páginas foi evidente que esse fator pesou no ranqueamento das páginas da empresa. Portanto, considere utilizar um servidor de hospedagem de sites como a WebLink se deseja ter sucesso com seu projeto online.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/hospedagem-de-sites-no-rankeamento/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *