04mar
instalar plugin woocommerce wordpress

O Que é Plugin WooCommerce e Como Instalar no WordPress?

Por: Andrei L. março 4, 2019

WooCommerce é um plugin gratuito que transforma um site ou blog WordPress em uma loja virtual. Com ele, o usuário pode montar um ecommerce completo, criar páginas de produtos, gerenciar clientes e administrar métodos de pagamentos e de envios.

Neste artigo, você vai saber mais sobre as características e as vantagens de usar o WooCommerce. Além disso, também vai aprender como instalar e configurar o plugin no WordPress com alguns passos detalhados.

Por Que Ter uma Loja Virtual WordPress com WooCommerce?

Não é à toa que 22% das lojas virtuais na internet usam o plugin WooCommerce como a sua ferramenta base. Ele possui uma série de características que incentivam a sua instalação e que fazem a diferença na composição de qualquer comércio eletrônico.

  • Otimizado para WordPress
    O WooCommerce é otimizado para ser instalado no WordPress e não causar qualquer tipo de problema. A integração do plugin com o CMS é natural e, após ativação, já é possível iniciar o processo de configuração de cada parte da loja virtual. O desempenho é garantido, especialmente se o usuário também usar uma Hospedagem WordPress.
  • Variedade de Temas e Extensões
    Uma loja virtual precisa se destacar na internet. Felizmente, o WooCommerce possui uma biblioteca generosa de temas para você personalizar o seu negócio da forma como quiser. Além disso, as extensões adicionam qualquer recurso extra que estiver precisando, seja um novo método de pagamento ou ferramentas de email marketing.  
  • Reforço em Segurança
    Com um sistema de criptografia no armazenamento de dados e informações, o WooCommerce é uma opção segura de plugin ecommerce. Tanto quem comanda a loja online quanto quem faz transações nela estão protegidos com auditorias frequentes e atualizações de segurança.
  • Escalabilidade
    O WooCommerce não possui limites na forma como funciona. O usuário pode adaptar os recursos e funcionalidades de acordo com a demanda do seu projeto online. É possível adicionar adicionar quantas páginas de produtos e gerenciar quantos clientes for necessário.
  • Comunidade Gigantesca
    O WooCommerce é de código aberto. Por conta disso, possui uma extensa comunidade de usuários especialistas disponíveis para ajudar no que for preciso. Inclusive, são eles próprios que lançam atualizações, melhorias e escrevem guias com soluções e distribuem gratuitamente pela web.  

Como Instalar o WooCommerce no WordPress?

A partir de agora, você vai começar a criar a sua própria loja virtual com WooCommerce WordPress. Siga os próximos passos para conseguir instalar e configurar o plugin.

Ao final, você estará pronto para criar páginas de produtos, administrar contas de clientes e definir métodos de pagamentos e formas de envio.  

Passo 1 – Instalar e Ativar WooCommerce

O primeiro passo passo para instalar WooCommerce WordPress é acessar o painel de controle do próprio WordPress.

Encontre a sessão Plugins. Clique em Adicionar Novo. Procure pelo plugin WooCommerce no campo de buscas. Instale e ative-o.

instalar plugin woocommerce

Passo 2 –  Como Configurar o WooCommerce

Assim que tiver instalado, encontre a seção WooCommerce na raiz do painel de controle do WordPress. Clique nela e encontre o Assistente de Configuração. Acesse-o para ter uma configuração facilitada.

assistente de configuração woocommerce

Você será levado a uma série de páginas para configurar as informações mais básicas da sua loja. A primeira dela é a página geral para Configurar Loja. Aqui, insira dados como o local, endereço, moeda para receber pagamentos e, ao final, clique no botão roxo Vamos lá!

configuração geral do woocommerce

Na sequência, você verá uma tela de configuração de Pagamento. Se tiver uma conta serviço PayPal, basta inserir o email de administrador para realizar a integração. Mas isso não é obrigatório. Mais tarde, é possível adicionar outros métodos de pagamento. Em seguida, clique no botão roxo Continuar.

instalar paypal no woocommerce

A próxima tela é de configuração de Entrega. Defina as taxas de cobrança (paga ou gratuita) dos métodos de entrega que você quer usar na sua loja virtual WordPress WooCommerce. Depois, clique no botão roxo Continuar.

configurar entrega woocommerce

Você será redirecionado para a tela Recomendado. Aqui, escolha se você quer que usar o tema Storefront e a o serviço de email marketing MailChimp. Nenhuma das duas opções são obrigatórias, mas essas ferramentas podem turbinar o sucesso do seu negócio online.

tema storefront no woocommerce

Na próxima tela, basta você clicar no botão Continuar com Jetpack. O Jetpack é um plugin WordPress que vem com um pacotão de ferramentas para melhorar a segurança, fornecer estatísticas de transações e organizar a publicidade da sua loja.

E é isso! Agora, você já pode começar a trabalhar na criação de páginas, gerenciar seu catálogo de produtos e administrar contas de clientes e as transações do seu ecommerce. Acompanhe os próximos passos para ver como fazer essas ações.

Passo 3 – Adicionar e Gerenciar Produtos no WooCommerce

Para começar a adicionar produtos, encontre a seção Produtos > Adicionar Novo na raiz do painel de controle do WordPress. Se preferir, clique em Produtos e, sem seguida em Crie o Seu Primeiro Produto.

adicionar novo produto no woocommerce

Na nova tela, você começa a configurar a página de dados principais dos produtos que você quer vender. Você pode adicionar título, um texto de apoio, definir categorias, tags, imagem de capa da página e conteúdos multimídia para reforçar o valor do seu produto.

página criação de produto

Descendo o mouse pela página, você encontra a aba Dados do Produto. Aqui você insere informações e configurações ainda mais específicas sobre os seus produtos. Os campos disponíveis são:

dados de produtos woocommerce

  • Tipo de Produto
    Escolha entre Produto Simples, Grupo de Produto, Produto Externo/Afiliado e Produto Variável.
  • Geral
    Permite inserir o preço do produto e algum preço promocional.
  • Inventário
    É o gerenciamento de estoque do ecommerce.
  • Entrega
    Permite inserir dados como peso, dimensões e a forma de entrega.
  • Produtos Relacionados
    Permite indicar produtos para serem mostrados como recomendados em páginas de outros produtos.
  • Atributos
    Permite adicionar as características dos produtos, como cor, tipo de tecido, tipo de embalagem, distribuidor, entre outros. É possível fazer isso para um só produto ou criar um atributo global para usar em vários produtos.
  • Avançado
    Área para inserir a nota fiscal de compra e ativar um campo com as avaliações dos usuários sobre a transação efetuada.

Após ter tudo configurado, basta clicar no botão azul Publicar da mesma página da postagem para publicar sua primeira página no WooCommerce.  

Passo 4 – Administrar Funções e Recursos do WooCommerce

Sempre que quiser, você também pode acessar e administrar outros recursos disponíveis no WooCommerce. Para isso, encontre a seção WooComerce na raiz do painel de controle WordPress.

Daqui, você poderá acessar 6 campos para definir configurações extras para a loja online. São eles:

configuração woocomerce

  • Pedidos
    Permite acompanhar os pedidos dos clientes. Cada pedido gera uma numeração única e pode ser preenchida com informações particulares (email, número do telefone, endereço, tipo de pagamento, valor, entre outros).
  • Cupons
    Aqui você configura cupons para incentivar os visitantes ou clientes a comprarem na sua loja. É possível editar campos como valor de desconto, validade e número limite de usos dos cupons.
  • Relatórios
    São as estatísticas do progresso do seu ecommerce. É possível ver a  quantidade de vendas para clientes cadastrados e visitantes, itens comprados, pedidos totais, transações completadas, gastos com transporte e o valor de descontos gerados com cupons. Tudo por períodos específicos.
  • Configurações
    São as configurações gerais do WooCommerce. Aqui você administra dados como o seu endereço, locais de entrega, moeda, formas de pagamento e entrega, contas privadas e de clientes, emails de acesso e coutras funções.  
  • Status
    Permite ver os status do servidor que sustenta o funcionamento da loja WooCommerce. Possui dados como a versão da plataforma usada, versão do PHP, quantidade de dados em cache, disponibilidade de banco de dados e extrair relatórios completos.
  • Extensões
    O usuário pode instalar extensões no WooCommerce para aprimorar as funções da sua loja virtual. Existe uma variedade de extensões gratuitas e pagas, sendo possível integrar soluções complementares ou serviços adicionais de gerenciamento de produtos.

Extensões para Usar com WooCommerce WordPress

Ainda que seja um plugin focado em vendas para CMS, o WooCommerce também aceita a instalação de extensões. Assim, o usuário tem em mãos o poder de adicionar recursos e funcionalidades para usar no seu ecommerce WordPress.

Veja abaixo 5 plugins recomendados para usar.

  1. WooCommerce Google Analytics
    Integração da plataforma Google Analytics para visualizar e analisar dados sobre a origem do tráfego recebido, as páginas de produtos mais vendidos e quanto tempo clientes e visitantes ficam circulando por cada página da loja virtual. Também inclui dados sobre engajamento em redes sociais, taxas de aberturas de campanhas de email e conversões de publicidade.  
  2. Facebook for WooCommerce
    A integração com o Facebook, a rede social mais usada no mundo, permite que o usuário use a ferramenta como uma forma de divulgação em massa de novos produtos, promoções e cupons de desconto. Também é possível criar campanhas publicitárias e analisar relatórios de desempenhos de acessos, cadastros e transações de originadas pelo Facebook.
  3. Yotpo Social Reviews
    É uma ferramenta que permite aos usuários criarem e publicarem conteúdos na sua loja virtual. Eles podem compartilhar comentários, análises, fotos e vídeos dos produtos que comprarem. Também poder ser integrada com as redes sociais, permite usar os reviews como forma de publicidade nos motores de busca e também nas redes sociais.  
  4. WooCommerce Memberships
    Permite criar uma área para membros cadastrados na sua loja virtual. Assim, é possível vender produtos, promoções específicas e até descontos especiais. É uma espécie de clube do assinante que garante aos usuários, mediante o pagamento de uma taxa mensal, vantagens exclusivas na hora da compra.   
  5. Yoast WooCommerce SEO
    Quem tem um negócio online quer ser encontrado pelo Google. Por isso, é indispensável conhecer sobre SEO. Este plugin ajuda você a otimizar as páginas da sua loja virtual com base em palavras-chaves específicas para aparecer como recomendação nos resultados das pesquisas nos buscadores.

Resumo – O Que é WooCommerce?

WooCommerce WordPress é um plugin para criar uma loja virtual. Hoje você aprendeu mais sobre para que serve a plataforma, como fazer para instalar e configurar o seu próprio ecommerce.

O próximo passo agora é criar páginas atrativas de produtos, caprichar na divulgação, criar uma listagem de cadastros para emails e conseguir aumentar as suas transações. Sucesso!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/instalar-plugin-woocommerce-wordpress/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *