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Otimize sua landing page com testes A/B

8 dicas matadoras para otimizar sua landing page com testes A/B

Por: Andrei L. abril 4, 2018

O dia a dia de um profissional de marketing digital pode ser cansativo. Reuniões de planejamento, horas dedicadas a relatórios e análises. E, no momento de colocar a criatividade para funcionar (como por exemplo, para criar ou otimizar uma landing page), parece que a bateria acaba.

É normal ter uma rotina atribulada e muitas vezes não conseguir dedicar o tempo necessário (e que gostaria) para criar uma nova página do site. E, às vezes, muito menos testá-la.  Pensando nisso, separamos 8 dicas matadoras – e práticas – para você tirar esse processo do caminho e otimizar a sua landing page usando testes A/B sem dificuldades.

E se você ainda não sabe como criar uma landing page, nós recomendamos ler o artigo como criar landing pages.

1 – Teste uma variável por vez ao otimizar sua landing page

Muitas coisas podem influenciar os resultados da sua landing page. As cores, a estrutura, o argumento textual e até o humor do visitante. 

Mas, pode onde começar? A resposta é: por uma de cada vez. Ter muitas hipóteses é bom, mas deve-se ter calma e testar cada variável por vez.

A nossa dica é fazer um brainstorming com todas as variáveis que você pensa em otimizar e anote-as. Essas variáveis podem ser o formulário, imagem, chamadas, texto ou então CTAs 

Após isso, priorize qual variável você acha melhor trabalhar primeiro. Em seguida, aplique o seguinte processo:

Monte uma hipótese em relação a uma variável

Como por exemplo, levantar uma hipótese que mudar o texto da headline da sua landing page irá melhorar os resultados. No caso, a variável é a headline.

Valide a sua hipótese com o teste A/B

Na prática, uma metade dos visitantes devem entrar na landing page com a nova headline e a outra metade irá entrar na opção atual. 

Mensure os dados

Através dos dados, escolha a métrica que irá mostrar o quanto foi efetivo essa mudança e analise os resultados.

O importante para ter um teste eficaz é não mudar nenhuma outra variável enquanto faz o teste A/B para otimizar sua landing page.

2 – Estabeleça a métrica e o tempo dos testes A/B

Outro fator importante para o seu teste A/B é estabelecer qual a métrica que será levada em consideração quando for comparar os resultados.

Para cada variável existe uma métrica específica. Como por exemplo, a sua hipótese pode ser o texto do CTA na sua página. A variável será o CTA e a melhor métrica para comparar pode ser o número de cliques.

Outro fator que gera muita dúvida é o tempo ideal para realizar um teste A/B para otimizar landing page. A verdade é que não existe um tempo exato para realizar o teste, o principal objetivo é ter um volume de testes significativos (ou seja, definir uma amostra) para poder fazer a comparação. Esse volume vai variar de acordo com os acessos da sua landing page.

3 – Use ferramentas para otimizar sua landing page com testes A/B

Um dos maiores mitos de quem pensa em fazer testes A/B é que é necessário conhecimento  em programação para poder executar ou então analisar os resultados dos testes.

Felizmente, hoje nós contamos com várias ferramentas para poder realizar os testes A/B. A maioria é simples e visual, tirando a necessidade de conhecimentos em programação. Dentre as principais, destacamos:

Hubspot

Além de ser uma ferramenta completa de Inbound Marketing, a Hubspot conta com uma solução simples para editar a variável baseada na hipótese, executar os testes A/B e analisar os resultados.

Google Analytics

O Google Analytics é uma solução gratuita que, além de oferecer todas as funcionalidades de análise de tráfego, também permite que sejam cadastrados eventos em duas páginas diferentes para realizar a comparação do comportamento do usuário. Ou seja, você consegue avaliar todos os dados de tráfego, tempo na página, bounce rate e outras métricas pela ferramenta.

Optimizely

Outra ferramenta rica em funcionalidades para poder realizar os testes A/B nas de landing pages é o Optimizely. Sem a necessidade de conhecimentos em programação, é possível realizar os testes filtrando a origem do tráfego (desktop, mobile, localização) e verificar os relatórios para validar a hipótese.

Agora que mostramos as dicas dos processos e das ferramentas para otimizar sua landing page com testes A/B, chegou a hora de conhecer as melhores variáveis para realizar os testes e analisar os resultados.

Faça testes A/B para otimizar os resultados da sua landing page

4 – Formulários

O formulário é uma das primeiras variáveis de quem está querendo otimizar uma landing page. Por mais que seja o passo final para o visitante, é onde geralmente encontramos o maior problema.

Para o formulário nós podemos tentar validar as seguintes hipóteses:

  • Posição do formulário na página;
  • Quantidade de campos solicitados;
  • O que está escrito no formulário;
  • Indicação de segurança da informação;
  • Cores;
  • Botão de CTA.

Lembrando, apenas, que é importante validar uma hipótese de cada vez.

5 – Botões de CTAs

Separamos uma dica só para os botões de CTAs. pois eles são fatores importantes para chamar a atenção do visitante para realizar uma ação.

Geralmente o que pode influenciar na otimização das CTAs e que você possa realizar testes, são os seguintes pontos:

  • Tamanho do botão;
  • O que está escrito;
  • Posição;
  • Cor 

6 – Imagens

As imagens vendem (ou convertem), mas precisam ser imagens boas. Usar boas imagens é uma boa prática para quem quer otimizar uma landing page.

Colocou uma imagem e continua com uma baixa conversão? Atente-se aos seguintes pontos para fazer testes:

  • Não usar imagens (calma, não estamos sendo contra o que falamos, mas a verdade é que tudo são testes e pode ser comprovado que não usar imagens converta mais seus visitantes. Teste!);
  • Usar imagens de ótima qualidade;
  • Posição da imagem na página;
  • Ação da imagem: o que a imagem está demonstrando para o usuário? Está apontando para o formulário? Está demonstrando o que é o produto ou e-book? Procure uma que esteja em sintonia com o conteúdo da landing page.

7 – Chamadas e Descrições

Esse ponto é extremamente importante, pois teoricamente é uma dos primeiros fatores que o usuário visualiza ao entrar na sua página.

E para fazer testes em chamadas e descrições da sua landing page, a nossa dica é analisar esses dois pontos principais:

  • Primeira dica: escrever de uma forma familiar para seu cliente. Para isso, deve-se entender quem é a persona do seu negócio e qual a linguagem que ela fala, se é melhor escrever com uma linguagem mais formal ou informal.
  • Segunda dica: escrever de forma comercial com técnicas de Copywriting, que nada mais é que escrever textos comerciais que atuam em níveis conscientes e subconscientes para influenciar o visitante a realizar uma ação desejada. 

Lembre-se que deve ser feito um teste por vez, não vá sair alterando todo o texto da página para fazer os testes A/B.

8 – Aprovação e confiança

O fator de aprovação e confiança geralmente é uma técnica aplicada através do uso de depoimentos de clientes nas landing pages. Você pode otimizar sua página testando os depoimentos da seguinte forma:

  • Mudando a descrição do depoimento;
  • Mostrar em números qual foi o benefício;
  • Colocar imagens das pessoas ou empresas nos depoimentos;
  • Não colocar somente descrição positiva; 
  • Posição dos depoimentos na landing page.

E em relação a confiança outros testes que podem serem feitos é adicionar os ícones de certificados de segurança que seu site tem, descrever que todas as informações estão seguras, no caso de e-mail avisar que não enviará spam.

Otimze sua landing page com testes A/B

Conclusão 

Esperamos que essas dicas de otimização de conversão usando testes A/B ajudem você a melhorar os resultados do seu negócio online. Conte nos comentários qual teste mais funcionou para você.

Conteúdo escrito pela Supersonicempresa focada em otimização de conversão para trazer mais vendas para seus clientes sem gastar um centavo a mais com publicidade.

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