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implementação de automação de marketing na sua empresa

5 estratégias para uma implementação de automação de marketing bem sucedida

Por: Andrei L. março 1, 2018

Uma das maiores questões que as empresas que estão iniciando sua jornada na implementação de automação de marketing enfrentam, é como preparar efetivamente seu negócio e equipes para as mudanças que vão vir.

Embora todos os empreendedores tenham a capacidade de usar várias ferramentas de automação de marketing ao longo do tempo, cada projeto tem um começo.

Estratégias de treinamento, integração de sistemas, atualização de sites, planejamento, desenvolvimento de conteúdo e limpeza de dados. Todas podem ser tarefas críticas nos primeiros dias de implementação.

Quando você começa nesta nova jornada emocionante, há muitas coisas para fazer. Mas há uma que você não deve fazer: entrar em pânico.

Para isso, vamos apresentar as 5 melhores estratégias para organizar o seu negócio para a implementação da automação de marketing e prepará-lo para o caminho a seguir.

1. Alinhe todas as partes envolvidas

As mudanças necessárias para a automação de marketing não podem ser efetivadas de forma isolada. Todo mundo que tem uma participação na jornada de implementação precisa entender seus objetivos de negócios e cronogramas.

Essas pessoas também precisam ter a chance de concordar e comprometer-se com um plano realista para participar do processo.

As equipes importantes a serem alinhadas são: o gerenciamento de vendas, as operações de vendas, o administrador de CRM, a equipe de TI e um webmaster ou equipe digital. Dependendo do tamanho do seu negócio, isso pode representar 3 ou 20 pessoas.

Elabore um documento simples descrevendo os motivos e os benefícios da mudança. E distribua-o junto com um plano de alto nível e um cronograma com as atividades envolvidas na implementação.

Se você não tem certeza de como fazer isso, um consultor pode ajudá-lo a implementar o fluxo de automação de marketing.

2. Identifique lacunas de habilidades

Trabalhe com seu consultor de implementação para identificar as habilidades técnicas e os requisitos operacionais necessários para implementar os novos sistemas e processos de automação de marketing com sucesso.

Se você identificar lacunas de habilidades importantes no início da jornada, isso permite tempo para capacitar pessoas existentes nessas habilidades, contratar novas pessoas ou fazer orçamentos para tarefas de terceirização.

Algumas habilidades importantes que sua equipe deve ter são:

  • Programação API para uma integração de sistemas
  • Designers que podem criar um conjunto de modelos de página de e-mail ou de landing pages responsivas
  • Desenvolvedores web para integrar novos formulários de geração de demanda em seu site

Uma estratégia que muitas equipes usam é contratar ajuda externa na fase de implementação do processo de automação de marketing para treinamento sobre como usar e manter os ativos e sistemas funcionando a longo prazo.

identifique lacunas de habilidades na sua equipe de marketing

3. Divida o conhecimento entre a equipe

Há um esforço inicial necessário para configurar o processo de automação de marketing. E não coloque toda responsabilidade em apenas uma pessoa. Compartilhe as funções e o treinamento entre vários funcionários, se possível.

Esteja consciente do fato de que suas equipes estão fazendo esta implementação em cima de sua carga de trabalho normal. E as decisões que precisam ser feitas são muitas vezes um processo colaborativo, envolvendo várias pessoas com horários ocupados.

Além disso, se apenas uma pessoa sabe tudo, eles se tornam um ponto de risco para o sucesso do seu projeto. A menos que sejam meticulosos sobre documentar tudo, eles terão acumulado informações sobre seus sistemas e processos.

Isso pode gerar um buraco no seu processo de operações de marketing se essa pessoa, por exemplo, sair para uma licença prolongada ou trocar de função.

Pense desta forma: a automação de marketing se tornará um dos principais sistemas do seu negócio. Você não sonhou em operar sua empresa sem um sistema de backup para recuperação de qualquer imprevisto.

Então, por que você não criaria um backup de informações dentro de suas equipes também?

4. Invista em treinamento

Um fator importante do planejamento é investir tempo para ajudar seus novos funcionários a ganhar habilidades neste novo mundo. Especialmente, se esta for a primeira exposição ao software de implementação de automação de marketing.

Isso pode parecer básico, mas muitas organizações vêem apenas o custo desse treinamento e não os benefícios a longo prazo que o treinamento pode dar ao time.

O treinamento tem o duplo benefício: dar às equipes habilidades novas e importantes e também mostrar que você está empenhado em proporcionar desenvolvimento.

Nada dá mais confiança do que saber que a empresa está disposta a investir nos funcionários para ganhar as habilidades e experiências necessárias para fazer o trabalho certo.

mantenha a motivação e pense no seu negócio como um todo

5. Pense no negócio como um todo

Quando você começa a trabalhar com uma plataforma de implementação de automação de marketing, há muita expectativa e promessa para toda a organização.

Você precisa manter essa animação, pois faz parte de qualquer implementação bem-sucedida para alcançar os resultados de marketing digital. No entanto, é imperativo que o projeto atinja objetivos menores para começar.

Tente alcançar algumas vitórias de curto prazo para demonstrar ao negócio como um todo que estão na direção certa e, em seguida, amplie seus objetivos para fazer coisas maiores.

Não há nada de errado em ter uma grande visão. Na verdade, toda equipe precisa de uma para se motivar.

Mas querer crescer muito rápido pode descarrilar o seu progresso e fazer com que sua equipe de marketing sinta que o processo é um pouco opressor. Por isso, vá com calma e dê um passo de cada vez.

Mais importante ainda, não se esqueça de levar o resto do negócio com você na sua jornada. Comunique seus sucessos. Certifique-se de que todos vejam as metas sendo cumpridas. Isso irá ajudá-lo a manter o ânimo para chegar onde você finalmente deseja estar.

Artigo colaborativo produzido pela LAHAR, uma plataforma de automação de marketing onde você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital. 

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