20abr
renova livro é uma plataforma digital de troca de livros na internet

Renova Livro: incentivando a troca de livros e a leitura com a WebLink

Por: Andrei L. abril 20, 2018

Que tal usar a internet para trocar livros com pessoas de todo o Brasil? E ainda ajudar a disseminar a cultura da leitura pelo país com uma plataforma digital totalmente gratuita? Essa é a história de sucesso do Renova Livro.

A partir de agora, você vai acompanhar como essa ideia surgiu e como o serviço de troca de livros funciona. Também vai ver a plataforma encontrou na hospedagem de sites da WebLink uma forma de estar na internet e colocar em contanto muitas pessoas com um interesse em comum.  

O nascimento do Renova Livro

Sabe quando você tem uma pilha de livros parados na estante pegando pó? Convenhamos que você até pode ter lido todos eles, mas pode ser também que os tenha comprado por impulso ou, ainda, ganhado de presente e deixou para lê-los mais tarde. Assim, eles podem ter acabado ficando de lado.

Ainda na época da graduação, Walterlins Ferreira (49) acumulou vários livros. Na correria dos estudos, os livros eram guardados nas prateleiras da estante da sua casa e, com o tempo, já após a formatura, deixaram de ter serventia e acabaram ficando sem uso. Foi pensando nessa situação que o atual Analista de Sistemas decidiu criar o Renova Livro.

“Tudo começou quando fui fazer uma limpeza na estante da minha casa. Me deparei com diversos livros que já havia lido e estavam guardados sem uso. No começo, comecei a doar para amigos e familiares. Mas, mesmo assim, ainda sobravam vários deles. Então pensei em vendê-los para conseguir comprar novos.

Como não encontrei quem quisesse comprá-los, pensei em trocar por outros. Mas não em feiras de troca de livros. Comecei a imaginar que poderiam existir outras pessoas com situação semelhante à minha. Então, me veio a ideia de criar uma forma de trocar meus livros com qualquer pessoa de qualquer lugar com acesso à internet”, conta Walterlins.  

Como funciona a troca de livros pelo Renova Livro?

O Renova Livro é uma plataforma digital que permite os usuários trocarem livros entre si. Ela é gratuita e pede apenas um breve cadastro de participação. Basta o usuário inserir seus dados de acesso e do livro (autor, editora, número de páginas e condições de uso) que quer trocar e aguardar a primeira negociação.

A cada troca de livros realizada, o usuário que completa uma entrega ganha 1 ponto de crédito. Esse crédito funciona como uma espécie de moeda virtual, em que ele passa a ter o direito de solicitar o seu primeiro livro pelo site.

É assim que as transações, livres de custo na plataforma, acontecem. O usuário só precisa se preocupar com o envio dos livros que anunciou. “Justamente para aliviar a carga de custos com obtenção de novos livros, o uso do site é totalmente gratuito. O usuário só tem que pagar as taxas de envio pelos Correios”, ressalta Walterlins.  

Números de sucesso na internet

O Renova Livro ainda é um projeto online bastante recente. Lançado em outubro de 2017, ou seja, com pouco mais de 5 meses de atuação, a plataforma já coleciona números que mostram seu potencial de sucesso na internet.  

Ao todo, o site possui 1.237 usuários cadastrados. Além disso, 923 livros estão atualmente disponíveis para troca. E, no geral de troca de livros, já foram realizadas 331 transaçõs entre usuários de diversos estados do Brasil.

Esses números até podem parecer pequenos num primeiro momento. Mas, para um site que começou há bem pouco tempo e, especialmente, para o seu criador, a percepção é, na verdade, muito positiva. É uma prova de que o site está no caminho certo do sucesso ao ajudar muitas pessoas.

“Acredito que ter sucesso vai além de simplesmente ganhar dinheiro. É poder colocar em prática uma ideia que você considera importante e que colabora para o bem-estar de outras pessoas. Ver seu projeto crescendo, mesmo que de maneira tímida, vejo como uma demonstração de que essa ideia foi acertada e aceita por muitas pessoas. E isso é muito gratificante”, reforça Walterlins.    

O diferencial WebLink

Para um site estar ṕresente na internet, o usuário precisa contratar um serviço de hospedagem de sites. No caso do Renova Livro, Walterlins pensou em algumas qualidades que gostaria de ter no seu projeto antes de fazer a sua escolha pela WebLink.

“Quando o site estava no final de desenvolvimento, comecei a pesquisar provedores de hospedagem para armazenar meu site. Procurei um que tivesse preço baixo, plano de armazenamento ilimitado e uma infraestrutura que atendesse às necessidades do meu site.

Mas, acima de tudo, priorizei um rápido e ótimo atendimento do suporte técnico. Depois de muita análise, ṕercebi que a WebLink oferecia tudo o que eu precisava. Já estou há quase dois anos com a empresa e estou muito satisfeito com os resultados e com a parceria”, afirma.

Além dessas características, é sempre recomendado levar outras funcionalidades em consideração. Por exemplo, confira se o seu plano de hospedagem garante uma taxa de Uptime de, pelo menos, 99,9%, se o espaço em disco contratado é suficiente para seu projeto e se o volume de tráfego de dados coincide com a capacidade dos servidores.

Implementações para o futuro

Até o momento, o Renova Livro não tem lucro com a troca de livros. Ou seja, o site não se paga e também não serve como uma fonte de renda. Walterlins mantém a plataforma por conta própria na intenção de ajudar pessoas que queiram dar um destino mais útil aos seus livros acumulados.

Mas isso está para mudar. Walterlins tem planos de futuramente fazer implementações para que o site receba um sistema de monetização. A ideia é criar um percentual mínimo para cobrir os custos de hospedagem e de manutenção do serviço. E, como a plataforma também está crescendo, é possível que seja necessário contratar um plano mais robusto do serviço.

“Quando o site estiver mais sólido na internet e conforme a sua evolução, o que penso em fazer é criar um sistema de monetização em que os usuários pagam um valor simbólico em troca dos créditos na plataforma. Assim, eles não precisam mais concluir uma entrega para ganhar 1 ponto de crédito e nem esperar para fazer solicitar algum livro que tenham interesse”, explica. 

Mas Walterlins também adianta que, não é porque o site vai receber algum recurso pago que ele deixará de ter todas as funções gratuitas. Isso quer dizer que o tradicional sistema de troca de livros através do ganho de créditos ficará intacto. Ou seja, todo mundo vai poder continuar a enviar e receber livros pelo Renova Livro sem custos operacionais.

 

renova livro é uma plataforma de troca de livros na internet

Conclusão

Estar na internet e ter sucesso é possível se você tem uma ideia que pode ser útil para muitas pessoas. No caso do Renova Livro, o site surgiu com a proposta de incentivar a troca de livros usados e novos e fomentar o hábito de leitura no Brasil. Algo que tem dado certo.

E agora você já sabe: se precisar de um serviço de hospedagem de sites para colocar seu projeto no ar, a WebLink está aqui para ajudar. Não deixe de nos contatar se precisar de orientações sobre qual plano se encaixa melhor com a sua ideia e seu perfil de usuário.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/renova-livro-troca-de-livros/trackback/

1 Comentários:

    • Mariana Pereira
    • setembro 17, 2018
    • Responder

    Oi, tudo bem? Adorei a postagem e o seu blog!
    Muito obrigada pelas dicas.

    Mariana

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *