14fev
aprenda o que é centos web panel cwp e instale na vps

O Que é CentOS Web Panel (CWP) e Como Instalar na Sua VPS?

Por: Andrei L. fevereiro 14, 2019

CWP é a sigla para CentOS Web Panel, um painel de controle para gerenciar servidores virtuais. Hoje você vai aprender mais sobre essa tecnologia e como fazer para instalar o CWP em uma Hospedagem VPS para tirar o máximo de proveito do serviço.

O Que é CentOS Web Panel?

O CentOS Web Panel (CWP) é um painel de controle projetado para funcionar com servidores virtuais dedicados. Com ele, o usuário consegue administrar recursos da sua hospedagem de sites por uma interface acessível, intuitiva e interativa. E, um dos seus maiores atrativos, é ser gratuito.  

Principais Características do CWP

O CentOS Web Panel (CWP) possui uma variedade de funcionalidades que otimizam e agilizam o gerenciamento de uma VPS. Abaixo estão as principais características e também vantagens de usar o painel de controle.

  • Gerenciamento de Usuários
    Possui um pacote completo de funções para gerenciar os usuários com acesso ao CWP. Inclui adicionar e remover agentes locais, acesso remoto via SSH, usuários de FTP, quantidade total de usuários e monitoramento das atividades deles.  
  • Compatível com LAMP
    É um pacotão com ferramentas incluídas para o usuário usar como quiser. Inclui Linux (sistema operacional de código aberto), Apache (software de servidor com atualizações automáticas), MySQL (banco de dados do servidor, além do phpMyAdmin) e PHP (linguagem de programação para desenvolvedores, da versão 5.6 ou superior).
  • Serviços de Email
    É compatível com serviços de protocolos de email para você enviar e receber mensagens ou arquivos sem contratempos. Os servidores disponíveis são Postfix, DKIM, Dovecot, Webmail (RoundCube), entre outros.
  • Backups
    Fazer backups é uma garantia que você tem de guardar seus dados com segurança. Todos os arquivos, informações e páginas do seu site ficam armazenados em um local acessível. E, em caso de qualquer problema, é possível baixar tudo para o computador e restaurar todo o sistema.    
  • Gerador de SSL
    Instalar SSL é uma forma de proteger não apenas seus dados, mas também dos usuários que acessam o seu site na internet. Usar a ferramenta é extremamente recomendado, principalmente se você lida com venda em massa de produtos e precisa gerenciar informações confidenciais.
  • Migração para cPanel
    O cPanel é o painel de controle de hospedagem de sites mais popular que existe. O usuário pode migrar sua conta de hospedagem VPS do CWP para cPanel e aproveitar vantagens de uso, configurações simplificadas e gerenciamento de recursos por ele.    

Por Que Usar o Sistema CentOS?

O CentOS Web Panel (CWP) vem embarcado com o CentOS logo na sua instalação. O CentOS é o sistema operacional que se comunica com o servidor e permite que o serviço da Hospedagem VPS seja executado com desempenho constante.

O CentOS é derivado do Linux. Por isso, ele herda algumas das características do sistema operacional de código aberto mais usado no mundo. Entre elas, a robustez, a confiabilidade, melhorias e configurações personalizadas que desenvolvedores experientes lançam periodicamente.   

O Que é VPS?

VPS (Virtual Private Server, ou Servidor Privado Virtual, do inglês) é um tipo de hospedagem de sites. Por proporcionar mais recursos e desempenho, como poder de processamento, memória RAM e armazenamento, é indicado para sites que estão recebendo cada vez mais tráfego. Ou seja, em plena expansão.

DICA: A WebLink tem 6 planos de Hospedagem VPS que se encaixam de acordo com a demanda do seu projeto na internet.

Como Instalar o CentOS Web Panel numa VPS?

Antes de aprender a como instalar o CWP em uma VPS, você precisa se certificar de que seu serviço de VPS tem os requisitos mínimos de hardware e de software para o sistema rodar perfeitamente.

Abaixo estão as especificações:

  • Sistema Operacional: CentOS 6 ou CentOS 7 (mínimo), mas também aceita RedHat 6 ou CloudLinux 6.
  • Memória RAM: 512 MB (32 bit), 1 GB (64 bit) e mais 4 GB disponíveis para instalar todos os módulos.
  • HD: 10 GB de espaço livres.
  • IP: Estático (não tem suporte a IP dinâmico).

A seguir está o passo a passo para instalar o CWP numa VPS. O sistema operacional usado foi o CentOS 6

1° Passo – Configurar o Hostname

Para começar a instalação do CWP, logue no seu servidor como root e certifique-se usar o hostname correto.

É importante que o nome do seu domínio e o hostname sejam diferentes. Por exemplo, se seu domínio for meusite.com.br, o hostname pode ser algo como hostname.meusite.com.br.

2° Passo – Configurar o Endereço de IP

Você precisa configurar o ambiente de rede em que a VPS com CWP será executada. Para tanto, terá que usar alguns dados, como endereço de IP, subrede, gateway e DNS. Você consegue essas informações com o seu provedor de internet.

3° Passo – Preparar a VPS com Pacotes Compatíveis com CWP

Depois de definir o hostname e as configurações de IP, você precisa atualizar o servidor com a última versão. Além de instalar a aplicação WGET para conseguir instalar o script do CWP mais tarde.

Digite os comandos abaixo no SHELL (o terminal de comandos) do Linux.

  1. Instale o WGET.

    yum –y install wget
  2. Atualize o servidor com a última versão.

    yum –y update
  3. Reinicie a VPS.

    reboot
  4. Aguarde o término de todas as ações.

4° Passo – Instalar o CWP

Use o comando abaixo para fazer download do CWP e instalá-lo na sua VPS.

cd /usr/local/src
wget http://centos-webpanel.com/cwp-latest
sh cwp-latest

tela de instalação do cwp na vps

A instalação deve levar algo entre 10 e 20 minutos. Assim que tiver terminado, reinicie o servidor com o comando:

reboot

tela de instalação do cwp com mensagem de sucesso

5° Passo – Configurar o Painel do CWP

A etapa mais importante, que é a da instalação do CWP, você já concluiu. Agora, você só precisa fazer algumas configurações nas propriedades do painel de controle. Siga as instruções abaixo para acessar o painel CWP.

  1. Abra o navegador de internet. Acesse a interface do CWP com o endereço:
    http://ip-do-servidor:2030/.
  2. Faça login na interface do CWP usando o nome de usuário (root) e a senha (de administrador).
    tela de login do wcp
  3. Nos menus de navegação do CWP, você pode configurar funções como IP compartilhado do servidor, email, adicionar usuários e mais. O modelo de painel de controle do sistema está abaixo.painel de controle do cwp
  4. Se precisar de ajuda extra em alguma opção, você pode consultar o manual oficial do CWP (em inglês).  

Conclusão

O CentOS Web Panel é uma ótima opḉão de ferramenta versátil para você gerenciar os recursos e administrar o seu serviço de Hospedagem VPS. Instalar o painel de controle não é muito complicado e, em alguns passos, você tem acesso a uma interface intuitiva e interativa.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/instalar-centos-web-panel-vps/trackback/

2 Comentários:

  • E quanto a segurança deste painel?

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *