09maio

Onde encontrar sites que ofereçam imagens gratis?

Por: Ariane G maio 9, 2017

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.” Este repetido ditado é ainda mais fundamental quando você quer oferecer um site com uma boa apresentação visual e que fique bem ranqueado pelos sites de busca.

Colocar imagens bonitas que tenham relevância e aderência ao assunto que se está tratando em sua página é essencial para manter a atenção do leitor. Quando a verba é curta, considere procurar bancos de imagens gratuitos para trazer boas imagens com conexão aos assuntos tratados em sua página.

Não é segredo que existem na internet uma ampla variedade de imagens grátis. Porém, por serem grátis, a variedade tende a não ser tão grande. Geralmente é expressivamente menor que a de bancos de imagens pagos.

Assim, que desejar uma variedade maior de imagens pode fazer uso de bancos de imagens pagos e evitar ver sua imagem utilizada em outros locais.

Otimização de imagens

Em seus resultados, o Google mostra por ordem de títulos, links e descrições, mas também um importante fator é a busca por imagens. 

O princípio da otimização das imagens passa pela inserção do alt e title. Em plataformas WordPress, essa inserção é visual e não tem quaisquer dificuldades para o usuário comum.

O alt tem sua função quando o site é carregado em conexões lentas. Isso faz com que ao invés da imagem apareça o texto inserido. Por isso, qualidade dessa descrição é fundamental.
O title é, normalmente, igual ao alt, apenas mudando a sua função. Ele serve para deficientes visuais. Ou seja, os programas de acessibilidade leem o title. Por isso, a descrição quanto mais bem feita, mais compatível com o que é, de fato, a imagem, melhor para a usabilidade do site, o que, consequentemente, é importante para o ranqueamento.

Os sites para você baixar imagens de graça

1 – StokPic

Um gigante site de download de fotos grátis, que se consolida como um local de encontro para incentivar a produção fotográfica.

2 – Pixabay 

Mais de 930 mil fotos, vetores e ilustrações. O site mesmo lhe informa que todas as imagens no Pixabay são liberadas de direitos autorais sob Creative Commons CC0, lhe permitindo baixar, modificar e utilizar de qualquer maneira, até mesmo para aplicações comerciais.

3 – Wikimedia Commons 

A Wikimedia Commons é a Wikipedia das mídias com mais de 25 milhões de imagens para utilização. É preciso observar a licença de reprodução de cada imagem.

4 – Death To The Stock Photos

Não tem opção de download, apenas fotos grátis enviadas por e-mail. Há também uma versão paga.

5 – Public Domain Photos 

Mais de 13 mil imagens entre fotos e ilustrações, todas em alta qualidade e grátis. Pode ser de grande ajuda para você e seu blog.

6 – Cepolina 

Com mais de 20 mil imagens organizado por diversas categorias. As categorias de fotos estão organizadas por mais de 5 mil frases.

6 – Getrefe

Download grátis de diversos tipos de imagens.

7 – IM Free

Imagens e templates gratuitos. Seja Livre!

8 – Kaboompics

É uma explosão visual, com milhares de fotos à disposição.

9 – Pexels

Fotos grátis sem a necessidade de atribuir créditos com mais de 3 mil opções. Tenha acesso às melhores fotos em um só lugar.

10 – Jéshoots

Milhares de opções de fotos distribuídas em  categorias e com uma busca interessante com situações cotidianas, trazendo inclusive imagens que representam situações do dia a dia (ex:
Homem de negócios que trabalha e que usa seu smartphone moderno; duas pessoas jogando videogames em sua Tv; etc).

As diferenças entre: Copyright / Copyleft / Creative Commons

Apesar de estes bancos de imagens possuírem imagens livres para realizar o download, é importante sempre verificar os direitos autorais de cada uma das fotos.  Saiba distinguir entre essas quatro licenças:

Copyright

É o famoso direito autoral. Versa sobre diversos tipos de obras culturais e intelectuais

Copyleft 

Trocadilho com o inglês onde right (direito ou direita) se contrapõe a left (esquerda). É normalmente utilizado para permitir certos tipos de aproveitamento de propriedade intelectual.

Creative Commons

Foram criadas para padronizar os licenças de distribuição e facilitar a distribuição e compartilhamento dos conteúdos. Assim, você abre mão de seus direitos autorais em prol do público. São diversas opções de licenças que vão desde as mais abrangentes, permitindo até mesmo uso comercial, até as mais restritivas, que possuem uma série critérios a serem seguidos.  

Exemplos para simplificar:

Copyright: Você criou uma imagem e quer que a mesma mantenha a característica original, afinal aquilo foi o que você idealizou. Quem a repassar deve a manter sem alterações e citar seu autor.

Copyleft: se você publica sua imagem sob a licença copyleft, você está permitindo que outros a modifiquem e repassem. Mesmo assim, estes por questão de ética devem citar o autor original.

Creative commons: Criadores de conteúdo abdicam de direitos autorais para determinados segmentos e públicos muitas vezes sem a necessidade de crédito e inclusive para atividades comerciais.

Conclusão

Oferecer conteúdos diferenciados e interessantes é essencial para manutenção e atração de usuários para seu blog ou site. Uma importante parte são as imagens que devem ter relação com os temas que você está tratando além de ilustrar o seu post. 

Caso a verba seja reduzida, sites com imagens para baixar gratuitamente sempre aparecem como boa opção para você poder manter uma certa qualidade e contextualizar seus posts.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/sites-imagens-gratis/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *