12mar
aprenda o que é apache e como o servidor web é útil

O Que é Apache? Uma Visão Geral do Servidor Apache

Por: Andrei L. março 12, 2019

O Apache é um servidor web grátis que permite que os usuários armazenem conteúdos na internet. Desenvolvido pela Apache Software Foundation, ele é usado por de 44% dos sites hospedados na web.

Quando um usuário quer visitar um site, ele coloca o endereço do domínio na barra de um navegador. Então, é o servidor web que entrega os arquivos requisitados para a página que o usuário que acessar. É como se fosse um carteiro virtual.

A infraestrutura das hospedagens da WebLink usam o servidor Apache junto com NGINX, um outro software de servidor web que também é bastante popular.

Essa combinação permite entregar um maior desempenho do servidor, compensando as fraquezas de um com o pontos fortes de outro.

O Que é Um Servidor Web?

Um servidor web tem o propósito de servir um site hospedado na internet. Para manter tudo funcionando, ele faz a comunicação entre um servidor físico e as máquinas dos usuários.

Depois, ele pega os conteúdos do servidor físico a cada pedido feito pelo usuário e entrega diretamente na web.

Entenda assim: servidores de bancos de dados, de arquivos, de email e servidores web usam diferentes tipos de softwares de servidores.

Cada uma dessas aplicações pode acessar arquivos armazenados em um servidor físico e usá-los em qualquer função que quiser.    

Uma das maiores vantagens de um servidor web é atender aos pedidos de acesso de páginas de vários usuários ao mesmo tempo.

Eles são tão poderosos que conseguem acessar e processar arquivos escritos em várias linguagens de programação, como PHP, Java, Phyton e outros.

Nesse contexto, eles pegam todos os arquivos nessas linguagem e os convertem para HTML estático, mostrando o conteúdo na página dos usuários. Assim, ele completa o ciclo de conexão do servidor com o cliente.

Como o Servidor Web Apache funciona?

Embora tenhamos chamado o Apache como um servidor, ele é, na verdade, um software que roda em um servidor.

É esse software que faz a conexão entre o servidor e os navegadores dos usuários, transferindo arquivos pela comunicação servidor-cliente.

Quando o usuário pede acesso a uma página na internet, por exemplo, a uma página de “Contato”, o navegador envia um pedido para o servidor e o Apache responde entregando todos os arquivos necessários para abrir essa página.

O servidor faz a comunicação pelo protocolo HTTP e o Apache executa essa comunicação de forma segura e suave entre os dois lados.

Uma particularidade do Apache é que ele é altamente personalizável. Por possuir uma estrutura baseada em módulos, o usuário pode instalar novos recursos e funcionalidades. Além de poder ativá-las ou desativá-las livremente.

Alguns exemplos de módulos que o Apache tem são focados em segurança, sistema de cache, autenticação de senhas e até renomeamento de URLs. As opções são variadas e expandem a utilidade do servidor.

Comparativos: Apache vs Outros Servidores Web

O Apache não é o único servidor web que existe. Tem outros com características próprias e que de alguma forma também se destacam. É uma oportunidade de você conhecer alternativas ao Apache e, se quiser, usar o tipo que mais se encaixa com seu perfil.

Apache vs NGINX

comparativo entre servidor web apache e nginx

Lançado em 2004, o NGINX é uma aplicação para servidores web que tem ganhado popularidade.

Ele foi criado para resolver o c10k. Esse problema denunciava que um servidor web que usa processos para lidar com pedidos dos usuários não conseguia aguentar mais de 10 mil conexões ao mesmo tempo.

Outros pontos a considerar são:

  • Por ter uma estrutura baseada em processos, o Apache pode ter problemas de desempenho caso o tráfego de um site for maior do que o esperado. Já o NGINX consegue lidar com tráfegos maiores de 10 mil usuários. E, provavelmente, é o mais eficiente nisso.
  • O NGINX tem uma arquitetura baseada em eventos que não cria um novo processo a cada pedido de acesso a um site. Em vez disso, ele  lida com um pedido por vez com um único processo. Isso faz com que o NGINX redistribua as requisições de acesso entre os processos de trabalho de uma forma mais eficiente, o que gera maior desempenho.
  • Com o NGINX, você consegue gerenciar sites com alto volume de acesso usando o mínimo de recursos. Não é coincidência que plataformas como Airbnb, Netflix e Printerest usam o servidor web.
  • O Apache é mais acessível para projetos se pequena e média escalas. Ao contrário do NGINX, a configuração é mais fácil, ele tem vários módulos de recursos e é bem amigável de usar.

Apache vs Tomcat

comparativo entre servidor web apache e apache tomcat

O Tomcat é servidor web também criado pela Apache Software Foundation. É por isso que o nome oficial dele é Apache Tomcat. Ele também é um servidor HTTP, só que ele serve aplicações do tipo Java, e não sites estáticos.  

Tomcat é capaz de executar uma série de variações do Java. Isso inclui Java Servlet, JavaServer Pages, Java EL e WebSocket.  

Outros pontos a considerar são:

  • Tomcat é especialmente voltado para aplicações Java. Já o Apache tem o propósito geral de ser um servidor HTTP. Além disso, você pode usar o Apache junto com outras linguagens de programação (PHP, Python, entre outras) com a ajuda de um módulo do Apache (mod_php, mod_python, entre outras).
  • O Tomcat até pode hospedar páginas estáticas da internet, mas ele é menos eficiente que o Apache. Um exemplo disso é que o Tomcat pré-carrega bibliotecas de arquivos Java mesmo que o usuário não precise disso, sobrecarregando o sistema.  
  • O Tomcat tem um processo de configuração menos amigável do que os demais servidores web. Um caso muito comum é, se você quiser executar um site WordPress nele, a melhor opção seria o Apache ou NGINX em função do propósito de servidor HTTP.

Vantagens e Desvantagens do Apache

Usar um servidor web Apache é uma ótima maneira de você conseguir executar seu site com estabilidade e versatilidade.

E, para isso, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens de usar um para evitar problemas lá na frente.

VANTAGENS

DESVANTAGENS
É gratuito por ser de código aberto, mesmo se você quiser comercializá-lo para outros usuários. Pode ter problemas de desempenho com sites com tráfego altíssimo.
Aplicação estável e confiável. Ou seja, sem surpresas de erros de execução e lentidão. Por ter muitas opções de configuração, é possível que o usuário deixe algumas brechas na segurança geral do sistema.
Estrutura baseada em módulos permite instalar uma série de extensões e recursos adicionais.
Fácil de configurar e á amigável ao usuário, mesmo aos iniciantes, que não encontram dificuldades na instalação e no gerenciamento.
Recebe atualizações frequentes que mantêm a segurança de todo o sistema. Os arquivos de atualização também são gratuitos para baixar.
Compatível com servidores Windows e Unix. E funciona com sites WordPress instantaneamente.

Resumo – O Que é Apache?

Como vimos, o servidor Apache é um dos servidores web mais populares. Com ele você pode executar um site sem ter qualquer dor de cabeça.

O Apache costuma ser a opção de escolha de usuários iniciantes ou projetos que estão começando a se destacar na internet.

Um dos recursos mais bacanas do Apache é que você pode instalar um site WordPress sem precisar fazer qualquer personalização.

Além disso, ele também funciona com muitos Gerenciadores de Conteúdo, fora que também é uma escolha sólida para planos de Hospedagem Compartilhada e também VPS.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-apache/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *