04out
guia para iniciantes sobre o que é hospedagem de sites

O que é Hospedagem de Sites?

Por: Andrei L. outubro 4, 2018

Quem quer começar um site, um blog ou uma loja virtual, precisa de uma hospedagem de sites para colocar seus conteúdos na internet. Afinal, se você quer se estabelecer na rede, vai querer ter um serviço que mantenha sua página sempre disponível para os visitantes.

A Hospedagem de Sites é um serviço em que o usuário guarda todos os conteúdos e informações do seu projeto online em um servidor. O usuário aluga um espaço nesse servidor e, nele, mantém todos os arquivos e dados para o seu site funcionar perfeitamente.

Este servidor é um computador físico que nunca é desligado. Ele é o responsável por garantir que seu projeto esteja sempre acessível e de qualquer lugar. Ao mesmo tempo, a sua provedora de hospedagem deve garantir que seu site esteja sempre online.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre O que é Hospedagem de Sites, quais os tipos existentes, suas vantagens e desvantagens. A nossa intenção é que você possa se orientar sobre qual serviço ou plano de hospedagem mais se encaixa com seu projeto na internet.

O que faz uma provedora de hospedagem de sites?

Uma provedora de hospedagem de sites é a empresa responsável por fornecer acesso dos usuários aos recursos contratados em um serviço de hospedagem. A WebLink, por exemplo, é uma fornecedora de serviços de hospedagem de sites.

Com hospedagem de sites, a empresa oferece serviços em diversos planos e pacotes com recursos relacionados ao gerenciamento de sites. Entre os principais recursos disponibilizados estão:

  • Certificado SSL;
  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Serviços de email;
  • Construtores de páginas;
  • AutoInstaladores (de softwares);
  • Backups automáticos;
  • Suporte 24/7.

Tipos de Hospedagem de Sites

O básico sobre o que é hospedagem de sites e como ela funciona você já sabe. A partir de agora, você vai conhecer quais os tipos existentes de hospedagem de sites.

A maioria das provedoras de hospedagem de sites oferecem diferentes tipos de hospedagem de sites para atender as necessidades dos seus clientes. Os tipos mais comuns são:

  • Hospedagem Compartilhada;
  • VPS (Virtual Provate Server);
  • Hospedagem Cloud;
  • Hospedagem WordPress;
  • Hospedagem Servidor Dedicado.

Quanto maior for seu site e mais tráfego ele receber, mais recursos e pacotes mais robustos você vai precisar para manter seu projeto online.

Assim, como um primeiro passo, recomendamos começar com os planos mais básicos, que disponibilizam recursos que atendem sites menores e blogs iniciantes.

Conforme seu projeto for crescendo na internet, é recomendado que faça um upgrade para um pacote de hospedagem com mais recursos.

DICA: Não sabe qual plano é o mais indicado para o seu negócio? Não tem problema! A WebLink tem uma Calculadora de Serviços que guia você a escolher o pacote certo para seu projeto.

Hospedagem Compartilhada

Tipo mais popular de hospedagem de sites, a Hospedagem Compartilhada é recomendada para sites e blogs que estão apenas começando. Neste tipo, o usuário compartilha recursos, como memória, espaço em disco e CPU, com outros usuários do mesmo servidor. 

Vantagens Desvantagens
Preço mais baixo entre todos os tipos. O usuário tem pouco ou nenhum controle sobre as configurações do servidor.
Dispensa conhecimento técnico para saber usar. Seu site pode ficar lento caso os outros sites no mesmo servidor usem muito mais recursos que o seu.
Servidor é pré-configurado pela provedora.
Painel de controle intuitivo e simples e de usar.
A provedora é a responsável pela administração e manutenção do servidor.

tipos de hospedagem de sites

Hospedagem VPS

VPS significa Servidor Virtual Privado (Virtual Private Server, do inglês). Na Hospedagem VPS, o usuário continua compartilhando um servidor com vários outros usuários.

Mas a provedora disponibiliza uma parte dele totalmente dedicada para você, incluindo recursos como espaço em disco, memória e processamento de dados.

A VPS é mais recomendada para sites e blogs que deixaram de ser iniciantes, estão em expansão e precisam de mais recursos dedicados para aguentar o tráfego recebido. Se este for seu caso, considere fazer um upgrade.

Vantagens Desvantagens
Seu site não será afetado caso os recursos usados por outros usuários estejam altos. Preço maior que a Hospedagem Compartilhada.
O usuário recebe um espaço dedicado no servidor compartilhado (sem precisar pagar por um servidor exclusivo). Exige conhecimento técnico para saber como configurar e gerenciar o servidor da VPS.
Servidor pode ser acessado via root.
Para projetos com grande escalabilidade (projeção de crescimento).
Altamente personalizável.

Hospedagem Cloud

Também chamada de Hospedagem na Nuvem, a Hospedagem Cloud é considerada a opção de hospedagem de sites mais confiável do mercado. Isso porque a sua taxa de funcionamento online (uptime) é de quase 100%.

Ao usar uma Hospedagem Cloud, o usuário recebe da provedora de hospedagem um pacote de servidores. Os dados, informações e arquivos do usuário são hospedados em todos os servidores.

Assim, se algum destes servidores ficar cheio ou der algum tipo de problema, o tráfego recebido pelo site ou blog do usuário é redirecionado para outro servidor. Ou seja, seu negócio online nunca fica fora do ar.

Vantagens Desvantagens
Servidor nunca fica fora do ar (downtime praticamente nulo). Preço difícil de estimar (o custo pode variar bastante, estando dentro ou fora do seu orçamento).
Se o servidor apresentar alguma falha, ela não vai afetar seu site, que continuará funcionando normalmente. Nem sempre o acesso root ao servidor é possível.
Os recursos do servidor são fornecidos de acordo com a demanda do seu negócio.
O usuário paga apenas o que usa.
Mais escalável que a Hospedagem VPS.

Hospedagem WordPress

A Hospedagem WordPress é um tipo de hospedagem compartilhada, só que configurada para o WordPress. O usuário recebe um site com plugins de segurança e de cache já pré-instalados, o que garante uma maior otimização, desempenho e menos problemas.

Ter uma Hospedagem WordPress significa que você também recebe uma série de ferramentas com recursos e funções da plataforma. É o caso de temas pré-configurados, construtores de páginas e recursos de desenvolvimento de sites.  

Vantagens Desvantagens
Preço muito acessível (é o mesmo da Hospedagem Compartilhada). Otimizada especificamente para o WordPress (sites fora desta plataforma podem ter problemas de desempenho).
Instalação automática do WordPress.
WordPress com alto desempenho.
Temas e plugins do WordPress já pré-instalados (fora a biblioteca gigantesca de temas e plugins para acessar).
Muito amigável para iniciantes.

Hospedagem Servidor Dedicado

A Hospedagem Servidor Dedicado oferece um servidor físico exclusivo para o usuário. Ou seja, os recursos deste tipo de hospedagem são direcionados e usados apenas pelo seu projeto online, sem dividir nada com nenhum outro usuário.

A Hospedagem Servidor Dedicado garante uma alta flexibilidade de personalização de servidor. O usuário pode escolher qual sistema operacional e softwares que quer usar, além de configurar todo o ambiente da hospedagem de acordo com as suas necessidades de uso.

Vantagens Desvantagens
Usuário tem controle total das configurações do servidor. Preço bem mais alto que os outros tipos de hospedagem.
Confiabilidade máxima (você não divide nenhum recurso com outros usuários). Exige conhecimento técnico para configurar e gerenciar o servidor.
Suporte profissional do provedor da hospedagem.
Acesso root ao servidor.
Alta segurança.

recursos da hospedagem de sites

O quê avaliar em um plano de hospedagem?

Independentemente se você vai criar um blog, um site ou uma loja virtual, avalie previamente e certifique quais definições são fornecidas pela empresa a ser contratada quanto às funcionalidades do serviço.

Em geral, os recursos básicos que uma hospedagem de sites possui, são:

  • Limite de sites hospedados. Se você pretende hospedar mais de um site, o ideal é contratar um plano que tenha quantidade de sites ilimitada. Com isso, na mesma hospedagem você consegue adicionar mais de um site, desde que esteja dentro dos outros limites do plano.
  • Espaço em disco. Muitos dos planos possuem espaço em disco ilimitado, mas em algumas empresas, pode ser uma propaganda enganosa. Para saber qual a quantidade que necessita, certifique-se qual tipo de site pretende criar. Se for um site comercial simples, a grande maioria dos planos é adequada. Agora, se o seu site possui muitos dados, arquivos para download e vídeos, considere um plano mais robusto.
  • Tráfego de dados. Outro ponto é a quantidade de dados que irá trafegar entre o servidor e os computadores dos seus usuários. O tráfego pode variar muito em função da quantidade de visitas que o site recebe e do tamanho de arquivos que um ele possui.
  • Contas de e-mail profissionais. A maioria dos sites, principalmente os corporativos, precisa de contas de email personalizadas com o endereço do domínio escolhido. Cada plano oferecido por empresas de hospedagem contém a especificação sobre a quantidade de contas liberadas. Avalie o limite de contas de e-mail oferecidas e a sua necessidade.
  • Criador de sites. Uma ferramenta de criação de sites facilita muito para que usuários iniciantes possam montar uma página com facilidade, de maneira rápida e sem comprometer a qualidade. Se você não possui conhecimento em programação, é recomendável que você escolha um plano que possua um construtor de sites.
  • Acesso FTP. Se seu projeto na internet precisa de transferências de arquivos para o servidor com frequência, é necessário ter um acesso FTP liberado. Ele torna muito mais ágil este tipo de tarefa e não são todos os planos de hospedagem de sites que incluem este recurso.
  • Backup. Este recurso é de extrema importância para que você tenha segurança dos dados em caso de problemas técnicos e de infraestrutura que possam comprometer as informações do seu site.
  • Limite máximo de armazenamento. Influencia diretamente no desempenho do site; por isso, é importante verificar este recurso entre os planos. Garanta que a quantidade de armazenamento disponível atende sua necessidade e suas pretensões para o futuro do seu site.

O painel de controle da Hospedagem de Sites

Uma vez que você tenha adquirido um plano de hospedagem de sites, você terá acesso ao Painel de Controle da sua conta de hospedagem. É por este mecanismo que você controla, administra e gerencia todos os dados, informações e ferramentas do seu plano de hospedagem.

Pelo painel de controle é possível solicitar e contratar serviços, alterar configurações, instalar aplicativos, verificar e alterar seus limites, configurar e-mails e acessar outras funcionalidades. O painel de controle de hospedagem acaba sendo a ferramenta fundamental dos usuários. E ela é bem intuitiva e fácil de mexer.

Confira abaixo quais os principais recursos que você encontra em um painel de controle de hospedagem de sites.

Gerenciamento de domínio e email

gerenciamento de email e domínio no painel de hospedagem

Todo e qualquer painel de controle contém um campo de gerenciamento de domínio e de contas de email. Quando você cria o seu site, fez o registro de domínio. Então, é dentro desta ferramenta que você vai gerenciá-lo, além de adicionar domínios e fazer redirecionamentos.

Este campo também vai ajudar com os e-mails personalizados. Como exemplo, temos meunome@meusite.com.br. Aqui, você pode criar emails e administrá-los, como alterar senhas, acessar o webmail (é uma interface de email que permite ao usuário ler e escrever usando um navegador) e outras funções relacionadas.

Gerenciamento de arquivos

gerenciador de arquivos do painel de hospedagem de sites

O gerenciamento de arquivos é uma solução prática e eficiente que permite que você navegue entre os diretórios de seu espaço de hospedagem. Você também pode criar novas pastas, arquivos ou realizar transferências de arquivos entre os diretórios existente.

A aparência de um Gerenciador de Arquivos é intuitiva e parecida com a que já é encontrado nos próprios computadores. O Windows Explorer, por exemplo, é muito semelhante a um gerenciador de arquivos encontrado em um painel de controle de hospedagem.

Para você ter um desempenho melhor e administrar seus arquivos, talvez este recurso ainda não seja o mais indicado, pois pode gerar lentidão nos processos de transferências e uploads. Ao invés disso, você pode utilizar um programa de FTP, conseguindo maior eficiência nesses comandos operacionais.

Instalação de aplicativos

instalar aplicativos pelo AutoInstalador do painel de hospedagem

O uso de aplicativos é significativo na criação dos sites, pois acabam sendo soluções práticas e rápidas para desenvolver o seu projeto.

Muitos dos serviços de hospedagem de sites já oferecem vários aplicativos prontos para você utilizar pelo seu painel de controle de hospedagem de sites. Você tem acesso a estes aplicativos e softwares pelo AutoInstalador.

Abaixo estão alguns aplicativos mais usuais de geração de conteúdo, construção de plataformas e estrutura de sites.

  • WordPress (criador e gerenciador de conteúdo).
  • Drupal (criador e gerenciador de conteúdo).
  • Joomla (criador e gerenciador de conteúdo).
  • PrestaShop (criador de loja online).
  • FluxBB (criador de comunidades e fóruns).

Estatísticas de uso de serviços

estatísticas de uso de recursos do painel de hospedagem de sites

As estatísticas servem para você verificar o uso de recursos do seu site. Como memória, CPU, número de visitas, a origem do tráfego dos visitantes ou, ainda, as páginas mais frequentadas. São informações importantes que influenciam na publicação de conteúdos do no seu site.

Saber analisar essas estatísticas pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio, pois é com elas que você consegue entender e planejar para onde deve direcionar seus conteúdos e impulsionar o crescimento do seu projeto.

Se preferir, uma ferramenta muito comum para análise de dados é o Google Analytics, pois com ela é possível obter dados de tráfego e visitantes. Desta forma,  muitas pessoas passaram a ver as estatísticas da página por meio desta ferramenta. E ela é gratuita.

Gerenciamento de banco de dados

banco de dados mysql e phpmyadmin no painel de hospedagem

Criar e gerenciar o banco de dados ficou muito mais fácil com a utilização direta do painel de controle de hospedagem de sites. Além das funções básicas, o usuário tem em mãos uma interface gráfica montada que permite o acesso ao banco de dados pelo navegador.

Um dos softwares mais comuns de gerenciamento de banco de dados encontrado em painéis de hospedagem de sites é o PhPMyAdmin. Em outros casos, também é possível trabalhar e gerenciar banco de dados em linguagem MySQL.

Recursos avançados

recursos avançados do painel de hospedagem

Profissionais e usuários com grande conhecimento também têm dentro do painel de controle ferramentas bem específicas para o gerenciamento da sua hospedagem.

Vários recursos são possíveis. Alguns dos principais são liberar o acesso via SSH (terminal), instalar um certificado SSL e editar configurações do PHP. 

Mesmo tendo em mãos esses recursos mais avançados, usuários experientes acabam preferindo administrar sua hospedagem de sites via linhas de comando. Com isso, esses usuários eventualmente vão utilizar o painel de controle para gerenciamento.

Qual a diferença entre Hospedagem de Sites e Domínio?

Uma dúvida muito comum que aparece para quem está começando qualquer projeto na internet é a diferença entre a hospedagem de sites e domínio.

Resumidamente, a hospedagem de sites é o local em um servidor no qual você coloca o seu site. Já o domínio é do que o endereço pelo qual seu site é encontrado na internet.

Por exemplo, o nosso domínio aqui na WebLink é weblink.com.br. Dessa forma, nossos usuários, quando querem acessar o nosso site, digitam no navegador esse mesmo domínio e logo são redirecionados para a nossa página.

Na grande maioria dos provedores de hospedagem de sites, os usuários precisam de um registro de domínio separadamente. Mas se você já tiver um domínio registrado, basta realizar a migração do seu projeto para o seu novo provedor de hospedagem.  

Conclusão

Parabéns! Agora que você já sabe o que é hospedagem de sites, chegou a hora de tirar o seu projeto do papel. Comece um blog, faça um site ou monte uma loja online agora mesmo. Construa a sua presença online e conquiste novos visitantes todos os dias.

E, se precisar de qualquer ajuda ou orientação, a WebLink pode ajudar você a chegar lá. Use os comentários abaixo para entrar em contato com a gente. Estamos esperando a sua mensagem! 😉

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-hospedagem-de-sites/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *