13ago
ilustração para conteúdos sobre os melhores navegadores de internet

Os Melhores Navegadores de Internet

Por: Andrei L. agosto 13, 2019

Quando você está na internet, quer ter a melhor experiência possível de navegação. Para isso, precisa um navegador que tenha alto desempenho, recursos completos e que seja confiável no quesito segurança. Neste conteúdo, você vai conhecer os melhores navegadores de internet, suas principais características e conferir as recomendações de qual deles usar.  

O Que São Navegadores de Internet

Um navegador de internet é um programa capaz de mostrar informações interativas na internet. Além de também serem conhecidos como browser ou web browser, eles funcionam em computadores, notebooks, dispositivos móveis, aparelhos portáteis e televisores conectados à internet.

Um navegador de internet condiciona a estrutura de um site e exibe qualquer tipo de conteúdo na tela da máquina usada pelo usuário. Esse conteúdo pode ser um texto, uma imagem, um vídeo, uma animação ou um outro software, aplicativo ou servidor. Ou seja, um navegador é o meio que permite o acesso a qualquer site na internet. 

Para funcionar, um navegador de internet se comunica com servidores hospedados na internet usando diversos tipos de protocolos de transferência. Um dos mais conhecidos é o HTTP, um protocolo capaz de transportar dados binários na comunicação entre computador, navegador e servidores.

As Funcionalidades de um Navegador de Internet

A principal funcionalidade dos navegadores de internet é mostrar para o usuário uma tela de exibição através de uma janela do navegador, decodificando informações solicitadas através de códigos fonte. 

Ou seja, entender a mensagem enviada pelo usuário, solicitada através do endereço eletrônico, e traduzir essa informação na tela do computador. É assim que o usuário consegue acessar qualquer site na internet. 

O recurso mais comum que o navegador traduz é o HTML, uma linguagem de marcação para criar páginas na web e para ser interpretado pelos navegadores. Eles também podem reconhecer arquivos em formato PDF, imagens e outros tipos de informações. 

Essas ferramentas traduzem esses tipos de solicitações por meio das URLs, ou seja, os endereços eletrônicos que digitamos na parte superior dos navegadores para entrarmos numa determinada página.

Abaixo estão outros recursos de um navegador de internet:

  • Barra de Endereço. É o espaço em branco que fica localizado no topo de qualquer navegador. É ali que o usuário deve digitar a URL (ou domínio ou endereço eletrônico) para poder acessar qualquer página web.
  • Botões de Início, Voltar e Avançar. Botões clicáveis básicos que levam o usuário, respectivamente, ao começo, à página anterior ou à seguinte. Tudo em relação à página que está atualmente aberta no navegador. 
  • Favoritos. É a aba que armazena as URLs de preferência do usuário. Com um simples clique, o usuário pode guardar esses endereços neste espaço, sendo que não existe limite de links guardados. É muito útil para quando você quer acessar as páginas mais comuns da sua rotina de trabalho ou de estudo.
  • Atualizar. Botão básico que recarrega a página aberta naquele momento, atualizando o conteúdo nela mostrado. Serve para mostrar possíveis edições, correções e até melhorias de estrutura no visual de um site.  
  • Gerenciador de Downloads. Serviço que permite ao usuário a administrar os seus downloads em determinado momento. É possível ativar, cancelar e pausar por tempo indeterminado. É um maior controle na usabilidade do navegador de internet.  
  • Mecanismo de Extensões. A grande maioria dos navegadores de internet possuem um mecanismo próprio de instalação de extensões. Estes podem ser temas visuais, plugins com novos recursos (relogio, notícias, galeria de imagens, ícones, etc).

A Estrutura de um Navegador de Internet

Os navegadores de internet possuem uma estrutura em comum na sua engenharia de programação. Confira abaixo os elementos disponíveis na maioria deles. 

  • Interface de Usuário. É a tela gráfica e interativa que o usuário usa no navegador, seja para visualizar um site, adicionar recursos, clicar em ícones, gerenciar downloads e escrever conteúdos em uma página. Possui menus, uma barra de endereço e botões. Tem tudo a ver com a experiência de usabilidade em uma página. 
  • Mecanismo de Renderização. Traduzir o endereço eletrônico na barra de navegação e mostrar o conteúdo solicitado na tela do usuário. Os dados binários são transformados em algo acessível para a compreensão do usuário.   
  • Mecanismo de Navegação. É a tecnologia que faz a ligação entre a Interface do Usuário e o Mecanismo de Renderização. Torna os elementos disponíveis interativos e clicáveis para o usuário. 
  • Networking. É a camada de comunicação responsável por realizar as transferências de dados entre computador, servidor e navegador pelo protocolo HTTP. 
  • Interpretador de JavaScript. É a ferramenta capaz de interpretar a programação em linguagem JavaScript. Com ela, o usuário consegue visualizar conteúdos dinâmicos, desde a forma de navegação até como interage com conteúdos, clica em páginas em movimento, menus customizados e outros elementos.  
  • Armazenagem de Dados. Guarda e salva dados durante a navegação do usuário. São os códigos das páginas solicitadas para acesso e informações de cookies, que marcam as preferências de navegação e otimizam o desempenho da acessibilidade aos conteúdos na internet.  

Os 5 Melhores Navegadores de Internet em 2019

Existe uma diversidade de navegadores que você pode usar. E, por mais que a experiência e a preferência do usuário quanto a qual deles escolher seja sempre válido, abaixo estão algumas indicações dos melhores navegadores de internet. A listagem não está em ordem de preferência.

Mozilla Firefox

navegador de internet mozilla firefox

Um dos navegadores de internet mais populares, o Firefox é conhecido por ser flexível e ter um desempenho muito acima da média. A ferramenta também não exige o armazenamento de dados do usuário e nem os vende para terceiros, justamente por sua origem não ter fins lucrativos.

Algumas características de destaque do Firefox são:

  • Velocidade e desempenho para uma navegação eficiente.
  • Não exige um hardware poderoso para rodar.
  • Grande quantidade de extensões para adicionar novos recursos.
  • Interface simplificada facilita o entendimento do usuário.
  • Atualizações frequentes para melhorias de segurança e privacidade.
  • Disponível em desktop e mobile.

Google Chrome

navegador de internet google chrome

O Chrome é o navegador de internet mais usado no mundo. È, também, um dos que têm melhor suporte a extensões, maior compatibilidade com uma diversidade de dispositivos e convidativo à navegação simplificada.

Outros pontos do Chrome a saber são incluem:

  • Desempenho ultra veloz, desde que a máquina tenha recursos RAM suficientes.
  • Gigantesca quantidade de extensões para adicionar novas funcionalidades.
  • Estável e ocupa o mínimo espaço da tela para mostrar conteúdos otimizados.
  • Segurança avançada com encriptação por Certificado SSL (HTTPS).
  • Disponível em desktop e mobile.

Opera 

navegador de internet opera

Um dos primeiros navegadores existentes, o Opera segue evoluindo como um dos melhores navegadores de internet. Isso porque a ferramenta entrega uma interface limpa, intuitiva e agradável de usar. Além disso, ele também é leve e não prejudica a qualidade da experiência do usuário.

Outros destaques do Opera são:

  • Alto desempenho com baixíssimo consumo de recursos e de energia.
  • Recurso Turbo Opera filtra o tráfego recebido, aumentando a velocidade de conexões de baixo desempenho.
  • Poupa a quantidade de dados usados em conexões móveis.
  • Impede armazenamento de dados sigilosos, sobretudo em páginas bancárias e de transações online.   
  • Quantidade moderada de plugins para implementar novas funções, além de um bloqueador de publicidade integrado.
  • Disponível em desktop e mobile.

Microsoft Edge

navegador de internet microsoft edge

Da Microsoft, o Edge é a evolução natural do Explorer. O navegador vem integrado com o Windows 10. Ele pode receber aprimoramentos com novos recursos na loja do aplicativo. Além disso, a ferramenta otimiza a experiência do usuário convertendo sites complexos em páginas mais amigáveis para leitura.

Outras características do Edge são:

  • Experiência prazerosa de navegação e com alto desempenho.
  • Função HUB permite organizar e gerenciar projetos de qualquer lugar
  • Funciona com a assistente de navegação Cortana.
  • Disponível em desktops e mobile com Windows 10.
  • Não compatível com sistemas operacionais mais antigos. 

Safari

navegador de internet safari da apple

O Safari é o navegador oficial dos dispositivos da Apple. Pela sua otimização focada nos aparelhos da gigante de tecnologia, ele é um dos navegadores de internet mais leves, rápidos, seguros e confiáveis para usar. 

O Safari também se destaca em:

  • Sincronização de dados e informações em qualquer dispositivo Apple (iOS).
  • Tem uma tecnologia anti rastreio capaz de impedir o direcionamento de anúncios com base no comportamento do usuário.
  • Modo de navegação privada não guarda os dados das páginas visitadas, inclusive histórico e preenchimento automático de campos de informação.
  • Compatível, inclusive, com sistemas operacionais que não seja da Apple (Windows).
  • Disponível em desktops e mobile.  

Conclusão

Descobrir qual o melhor navegador não é uma das tarefas mais simples. Muito dessa questão está relacionada à experimentação pelo usuário. Recomendamos usar as sugestões acima até que se familiarize com as principais funções. E, então, faça a sua escolhe entre os melhores navegadores de internet!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/melhores-navegadores-de-internet/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *