30jan
conheça as melhores plataformas para site e publique seu projeto online em 2019

As Melhores Plataformas para Criar um Site em 2019

Por: Andrei L. janeiro 30, 2019

Uma das formas de ter sucesso na internet é criando um site. Para isso, você precisa de uma plataforma para criar e publicar conteúdos periodicamente. Ou seja, um CMS. Hoje, vamos mostrar quais as Melhores Plataformas para Site que você pode usar para ter seu projeto online em 2019.

No conteúdo, vamos explicar quais são elas, como funcionam e abordar as vantagens e desvantagens. Ao final, você vai conseguir escolher aquela que melhor se encaixa com as suas necessidades.

Falaremos das seguintes plataformas:

  • WordPress;
  • Joomla!;
  • Drupal;
  • Serendipity;
  • Typo3.

O Que é CMS?

CMS é a sigla para Content Management System que, em português, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Com ele, você consegue criar um site, publicar conteúdos, agendar postagens e personalizar as páginas do seu projeto online da forma que quiser.

Um CMS é diferente de um Construtor de Site. Esta é uma ferramenta específica para criar sites sem precisar de conhecimento em programação. Ela usa uma mecânica simples do tipo “arrasta e solta”, sendo bem simples, tem poucos recursos e grande limitação de funcionalidades.

Com um CMS você também pode ter um site sem precisar saber de programação. Mas, as vantagens são bem maiores. Entre elas estão as opções de customização de páginas, facilidade de publicar conteúdos multimídia, ferramentas de fácil configuração e extensões para turbinar seu site.   

DICA: Para ter um site, você vai precisar de um serviço de hospedagem de sites. A WebLink tem planos com um domínio grátis na contratação anual do plano Prata ou Ouro.

Quais São as Melhores Plataformas para Site?

Agora que já sabe o que é CMS e como funciona, vamos conhecer as melhores plataformas para sites? Abaixo, listamos as 5 principais e as suas características que diferenciam umas das outras.   

1. WordPress

cms wordpress.org para fazer um site

Não é à toa que o WordPress é uma das melhores plataformas para sites. Sabia que ele é o CMS mais usado no mundo? Para você ter uma ideia, a plataforma abriga mais de 30% de todos os sites que estão publicados na internet atualmente.

Em essência, o WordPress foi criado pensando apenas em uma estrutura para blogs. Mas o CMS é tão flexível que o usuário pode criar qualquer tipo de site. Pode ser um blog, uma loja virtual (ecommerce), uma página institucional, um portfólio e assim por diante.

Um dos grandes diferenciais do WordPress é que ele é bem intuitivo e, em menos de 20 minutos, é possível criar um site e publicar seu primeiro conteúdo. Além disso, toda a parte de customização das páginas é facilitada com temas e plugins com recursos extras.

Vantagens

  • É de código aberto e gratuito. Tem instalação fácil e é intuitivo de usar através do painel de controle.
  • Serve para qualquer tipo de site ou página. Blogs, sites, portfólios, lojas virtuais ou páginas institucionais.
  • Customize tudo o que quiser graças à gigantesca biblioteca de temas e plugins (extensões).
  • Otimizado para SEO para ser encontrado pelos motores de busca.
  • Comunidade ativa para tirar dúvidas e conseguir ajuda no que precisar com tutoriais completos. E em português.
  • Suporte a muito idiomas.

Desvantagens

  • A versão WordPress.org exige a contratação de um plano de hospedagem de sites.
  • A versão WordPress.com é gratuita, mas mantém o submdomínio wordpress.com no seu nome de domínio.

2. Joomla!

cms joomla para você criar um site

O Joomla também é um CMS bastante popular. E, assim como o acontece com o WordPress, ele entrega uma interface flexível e intuitiva para o usuário, facilitando a criação e publicação de páginas e conteúdos personalizados.

Além disso, o Joomla! também tem uma quantidade decente de extensões. É como se elas fossem os plugins do WordPress, adicionando novos recursos ao CMS. A variedade não chega a ser comparável, mas qualquer função nova que você queira instalar no seu site, basta procurar que você acha.

O Joomla é mais indicado para quem tem um pouco mais experiência em desenvolvimento. E funciona melhor para quem tem conhecimentos em linguagens de programação, pois pode tirar proveito da plataforma para criar conteúdos postagens customizadas (custom post types).  

Vantagens

  • É de código aberto e gratuito para usar. É intuitivo e fácil de administrar pelo painel de controle.
  • Possui opções avançadas de criação e publicação de postagens personalizadas.
  • Boa variedade de temas e extensões para adicionar um novo design e recursos extras.
  • Possui ferramentas para otimização de SEO (ser encontrado pelos buscadores na internet).
  • Tem suporte a vários idiomas, o que facilita você a criar um mesmo site simultaneamente em outras línguas.

Desvantagens

  • Leva mais tempo para aprender a como usar a plataforma, não sendo tão convidativa a iniciantes.

3. Drupal

cms drupal para publicar um site na web

O Drupal também é uma das melhores plataformas para criar um site. No geral, o CMS se destaca por ter características bem parecidas com as do Joomla! Então, se você for usá-lo,  já sabe que terá uma uma plataforma robusta em mãos para colocar seu projeto na internet.

O Drupal se destaca pela segurança de uso. O usuário não precisa instalar plugins ou extensões para bloquear ataques ou usuários tóxicos. Também tem profundidade nas configurações para gerenciar usuários e permissões de acesso a páginas e conteúdos.

Um diferencial do Drupal em relação às outras plataformas é que o CMS possui um sistema de taxonomia mais completo. Assim, o usuário pode organizar, agrupar e classificar conteúdos de uma forma mais detalhada e intuitiva.

Além disso, o Drupal trabalha com módulos, que nada mais são do que as extensões que você pode instalar no CMS para adicionar novos recursos. Existe uma quantidade decente deles, para cada tipo de funcionalidade extra que quiser ter.

Vantagens

  • É de código aberto e gratuito para usar. Junta segurança, flexibilidade e desempenho em um só CMS.
  • Permite criação e publicação de postagens e páginas customizadas.
  • Amplo sistema de gerenciamento de usuário e permissões de acesso a páginas e conteúdos.
  • Sistema robusto de taxonomia para organizar, gerenciar e classificar páginas e conteúdos.
  • Grande quantidade de temas e módulos de extensões para adicionar novos recursos e personalizar seu site.
  • Mais indicada para sites e negócios online com perspectiva de grande crescimento e escalabilidade.

Desvantagens

  • Exige mais tempo para se acostumar a usar, pois a curva de aprendizado é maior que dos outros CMS.
  • Exige conhecimento em programação e desenvolvimento para ser melhor aproveitado.

4. Serendipity

cms serendipity para você criar um blog

O Serendipity entra como sugestão de melhores plataformas para sites devido a sua facilidade de uso. E ele é um dos CMS mais indicados para quem está apenas começando um site na internet. Seja para um blog com conteúdos periódicos ou um portfólio completo.

O Serendipity é uma das plataformas de sites mais leves de usar. Não porque tenha poucos recurso. Mas sim porque ela tem um sistema de cache dinâmico que garante o armazenamento de dados que ficam sempre disponíveis para acesso rápido.

O CMS também pode ser melhorado com plugins e temas. Da mesma forma como você pode fazer com outras plataformas, você pode instalar novas funcionalidade como quiser. Seja um calendário, um formulário de contato ou integração com redes sociais, você pode adicionar muitos extras.  

Vantagens

  • É gratuito e indicado para iniciantes em sites e blogs pela praticidade e facilidade de uso.
  • Grande oferta de temas e plugins para customizar conteúdos, páginas e adicionar recursos.
  • Alto desempenho com um sistema dinâmico de cache de dados e informações.
  • Feito em PHP, é compatível com recursos, páginas e sistemas desenvolvidos para a linguagem de programação.

Desvantagens

  • Não tem uma comunidade tão grande quanto os outros CMS, o que pode dificultar conseguir ajuda.

5. Typo3

faça um site com o cms typo3

O Typo3 não chega a ser tão conhecido quanto os outros CMS, mas isso não significa que ele não mereça estar entre as melhores plataformas para sites. Ainda mais porque ela é mais indicada para sites maiores, como corporativos ou empresariais.

Por exemplo, você pode fazer uma rede de internet para um grupo empresarial, a conhecida intranet, com páginas voltadas para assuntos de interesse dos gestores e dos funcionários. Também pode criar algo como uma rede de comunicação interna para uma corporação.

O ponto fraco do Typo3 fica para a sua acessibilidade. O usuário que optar por usar esta plataforma de site precisa ter algum conhecimento em programação. É assim que é possível criar sites engenhosos, que suportam muitos recursos sem perder desempenho.

Vantagens

  • Permite criar sites complexos para grupos empresariais e grandes corporações.
  • Funciona através de módulos e tem grande compatibilidade com extensões para adicionar novos recursos.
  • Tem suporte a vários idiomas, podendo publicar várias páginas sobre um mesmo assunto em outra língua.
  • Permite criar e publicar vários sites de uma só vez, podendo compartilhar dados e usuários entre eles simultaneamente.

Desvantagens

  • Pouco acessível para iniciantes: exige conhecimento em desenvolvimento para ser usado plenamente.

Conclusão

Saber escolher uma entre as melhores plataformas para sites é uma questão um pouco delicada. É com ela que você vai dedicar muito tempo planejando, criando e publicando conteúdos para o site que você quer fazer.

A dica mais preciosa que podemos dar neste momento é testar o máximo de opções possível. O interessante é que todos os CMS que mostramos no conteúdo são gratuitos para usar. Então, você consegue provar e se decidir melhor por aquela que mais encaixa com seu perfil.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/melhores-plataformas-para-site/trackback/

2 Comentários:

    • Stelio Munguambe
    • outubro 16, 2019
    • Responder

    Andrei, muito obrigado pelo conteudo me foi muito util para desenvolvimento dos meus projectos

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *