28jun
arte que adianta o conteúdo o que é design responsivo

O Que é Design Responsivo e Por Que seu Site Precisa Ter

Por: Andrei L. junho 28, 2019

Design Responsivo é um conjunto de técnicas aplicadas no layout de um site para que ele se adapte a qualquer tipo de dispositivo quando for acessado. Mas isso não é tudo. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é design responsivo, como funciona e por quais motivos sua página na internet precisa tê-lo.

O Que é Design Responsivo?

Design Responsivo é a ação de fazer com que uma página na internet possa ser acessada por qualquer tipo de aparelho ou máquina, independente da sua resolução de tela. Isso inclui computadores, notebooks, tablets, smartphones e outros dispositivos portáteis.

Esta característica é alcançada com a combinação de duas linguagens de programação bastante populares: o HTML, responsável pela estrutura textual, e o CSS, que compõe e agrupa todo o estilo visual de um site.

O objetivo principal de um site com design responsivo é fazer com que ele possa ser acessado por um maior número de pessoas possível. Quanto mais aparelhos, telas e resoluções ele for compatível, maior serão as chances de conseguir atrair grandes quantidades de tráfego.

Além disso, o conceito de Design Responsivo pode também ser estendido à Experiência do Usuário. Pouco adianta um site ser responsivo se ele não entrega uma alta qualidade de usabilidade, considerando a coerência no posicionamento dos elementos junto com o desempenho. Seja em qualquer tipo de aparelho em que for acessado. 

Como o Design Responsivo Surgiu?

O conceito de Design Responsivo é relativamente recente. A primeira vez que o termo apareceu foi em 2010, quando o desenvolvedor Ethan Marcotte publicou o artigo Responsive Web Design (em inglês).

Sua obra destacou que a forma dos usuários acessarem e usarem serviços de internet  estava mudando radicalmente. E que todos os sites, fossem pessoais ou de negócios estabelecidos na web, precisavam se adaptar à onda crescente dos smartphones.   

Com um número cada vez maior de usuários de dispositivos móveis com acesso à internet, portais, empresas e negócios tiveram que garantir que seus sites estivessem disponíveis nas mais diversas plataformas e resoluções de tela. E não apenas em computadores ou notebooks. 

Por Que Seu Site Precisa de Design Responsivo

Se você tem um site na internet, vai querer que ele seja bem sucedido. Mais do que isso: que o maior número de pessoas possam acessá-lo dos mais variados tipos de dispositivos compatíveis. Ou seja, o tráfego recebido vai ser a base do sucesso dele. 

Atualmente, mais de 70% de todo o tráfego da internet é feito através de smartphones. Afinal, com uma conexão móvel de internet, qualquer usuário pode acessar uma página, fazer compras online, transações bancárias e pesquisas de qualquer lugar do mundo. 

É por isso que, além de uma página atraente, os elementos textuais e visuais que a compõem precisam se ajustar aos diferentes tamanhos de tela. Isso ainda inclui navegadores de internet, que podem ter compatibilidades específicas com o tipo de site. 

Além disso, seu site precisa ter um design responsivo em função da sabilidade do usuário. Uma página que não adapta sua parte textual e visual para várias plataformas, telas e resoluções está fadada ao esquecimento, pois dificulta a navegação e o acesso a informações, produtos e preços.

Fora que, para os buscadores (Google), usuários de dispositivos móveis têm prioridade nos resultados de pesquisa. Isso significa que, sites responsivos e com uma experiência voltada ao bem-estar do usuário são melhores posicionados nos rankings globais.  

4 Benefícios de Ter um Layout Responsivo no seu Site

Ter um site na internet e que tenha um layout responsivo traz uma série de benefícios. Veja 4 dos mais imediatos que ajudam você e seu projeto a decolar na internet. 

DICA: Quer aprender a como fazer um layout de um site: Acesse o Guia Completo e veja como construir uma página visualmente atraente. 

1. Melhora do SEO

SEO significa Search Engine Optimization, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que você pode aplicar no seu site para que ele seja melhor posicionado nos motores de busca. E, com isso, seja mais facilmente encontrado pelos usuários. 

A responsividade de um site também atua como um dos principais fatores de SEO que impulsionam o ranking de uma página. Sites em que todos os elementos textuais e visuais, produtos e serviços são facilmente encontrados, além de adaptados a qualquer aparelho e resoluções tela, recebem maior destaque dos buscadores.

Fora que, um site responsivo usa a mesma URL e estrutura de HTML, independente do dispositivo usado para acessá-lo. Para o Google, isso é muito mais interessante, pois o buscador só precisa rastrear, indexar e gerenciar o conteúdo da página uma única vez, o que faz com ela seja levada para o topo dos resultados de pesquisa.

2. Uma Única Versão de Site

Uma das grandes vantagens de ter um site responsivo é que você só precisa criar uma única versão do seu site. Ou seja, não é necessário criar vários modelos de páginas para que seu site se adapte à maior oferta possível de dispositivos.

Isso quer dizer que a forma como o layout do seu site é exibido vai sempre ficar inalterado, mesmo que ele seja acessado por qualquer computador, notebook, tablet, smartphones ou aparelhos portáteis compatíveis. 

Isso faz com que você economize não apenas tempo, mas também dinheiro. Pois não vai precisar planejar o posicionamento dos textos e do visual do seu site em várias versões diferentes. Apenas uma só e definitiva.

3. Gerenciamento Mais Fácil

Ter uma única versão do seu site responsivo também garante que seu gerenciamento de forma mais fácil. Por exemplo, quando for fazer alguma atualização geral, só vai precisar fazê-la uma única vez. E essa mesma atualização será replicada sem qualquer alteração em todos os dispositivos em que o site for acessado.

E, novamente, alguns dos benefícios mais imediatos do gerenciamento facilitado são a economia de tempo de de dinheiro. Não será preciso gastar tempo extra atualizando todas as versões do seu site. E, muito menos, investir em mão de obra para executar as mudanças e ajustes que você para todos os dispositivos.

4. Consciência de Marca

Conhecimento de marca vem de brand awareness, expressão em inglês que indica que tipo de impressão ou percepção analítica os usuários ou clientes têm de uma marca. E um site com design responsivo tem tudo a ver com este assunto.  

Primeiro que, como um layout responsivo, os buscadores priorizam sites que facilitam o usuário encontrar informações, produtos e serviços mais facilmente dentro de um domínio. Já que a experiência do usuário importa muito, logo um site responsivo começa a aparecer em posições melhores nas páginas de pesquisa, tornando-se conhecido por mais pessoas.

Depois, interações com uma página e transações completadas com segurança e eficiência transparecem que um site responsivo está adaptado ao usuário que usa qualquer tipo de dispositivo. Isso gera, ao longo do tempo, presença, credibilidade e confiança, o que pode fazer uma empresa ganhe mais destaque em relação às demais.  

Conclusão

Quem quer ter sucesso na internet, não tem escapatória: é preciso saber o que é design responsivo e como ele atua diretamente na experiência do usuário e na consciência de uma marca ou empresa na web. 

O objetivo principal é ter um layout responsivo único para o seu site, de forma que ele possa ser acessado em qualquer tipo de dispositivo eletrônico e pela maior quantidade possível de usuários. 

É assim que é possível conquistar mais tráfego e conversões, ao mesmo tempo em que economiza no tempo de gerenciamento e dinheiro por não precisar desenvolver várias versões de um único site.

Sucesso aí! 😉

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-design-responsivo/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *