06jun
guia para aprender o que é plugin wordpress

O Que é Plugin WordPress? Guia para Iniciantes

Por: Andrei L. junho 6, 2019

Quem está começando no mundo do WordPress sempre tem aquela pergunta padrão: mas o que é plugin WordPress? Resumidamente, plugins são necessários para acrescentar e melhorar os recursos e funcionalidades oferecidos pelo CMS.

Neste conteúdo, você vai aprender mais o que são plugins, como funcionam, os tipos existentes e até quais são os plugins WordPress essenciais para você começar seu site na plataforma.

O Que é Plugin WordPress e Como Funciona?

Um plugin WordPress nada mais do que um código extra que é anexado em um site WordPress. É como se fosse uma extensão que, quando instalada, modifica um site e melhora as funcionalidades dele.

Usando um plugin, o usuário não precisa conhecer sobre programação para aumentar os recursos do seu site WordPress.

O processo de adicionar novas funcionalidades é simples e bem mais fácil do que mexer nos códigos das páginas para incrementar os resultados.

Quando você instala um plugin, os códigos que vêm integrados nele são automaticamente inseridos em um site. É assim que os novos recursos são adicionados.

Quando não quiser ter mais a funcionalidade instalada, basta desativar e desinstalar o respectivo plugin.

Além de toda essa comodidade, existe uma gigantesca variedade de plugins disponíveis para usar no WordPress.

Com eles, você não apenas vai melhorar a experiência do usuário pelo seu projeto online, mas também otimizar o seu fluxo de trabalho.

O Que Faz um Plugin?

Plugins transformam uma página simples na internet em um site completo, um blog, um ecommerce (loja virtual), um portfólio digital ou uma plataforma de cursos online. Tudo depende da funcionalidade ou recurso que você quiser instalar.

Por exemplo, se você quer ter uma loja virtual, o plugin mais indicado é o WooCommerce. Já se você quer criar um site com um sistema de reservas ou agendamentos o mais indicado é o Bookly.

plugin woocommerce

Digamos que você seja um artista ou um fotógrafo. O plugin para WordPress que você pode usar para mostrar seus trabalhos na web é o Envira Gallery.

É claro que, alguns plugins mexem mais em um site do que outros. É possível, por exemplo, que você queira fazer leves mudanças. Ou apenas otimizar a maneira como ele funciona, seja no desempenho ou implementando recursos mais leves.

Sendo assim, você pode usar o WPSmush para compactar as imagens do seu site. Já o W3 Total Cache vai ajudar a melhorar o desempenho do seu site.

Por outro lado, o WordFence aumenta a segurança do domínio com um firewall e escaneamento de malwares.

Onde Encontrar Plugins para WordPress?

Existem diversos lugares onde você pode conseguir plugins para usar no seu site WordPress. Mas cuidado: nem todas as fontes são confiáveis.

Além disso, os plugins oferecidos em locais duvidosos podem prejudicar seu site e até mesmo causar danos permanentes.

O local mais indicado para conseguir plugins WordPress é no próprio diretório de plugins do CMS. Ao todo , são mais de 50 mil plugins disponíveis para baixar, instalar e usar, entre gratuitos e pagos.

diretório de plugins para wordpress

Além do diretório do WordPress, você também pode acessar marketplaces que disponibilizam plugins premium. Alguns dos mais conhecidos e seguros são Creative Marketplace, Code Canyon e MOJO Marketplace.

Plugins Gratuitos e Plugins Premium (Pagos)

O WordPress tem uma oferta gigantesca de plugins para você usar. Eles estão divididos entre plugins gratuitos e pagos (premium).

Por conta disso, sempre pode haver aquele momento em que você não sabe qual das opções disponíveis escolher: um plugin sem custos ou um que exige investimento?

Antes de fazer sua escolha, você precisa atentar para alguns pontos. São três características que você deve considerar entre um plugin gratuito e um pago.

  • Funcionalidades
    Algumas funcionalidades encontradas em plugins podem estar disponíveis apenas nas suas versões pagas. Por isso, saiba se o recurso ou funcionalidade que você precisa está antes disponível na versão gratuita, ou se você vai precisar fazer um upgrade ou pagar por um plugin premium para ter o que quer.
  • Suporte
    Plugins pagos geralmente têm suporte nativo. Se seu plugin premium tiver algum problema de funcionamento, é só contatar o desenvolvedor para assistência. O mesmo não costuma acontecer com os plugins gratuitos, em que você vai precisar procurar por ajuda na internet.  
  • Documentação
    Esses são os manuais de instalação, uso e configuração dos plugins. É sempre recomendado ler as recomendações para cada passo para saber exatamente o que fazer antes de instalar e depois de usar. Plugins pagos e gratuitos costumam ter uma documentação com explicações sobre cada aspecto do plugin.

Como Instalar um Plugin WordPress?

É possível instalar um plugin WordPress de três formas diferentes. São elas:

  • Pelo painel de controle e diretório do WordPress.
  • Pelo upload de um arquivo .zip de um plugin diretamente no seu site.
  • Por um cliente FTP.

Hoje, você vai aprender a como instalar um plugin WordPress pelo diretório do CMS, acessando a biblioteca de plugins através do painel de controle dele.

Para tanto, você vai precisar de uma Hospedagem WordPress com o WordPress já instalado.

Siga os passos abaixo.

  1. No painel de controle do WordPress, encontre e clique na aba Plugins, à esquerda.
    aba de plugins no WordPress

  2. Na nova tela, clique no botão Adicionar Novo.
    adicionar novo plugin no wordpress

  3. Você será redirecionado para a biblioteca geral (diretório) de plugins do WordPress. Nela, você terá um escopo geral dos plugins disponíveis. Eles podem ser divididos em Destaques, Populares, Recomendado e Favoritos.
    categorização de plugins no wordpress

  4. Use o campo de pesquisa à direita para buscar e encontrar o plugin que você quiser.
    pesquisar plugins no wordpress

  5. Vamos supor que você queira melhorar o desempenho da velocidade do seu site WordPress. Um dos plugins recomendados para isso é o WP Super Cache. Procure por ele no campo de buscas.
    plugin wp super cache para wordpress

  6. Na aba do plugin, clique no botão Instalar Agora. Em, seguida, clique no botão Ativar.
    instalar e ativar plugin no wordpress

  7. E é apenas isso o que você precisa fazer para instalar um plugin no WordPress.

Por Que Não Consigo Adicionar Plugins no Meu WordPress?

Mesmo que você queira adicionar plugins no seu site WordPress, é possível que você não consiga.

Isso acontece porque existem duas versões do CMS WordPress: o WordPress.org e o WordPress.com.

O WordPress.org dá ao usuário a liberdade de usar qualquer plugin, inclusive nos planos mais baratos de hospedagem. Já o WordPress.com não tem essa comodidade.

Apenas os usuários que tiverem o plano Business do WordPress.com poderão usar plugins – e em quantidade limitada.   

Plugins Essenciais para Todo Site WordPress

Você não precisa ter todos os plugins WordPress instalados no seu site. Isso nem mesmo é recomendado, pois o desempenho dele pode ficar comprometido em função da quantidade de funcionalidades adicionadas.

Em vez disso, você deve focar no que realmente é necessário. E, considerando isso, alguns plugins são essenciais em qualquer site WordPress que esteja começando sua jornada de sucesso na internet.

Abaixo, indicamos os 3 essenciais. Salientamos que esta listagem não se limita a apenas essa quantidade.

Yoast SEO

plugin Yoast SEO

O plugin Yoast SEO serve para você otimizar seus conteúdos para os motores de busca. Com ele, você pode adicionar palavras-chaves às páginas e às postagens que você publica, ajudando seu site a alcançar as melhores posições.   

DICA: Quer conquistar as melhores posições no Google? Aprenda sobre SEO e veja que tipos de otimizações você pode fazer no seu site.

Contact Form 7

plugin contact form 7

Com o Contact Form 7, você pode criar um formulário de contato. O plugin pode ser configurado em questão de minutos e ser posicionado onde você achar que se encaixa melhor com o layout do seu site.

Askimet

Conforme seu site fo

plugin Askimetr crescendo, é bem provável que ele comece a receber spams e comentários indesejados. O plugin Askimet não apenas protege seu site, como também tem filtros que separam essas mensagens em um pasta que não compromete seu domínio.

Conclusão

Parabéns, você acabou de aprender o que é plugin. De agora em diante, qualquer função ou recurso que você precisar no seu site WordPress, é só procurar pelo plugin respectivo, instalar e começar a usá-lo. Faça um estudo das funcionalidades que seu site realmente não pode ficar sem e garanta uma experiência completa para seus leitores e visitantes.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-plugin-wordpress/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *