11out

Hospedagem de sites: o preço pago por um mau serviço de uma empresa

Por: José M. outubro 11, 2017

Se você trabalha como desenvolvimento web ou é um administrador de algum site deve ter percebido que o mercado de web hosting está repleto de ofertas que vão desde valores simbólicos até ofertas com valores muito distantes da média de mercado. Por esses motivos, é importante analisar bem o que cada empresa oferece e principalmente os seus diferenciais, pois o preço pago por um mau serviço pode ser irreparável para o seu negócio. É exatamente isso que iremos abordar neste post hoje: as más escolhas em termos de hospedagem de sites e as suas consequências em um negócio.

O barato sai caro

Sabe aquele velho pensamento que diz: “o barato pode sair caro!”. Pois é isso que todo usuário deve ter em mente ao escolher não só uma hospedagem de sites, mas qualquer outro serviço. Um serviço muito barato pode gerar desconfiança no que diz respeito à qualidade, ainda mais pelo fato que grande parte dos usuários não sabe quais são as características de uma boa hospedagem.

Leia mais sobre o que considerar numa hospedagem de sites

Além das questões técnicas, há também a questão do suporte e do atendimento. Sabemos que infelizmente ainda existem empresas que deixam muito a desejar ou simplesmente são omissas após conseguirem “fisgar” o cliente.

Este é só um dos preços que se paga pela má escolha de um serviço de hospedagem de sites. Portanto, fique atento a esse tipo de prática.

Reputação negativa da sua empresa

Os clientes e o mercado em geral não perdoam aquelas empresas que não conseguem oferecer o que prometem. E como exemplo prático, essa insatisfação pode começar pelo seu site ou loja virtual. Você como cliente, se sentiria seguro em fazer negócios ou comprar um produto de uma empresa que vive com o site offline? É muito provável que não! Um mau serviço de hospedagem pode fazer com que o seu site seja instável e isso não é nada bom, pois essa instabilidade aos poucos irá depreciar a imagem e minar a reputação da sua empresa.

hospedagem-sites-weblink

Perda de negócios

Já parou para pensar o prejuízo que um grande e-commerce pode ter ficando alguns minutos com o site fora do ar? Agora multiplique isso por 10 vezes! Dependendo do faturamento, esse prejuízo pode ser expressivo e somados aos investimentos feitos nos serviços de hospedagem podem ser ainda maiores.

Por falar nisso, veja aqui os 10 maiores erros na gestão de um e-commerce

Dessa forma, ao contratar um serviço de hospedagem, tenha em mente todos os requisitos que sejam essenciais para suportar o seu negócio e não cometa o erro de optar apenas pelo preço.

Marketing viral negativo

Além de ser mal vista pelos clientes, uma empresa com imagem negativa pode ter ainda mais prejuízos em longo prazo. Lembre-se que um cliente ou usuário insatisfeito ou mal atendido vale por 10! Esse descontentamento pode se tornar viral e se multiplicar por meio do buzz. O famoso boca a boca ainda é, e talvez sempre será a melhor propaganda de um produto ou empresa. Tendo em mente que o sucesso de uma empresa é criado pela satisfação dos clientes ao longo do tempo, é imprescindível se preocupar com a reputação e imagem da sua empresa. Com a expansão do uso das redes sociais, a viralização se torna ainda maior tendo em vista que basta um clique ou um “compartilhar” para que a reputação de uma empresa ou marca seja posta em xeque.

Investimento desperdiçado

Certamente que um dos piores prejuízos originados pelo mau serviço de hospedagem é o investimento feito em longo prazo. Afinal, site lento, fora do ar ou indisponível é o mesmo que negócios perdidos. Como no exemplo que citamos anteriormente, dependendo da gravidade das falhas, a relação custo x benefício pode ser ainda mais negativa e comprometer os lucros da empresa. Além disso, conforme algumas questões contratuais, esse prejuízo pode se estender pelo cumprimento de prazos e condições especiais pré-estabelecidas. Pense bem, pois dias e meses de trabalho podem ser desperdiçados quando fazemos uma escolha errada em termos de hospedagem de sites.

Morosidade nos projetos da empresa

Se você tem um projeto web robusto e mais complexo, é possível que tenha dificuldades com um mau serviço de hospedagem de sites, tendo em vista que irá precisar usar os recursos com mais frequência. Além disso, um serviço ruim de hospedagem pode atrapalhar ou atrasar os planos do seu projeto web, levando mais tempo para executá-lo ou fazer os devidos ajustes necessários. Isso também pode ocorrer quando uma empresa deseja implementar um novo projeto ou estruturar alguma ação que exija mais dos serviços e servidores. No entanto, com um mau serviço de hospedagem todos os projetos podem ficar estacionados por falta de algum recurso ou tecnologia necessária. A falta de suporte tecnológico pode atrasar e atrapalhar o crescimento de qualquer organização, por isso não corra o risco de pagar esse preço.

suporte-hospedagem-weblink

Perda de posição no Google

Imagine a situação: você teve todo o trabalho de meses para conseguir uma boa posição no ranking do Google e com o passar do tempo o site começar a sofrer diversas quedas e ficar offline. Isso não é nada bom para o seu site nem para o seu negócio, pois o Google não gosta nem um pouco de sites instáveis e isso fará com que o buscador o veja como um resultado irrelevante.

Leia aqui como conseguir um bom posicionamento no Google

Sendo assim, ao perceber instabilidades constantes verifique uma solução o mais breve possível com o seu provedor de hospedagem. Se o problema persistir, não corra o risco e mude de empresa.

Falta de atendimento ou péssimo suporte

Esse de fato é um das características mais evidente em um serviço de hospedagem de site. A falta de atendimento ou o péssimo suporte são um dos principais motivos de cancelamento e queixas dos usuários. Embora a maioria dos provedores prometa um bom suporte, só se é capaz de comprovar sua eficácia quando realmente enfrentamos algum problema no site. Portanto, antes de contratar um serviço pesquise de verdade como é a qualidade do suporte do provedor, pois a demora ou o péssimo atendimento pode custar um preço bem alto para a sua empresa.  

Estrutura física precária

Você conhece a estrutura da empresa de hospedagem de sites que está contratando? Sabe ao menos onde fica o seu data center? Parece que não, mas isso é importante! Por mais que você não seja um expert em web hosting e não conheça tudo sobre as tecnologias usadas, é bom saber como é a estrutura da empresa que está por trás de todo o serviço prestado.

Conheça os principais termos técnicos da área de hospedagem de sites

Com isso, qualquer usuário pode se sentir mais seguro ao saber que o provedor dispõe de infraestrutura adequada e que não vai te deixar “na mão” por conta de uma estrutura precária.

Plano de contingência

Por mais que tudo aconteça nos “bastidores”, toda empresa de hospedagem deve ter um plano de contingência para situações atípicas ou emergenciais.Já pensou se um servidor estraga ou acontece algum desastre natural que comprometa a infraestrutura de todo o data center? Como a empresa irá contornar essa situação? Em geral, é de praxe que os provedores tenham um plano de contingência para casos fora do comum. Com isso, os clientes finais não correm o risco de terem seus serviços interrompidos. Por outro lado, ainda existem empresas de hospedagem que não possuem esse tipo de plano muito claro, e esse falta de planejamento pode comprometer a existência de vários outros negócios.

Falhas técnicas constantes

A preocupação com a qualidade da infraestrutura é importante para que falhas técnicas não ocorram constantemente. E isso vale para equipamentos, suprimentos e gente especializada. Um provedor que apresenta falhas técnicas constantemente demonstra certa incapacidade em gerenciar seus serviços e isso é um péssimo sinal. Essas falhas podem refletir no seu negócio e novamente pode afetar a reputação da empresa. Lembre-se que o mercado não perdoa os erros e os clientes não costumam dar uma segunda chance para quem não os atende de forma adequada. Portanto, se perceber que um provedor não pode cumprir minimamente o que foi prometido, não espere muito tempo para procurar outra solução.

hospedagem-weblink

Conclusão

Na busca por economia, muitos usuários e clientes podem fazer péssimas escolhas e pagar muito caro por um mau serviço de hospedagem de site. Conhecer um pouco sobre o funcionamento dos serviços e as questões técnicas é uma das formas de não se decepcionar com um mau serviço prestado. Aqui no blog da Weblink você encontra informações essenciais sobre o universo do web hosting e outros assuntos sobre tecnologia em geral. Além disso, se você procura por um excelente serviço de hospedagem de site a um preço justo, não deixe de conferir os nossos planos e serviços.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/o-preco-por-um-mau-servico-de-hospedagem/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *