23mar
Se relacione com clientes e leads com e-mail marketing

Email Marketing e o relacionamento com a sua base de leads e clientes

Por: Andrei L. março 23, 2018

Quem atua no segmento dos negócios digitais e comércio online sabe que as práticas de marketing utilizam novas abordagens e outras ferramentas. Sempre com uma visão voltada para a otimização de recursos e melhor rentabilidade.

A interação com os clientes é um elemento imprescindível para a realização das novas estratégias de marketing. Afinal, a Internet já é uma ferramenta presente no dia a dia de quase todas as pessoas.

Por isso, em uma época em que as pessoas se comunicam por redes sociais, buscam entretenimento e informações em blogs e, até mesmo, compram os mais variados produtos e serviços em lojas virtuais, é vital que uma empresa pense em estratégias de marketing compatíveis com a nova realidade.

Para muitas empresas, as estratégias digitais fazem parte do core business do negócio, o que as mantêm competitivas no mercado. E uma dessas estratégias é a utilização do envio de email marketing.

O que é email marketing?

Assim como em décadas passadas, quando a Internet ainda não tinha esse alcance que possui hoje, a boa relação com os clientes era o alicerce para o desenvolvimento e o êxito de qualquer negócio.

No século XXI, época das redes sociais e dos dispositivos móveis, a situação não é diferente. Ou seja, conhecer, engajar e conquistar o seu público-alvo deve ser o foco de qualquer empreendedor.

Nesse caso, a utilização do email marketing é uma alternativa viável para manter essa relação. Mas você sabe o que é e como realmente aplicar essa estratégia de e-mail marketing para a sua empresa?

Partindo de uma definição bem simples e direta, é possível afirmar que o email marketing consiste na comunicação promocional via e-mail entre uma empresa e os seus clientes e os seus clientes em potencial (os leads).

Entre os exemplos de uso mais comuns de email marketing, é possível citar:

  • Promoções;
  • Newsletters;
  • A confirmação de uma compra online;
  • Remarketing reforçando novidades ou serviços.

Até alguns anos atrás, o email marketing era visto por muitos empreendedores e consumidores como uma maneira invasiva de abordagem, que mais repelia do que atraía. Porém, diante de estratégias bem definidas, ele demonstra ser uma alternativa viável.

Inclusive, é possível dizer que atualmente, onde a segmentação de público-alvo é essencial para definir metas de venda, o email marketing se apresenta como uma forma de comunicação direta e individualizada com o cliente.

O poder do email marketing

Diante dessas características, as vantagens da utilização do email marketing são várias. Entre as mais relevantes convém mencionar:

O seu grande alcance previsível

Atualmente, o número de pessoas que possui uma conta de email é praticamente incalculável. Sendo assim, com uma base de dados bem segmentada é possível ter um alcance preciso e previsível de pessoas e clientes.

Esse alcance previsível de mensagem torna o email marketing uma estratégia mensurável, fácil de ser avaliada e que, ainda por cima, possibilita segmentar de maneira efetiva o seu público-alvo.

O seu formato flexível

O e-mail pode ser produzido com templates e ainda contar com gráficos e ilustrações. Em alguns casos, pode apresentar apenas um bloco de texto.

Enfim, as possibilidades são tantas e devem estar de acordo com o perfil do público que você almeja impactar. É preciso ser atrativo, que estimule o engajamento e convidativo à leitura.

Uma das principais características das atuais estratégias de comunicação online é a valorização do conteúdo. Nesse caso, um email marketing pode possibilitar diversas maneiras de abordagem.

O seu bom retorno financeiro

A utilização do email marketing não gera muitos gastos e pode gerar bons retornos. Devido a essa característica, não é exagero afirmar que essa estratégia representa um bom retorno financeiro para o negócio.

Email marketing é usado para atração e conversação com clientes e leads

A relação do email marketing com os leads e clientes

Quando o assunto é marketing digital, e-commerce e empreendedorismo online, muito se fala que o email marketing consiste em uma boa opção para nutrir os chamados leads.

Os leads  consistem nos potenciais clientes que demonstraram algum interesse na sua marca. Ao detectar os leads, é preciso engajá-los, oferecendo mais conteúdo e formas de interação com ela. Com isso, eles podem se tornar clientes do seu negócio mais tarde.

Mas como os leads demonstram interesse por sua marca? De uma forma geral, pode ser por meio de um preenchimento de dados em um formulário para receber uma oferta. Ou por uma assinatura de uma newsletter, por exemplo.

Por isso, é possível definir também que o lead é aquele consumidor que entrou em contato com a sua empresa em busca de mais informações. Sendo assim, eles são uma base importante para o chamado funil de vendas.

A qualificação de leads

A geração de leads, nesse caso, é um processo de fundamental importância para a realização de uma modalidade que chamamos de inbound marketing. Sendo assim, o email marketing é uma ótima opção para a qualificação desses leads.

Saber exatamente quais são os seus leads qualificados é “meio caminho andado” para o êxito de uma estratégia de e-mail ou de marketing digital. Nesse caso, clientes que demonstram um melhor engajamento são aqueles que podem se tornar os leads qualificados.

Os benefícios da qualificação de leads são:

Melhor tráfego para o seu site

Hoje em dia, o número de acessos para qualquer investimento online é vital para o êxito do negócio. Ao ter poucos acessos, é sinal de que o público não procura o seu site e o seu empreendimento perde força.

Mais segmentação de público-alvo

Ao saber consolidar uma boa base de leads você já conta com uma boa fonte de informações para elaborar estratégias e assim impactar o público consumidor de maneira mais eficiente.

Soluções WebLink para a sua estratégia de email marketing

Além de contar com uma boa estratégia de email marketing para o seu negócio, é essencial contar também com um bom serviço de hospedagem de site. Nesse caso, a WebLink oferece para você o que há de melhor nesse serviço.

Se o objetivo de uma boa estratégia de email marketing é justamente aumentar o número de acessos para o seu site, é vital que você tenha uma boa hospedagem, evitando problemas como site “fora do ar”, por exemplo.

Por isso, experimente contar com os serviços da WebLink e tenha a sua disposição excelentes opções de hospedagem de sites, registro de domínios e servidores VPS.

O email marketing deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital

Conclusão

Já se foi o tempo em que o email era sinônimo de mensagem impertinente e invasiva. Hoje, quando feito de maneira planejada e pensada, o email marketing se torna uma relevante estratégia de negócios.

Por fim, se achou esse artigo relevante, o que acha de enviá-lo para aquele seu amigo que tem um e-commerce ou ainda está planejando criar um negócio digital?

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