13jun
plugins para wordpress

Os melhores plugins para WordPress para incrementar sua segurança

Por: Rafael H. junho 13, 2017

Todos que trabalham com desenvolvimento web sabem (ou deveriam) saber da importância da segurança digital em sites, blogs, e-commerces e qualquer outro tipo de projeto que envolva dados e informações.  

Hoje em especial nós vamos abordar a segurança digital em projetos web que são feitos no WordPress – um dos CMS mais conhecidos e usados no mundo todo, trazendo os melhores plugins para WordPress os quais você pode instalar em sua hospedagem WordPress.

Por que é importante investir em segurança digital

A Internet proporciona uma infinidade de possibilidades em termos de informações e isso faz do ambiente virtual uma ferramenta excelente para facilitar a vida da gente, graças à facilidade de se comunicar e de obter informações.

Por outro lado, essa mesma facilidade que a Internet proporciona também esconde ameaças e riscos que podem ir da infecção de simples vírus ou até mesmo sequestro de dados (uma prática criminosa que vem crescendo exponencialmente no meio virtual).

Por mais que a questão de segurança digital ainda seja negligenciada esta é uma área que merece total importância, pois os prejuízos gerados pela omissão de ações preventivas podem ser altos e até mesmo arruinar um negócio. Não deixe de se inteirar sobre os melhores plugins para WordPress quando falamos sobre segurança.

Conhecendo os melhores plugins para WordPress que te trazem mais segurança

Para ajudar você a tornar o seu WordPress mais seguro, nós trouxemos uma lista com os melhores plugins para WordPress para você se proteger e deixar o seu projeto web ainda melhor. Vamos a eles.  

plugins para wordpress

QR Code Authenticator (Clef like)

Este é um plugin altamente seguro e fácil de configurar. O plugin funciona usando a autenticação por meio de duas etapas no seu projeto feito em WordPress. Ao invés de depender apenas de uma senha que pode ser “adivinhada” facilmente, o plugin adiciona uma segunda camada de segurança para suas contas no WordPress. Ele protege o seu site de ataques de hackers e tentativas de login não autorizadas.

Basicamente o QR Code Authenticator adiciona uma forma de fazer login em seu site usando o seu celular como meio de acesso. Você pode autenticar o login com SMS, uma chamada telefônica ou um autenticador de QR Code.

Antes de começar a usar o plugin é preciso configurar quais os meios de autenticação e quais passos serão pedidos para o login. O mais bacana é que os tipos de autenticação também podem ser estendidos para outros usuários.

Cerber Security & Limit Login Attempts

Por padrão, o WordPress permite tentativas de login ilimitadas por meio do formulário de login. Isso permite que senhas possam ser descobertas facilmente com o ataque de força bruta.

Este plugin protege o seu projeto ou site de tentativas de invasão por força bruta, ou seja, quando um hacker tenta saber uma senha por tentativa e erro. Em geral esse método é feito por um robô que cria diversas combinações automáticas para então obter os dados de login.

O Cerber Security inibe e bloqueia o IP de possíveis hackers que excedem o número de tentativas de login e impede intrusos de fazerem novas tentativas de acesso.

Com ele você também será capaz de criar uma Lista negra de IP’s ou Lista positiva de IP’s para bloquear ou permitir logins a partir de um determinado endereço IP, intervalo de endereços IP ou uma sub-rede de qualquer classe (A, B, C).

RapID Secure Login

O RapID Secure Login (Rapid-SL) é um dos plugins para WordPress que funciona com um aplicativo Android ou iOS e elimina o uso de senhas de acesso e login. Com ele, tanto o administrador como os assinantes só precisam usar o celular para acessar o site. rapid

O plugin permite fazer o login a partir de qualquer navegador web, basta digitalizar o código QR com o Rapid-SL no seu telefone e ele oferece uma assinatura criptográfica para iniciar sessão sem precisar  inserir suas informações na Internet.

Isso significa que não há risco dos seus dados serem interceptados, armazenados em cache no navegador ou key-registrado e você não tem que se lembrar de senhas horrivelmente complexas para cada site que você visita.

O Rapid-SL é uma ótima alternativa para o Clef, com a vantagem de não depender de um serviço de autenticação externa após a inscrição. Você também pode usar o Rapid-SL diretamente de seu smartphone. Basta navegar até o site usando o seu telefone como de costume, depois tocar no QR-código quando ele aparecer e ele fará o acesso seguro com o Rapid-SL automaticamente para você. 

Wordfence

wordfence

O Wordfence é um dos plugins para WordPress mais completos que promete garantir a segurança de site e impedir ataques de hackers. A ferramenta monitora o tráfego da rede em tempo real alertando e comunicando outros sites de possíveis ameaças.

Entre as diversas funcionalidades do plugin, podemos citar as principais ações que ele executa em seu site:

  • possibilidade de bloquear o acesso de determinados países;
  • agendar verificações em busca de ameaças;
  • executar auditorias de senhas;
  • executa atualizações em tempo real para alimentar informações sobre ameaças;
  • permite fazer a autenticação de dois fatores;
  • verifica se o seu endereço IP site está sendo usado para propagar spam

All In One WP Security & Firewall

allinonefence

Este é um dos plugin para WordPress mais completos que adiciona segurança extra e um firewall para o seu site. Ele impõe uma série de boas práticas de prevenção e proporciona um nível avançado de segurança digital.

O All In One WP Security & Firewall reduz o risco de segurança por meio da verificação de vulnerabilidades, e pela implementação e aplicação das mais recentes práticas e técnicas de segurança recomendadas para projetos baseados em WordPress.

O plugin também usa um sistema de pontos de segurança com uma classificação que mede o quão bem você está protegendo o seu site com base nos recursos de segurança ativados. Essas regras de segurança e firewall são classificadas em “básico”, “intermediário” e “avançado”. Desta forma, você pode aplicar as regras de firewall progressivamente sem alterar ou comprometer as funcionalidades do seu site.

Login LockDown

Logic Lock Down

Este é mais um plugin que também inibe as tentativas de login. O Login LockDown registra o endereço IP, a data e hora de cada tentativa falha de login. 

Se mais do que um determinado número de tentativas for detectado dentro de um curto período de tempo a partir da mesma faixa de IP, o plugin desativa a função de login para todas as solicitações seguintes. Isso ajuda a evitar a descoberta de senhas por meio de força bruta. 

Em geral o plugin usa como padrão para bloquear um IP a ocorrência de 3 tentativas falhas de login em um intervalo de 5 minutos. Isso pode ser modificado diretamente no de “Opções” da ferramenta, assim como os administradores do site também podem liberar os IP’s bloqueados manualmente a partir do painel.

WordPress 2-step verification

Este é mais um plugin que adiciona uma camada extra de segurança ao seu site criando mais uma etapa para realizar o login.

Ao instalar o plugin, além de seu nome de usuário e senha, você terá que digitar um código que será gerado no seu smartphone ou enviado por e-mail.

Para cada acesso o plugin irá gerar uma senha diferente e só quem tem acesso aos dispositivos ou ao e-mail poderá realizar esse acesso extra. Uma forma simples e prática de proteger o seu site de possíveis ataques e tentativas de acesso indevido.

iThemes Security

Ithemes Security

Você sabia que em média, 30 mil novos sites são invadidos ou “hackeados” todos os dias? Os sites e projetos produzidos em WordPress podem ser um alvo fácil para ataques devido às vulnerabilidades de plugins, senhas fracas e software obsoleto.O iThemes Security (anteriormente Better WP Security) oferece mais de 30 maneiras de proteger o seu site WordPress. 

A maioria dos administradores do WordPress não sabe que eles são vulneráveis, mas o iThemes Security trabalha para bloquear o WordPress, corrigir falhas comuns, interromper ataques automatizados e fortalecer as credenciais dos usuários. 

O plugin também conta com recursos avançados para usuários experientes deixando o WordPress mais seguro do que nunca.

NoMorePass login

No More Pass Login

O NoMorePass é um plugin fácil de usar que utiliza a tecnologia para tornar o seu site mais seguro. Ele funciona com o processo de autenticação em duas etapas, pois permite que você faça o login no WordPress usando apenas seu telefone celular, sem nenhuma outra exigência. Sem registro, sem chaves de API, nenhuma configuração complicada. Vejas as principais funcionalidades e facilidades:

  • Seguro- suas senhas são criptografados o tempo todo, todas as transferências estão em https e as credenciais são criptografadas com chaves de uso único.
  • Pessoal – suas senhas sempre estão com você. Nenhum servidor, sem transferências inseguras, sem dependências do navegador.
  • Facilidade – você pode criar e enviar senhas para seus sites favoritos sem qualquer esforço. Basta selecioná-lo em seu celular.

Conclusão

A preocupação com a segurança do seu site deve ser uma das prioridades na sua lista de melhorias, pois os ataques cibernéticos estão cada vez mais frequentes e comuns. No entanto, você percebeu que existem inúmeras formas de se defender dessas ameaças com o uso de ferramentas práticas e gratuitas.

Desta forma, os plugins para WordPress focados em segurança são ferramentas importantes para deixar o seu site ainda mais seguro e longe do alcance de hackers. Caso você utilize Joomla em seu site, atente para importantes extensões para personalizar seu website. 

Dica de ouro: A WebLink Hospedagem de Sites possui um serviço de hospedagem WordPress em que você pode utilizar os melhores plugins para WordPress e temas que desejar. O WordPress é um CMS – sistema de geração de conteúdo – utilizado por cerca de 60% do mercado de CMS e 27,5% de toda a web.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/melhores-plugins-de-seguranca-para-wordpress/trackback/

1 Comentários:

  • Muito bom o artigo Rafael. Parabéns

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *